Legislativo

Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 07h:24 | Atualizado: 20/01/2021, 10h:44

CRISE HÍDRICA

Furnas nega que Manso cause seca no Pantanal de MT; deputado pede registros

Reprodução

Ba�a de Chacoror� seca

A seca no Pantanal já atinge mais de 11 mil hertares incluindo pontos importantes como a  Baía de Chacororé, que sofre com a falta de água

Cerca de 11 mil hectares do Pantanal, que deveriam estar alagados neste período, sofrem com a seca. Uma das hipóteses levantadas seria a relação com o fechamento ou abertura de comportas do Reservatório do Manso, de responsabilidade de Furnas. A concessionária nega relação, mas a explicação não convence o deputado estadual Allan Kardec (PDT), que liderou diligência da Assembleia na região da Baía de Chacocoré, uma das maias afetadas pela escassez de água.

“Estamos encaminhando uma notificação a Furnas para ter acesso aos registros de vazão. Mas queremos uma atuação em conjunto com outros órgãos para a desobstrução de locais que impedem a água de chegar”, explica o parlamentar.

O baixo volume de chuvas nos últimos meses, segundo assessoria, estaria atingindo o reservatório. De acordo com Furnas, o nível do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) Manso reflete a crise hídrica que atinge as bacias dos rios Manso, Cuiabá e o próprio Pantanal.

Mayke Toscano

Allan Kardec

o deputado Allan Kardec fala em desobstruir locais que impediriam a água do Pantanal

Segundo o professor de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMT Rafael de Paes, a Usina de Manso não tem influência direta na Baía de Chacocoré. “A distância é muito grande e a planície espraia a água. Ou seja, a quantidade de água que percorre pela calha do rio se dissipa lateralmente ao rio, quando este encontra à planície pantaneira”.

Em relação aos registros de vazão do reservatório, o professor comenta que “as informações de porcentagem de reservatório, de vazão afluente, não explica muita coisa. É uma informação pontual. Mais correto seria analisar a série histórica dos últimos dias, de afluência, vazão que passa pela turbina (que produz energia) e se o vertedor está aberto para passar água ou não”.

Em nota, Furnas enviou dados que, para Paes, deixam implícito que “as comportas estão fechadas há tempos, para tentar preservar a água no reservatório, de certo modo, influenciando para menor quantidade de água em direção ao pantanal”.

Contudo, defende que o impacto seria relevante, caso Manso influenciasse muito na Baía de Chacororé. “A área da bacia hidrográfica de manso é muito pequena em relação às áreas da bacia hidrográfica de Chacororé”.

Avanço da soja

Um dos alertas feitos pelo deputado Allan Kardec diz respeito à preocupação com a produção de soja na região do Pantanal. Para ele, a defesa de questões ambientais deve prevalecer, inclusive, sob o risco do país sofrer sanções de outros países aos seus produtos.

“É preciso ter em mente que proteger o meio ambiente é também estar de olho nas relações internacionais. Mato Grosso é um estado exportador e, cada vez mais, o mercado está consciente da questão ambiental”, asseverou.

Segundo o Ministério Público, a drenagem de áreas para a agropecuária está entre umas das causas da seca na região do Pantanal. O alerta é feito pela promotora Ana Luíza Peterlini desde 2018 e a última recomendação foi de julho do ano passado.

Leia nota de Furnas

O nível do reservatório da UHE Manso reflete a crise hídrica que atinge as bacias dos rios Manso, Cuiabá e o próprio Pantanal.

O reservatório da Usina de Manso encontra-se atualmente na elevação 280,07 metros, o que representa volume útil de 20,97%. No mesmo período do ano anterior, a elevação registrada foi de 282,96 metros, com volume útil de 51,26%. Segundo dados do ONS, a vazão afluente (água que entra no reservatório) é de 467 m3/s e a vazão defluente (água que sai do reservatório) é de 130m3/s. A usina está gerando energia normalmente de acordo com despacho do ONS, a geração atual é de 60 MW, cerca de 28,6% da sua capacidade.

As usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a sua operação é planejada e programada pelo ONS. O nível do reservatório e a energia despachada são programados pelo ONS, que opera o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Chico Bento | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 11h28
    3
    0

    O lago de Manso também está seco, não oferecendo navegação de frequentadores como Jet Ski, lanchas e barcos, como desde que foi construído permitiu. Logo não é ele o culpado da Chacororé, muito menos do pantanal estarem secos e sim, a falta de chuvas suficientes desde 2019.

  • Francisco Antonio de Almeida | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 10h34
    3
    4

    Furnas não entende nada de pantanal, quem entende é o pantaneiro que vive lá por muitas geracões, todo pantaneiro diz que após o fechamento do reservatório de Manso, o fluxo de subida e baixa do rio mudou e ficou sob o controle da operação da Usina. As épocas de cheias e vasantes do rio mudaram, ficou descontrolado

  • Bainho | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 10h05
    5
    1

    Esse deputado assim como todos que estão culpando a usina, não vivem um minuto sem energia elétrica. Tudo que se come e se veste, passa por energia elétrica. Inclusive o ar condicionado dos gabinetes da AL, o cafezinho, o pão, que consomem, tudo passa por aparelhos elétricos para serem consumidos. E a energia elétrica é produzida por HE. Deixe de ser hipócrita deputado. Além disso, a Baía de Chocororé secou agora, e a Usina de Manso existe há vinte e cinco anos. Não são capazes de entender que a seca ano passado foi a maior em cem anos?

  • Ricardo | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 09h23
    7
    1

    O mais irônico é dizer que um lago que está demasiadamente seco ser o responsável, averiguem antes de falar besteira.

  • waldemir jose padilha silva | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 08h32
    2
    6

    Tem que aprofundar as informacoes, em tempo de crise das chuvas, o pantanal precisa de uma vazao das aguas que estao represadas em manso, 2020 nao houve alagamentos por isso as grandes quiemadas foram onde nunca tinha ido antes, e este 2021 a mesma coisa, entao trattem de abrir as comportas, nao se esta falando so da baia chacorore e sim de todo pantanal. Ou alguem acredita que as aguas dos afluentes do rio cuiaba retidos em manso estao saindo na mesma proporção?

  • ROBERTO FERREIRA | Quarta-Feira, 20 de Janeiro de 2021, 07h57
    3
    6

    FACIL, DESATIVA A USINA

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...