Legislativo

Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 17h:05 | Atualizado: 18/05/2020, 18h:24

EM VIGOR

Governador sanciona lei e deputados já podem destinar emendas para Covid-19

Fablício Rodrigues

Max Russi

Deputado Max Russi (PSB) apresentou proposta para direcionamento de recursos à Covid

Emendas parlamentares impositivas poderão ser remanejadas para as ações de saúde, durante o combate ao novo Coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso. 

A mudança do cronograma de utilização dos recursos faz parte de uma proposta, apresentada pelo deputado estadual Max Russi (PSB) e que foi sancionada pelo governador Mauro Mendes. A nova medida agora passa a ser lei, conforme publicação do Diário Oficial desta segunda  (18).

 Cada deputado tem direto a cerca de R$ 6 milhões em emendas impositivas no orçamento de 2020. Entretanto, todos os anos o Executivo alega dificuldades financeiras para não liberar na totalidade.

Na prática, a intenção do novo texto acrescido à Lei no 10.986 de 05 de novembro de 2019, que aborda as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2020, será garantir o investimento prioritário nos trabalhos de enfrentamento a pandemia de Covid-19.

 Na proposta, Max Russi reforçou o argumento de que esse é momento em que a união de todos os parlamentares e da classe política se torna essencial.

“Todos podemos nos esforçar para que mais recursos cheguem a quem mais precisa e precisamos desta sensibilidade.”, complementou.

Max Russi esclarece que as emendas atualmente são impositivas, no entanto têm vinculação em percentuais com diversas áreas, como educação, cultura e esporte. O deputado defende a abertura de novas UTIs nos hospitais, devido ao aumento exponencial dos casos da Covid-19 no Estado, e uma atenção efetiva para o social, principalmente quanto ao atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade.

“Tenho acompanhado os relatórios da Secretaria de Estado de Saúde e vejo um crescimento muito grande no número de contaminados. Os impactos negativos já estão acontecendo, de todas as formas, principalmente no campo social. Reforço a tese de que neste momento ainda podemos prevenir, para que a nossa saúde não entre em colapso, abrindo novos leitos de UTI, enfim, fazendo o que for necessário e possível para que possamos trazer segurança e tranquilidade às famílias mato-grossenses”, finalizou. (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Januário | Segunda-Feira, 18 de Maio de 2020, 17h15
    2
    1

    Começou a campanha para prefeito. Fiquem de olho MPE e TRE. É correto a ajuda, neste momento, aos municípios que não tem para atender a sua população. Mas nós conhecemos todos os artistas que estão como Deputado, por enquanto, na Assembléia Legislativa. Muitos já apareceram, várias vezes, em manchetes de jornais na coluna da Justiça.

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

Jogada do prefeito Francis em Cáceres

paulo donizete 400 curtinha caceres   A sete meses de concluir o mandato, o prefeito cacerense Francis Maris (PSDB) lançou uma jogada estratégica para ver se "cola". Apoia publicamente para prefeito o seu diretor da autarquia Águas do Pantanal, Paulo Donizete (foto), do mesmo partido, inclusive participou da reunião...

Luta por mais leitos de UTI em Sinop

rosana martinelli 400 curtinha   A prefeita de Sinop, cidade pólo do Nortão, Rosana Martinelli (PR), demonstra preocupação com os poucos leitos de UTI do Hospital Regional no município. A unidade atende moradores de mais de 30 municípios da região e só dispõe de 10. Rosana diz esperar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.