Legislativo

Quarta-Feira, 02 de Março de 2011, 15h:00 | Atualizado: 02/03/2011, 16h:40

ESCÂNDALO

Janete vai à PF, que investiga se Totó teria embolsado benefício

Totó César   Continuam sob investigação as denúncias formuladas por Janete Campos dos Santos contra o vereador Antonio César da Silva, o Totó César (PRTB). Ela foi intimada para sua segunda audiência na Polícia Federal nesta quarta (2), mas a oitiva foi adiada para o próximo dia 14. Já o vereador deve prestar depoimento nesta quinta (3). No ano passado Janete, que tem um filho com o parlamentar, o acusou de se apropriar indevidamente dos recursos do programa do governo federal Bolsa Família.

   Depois de apresentar a denúncia formalmente ao Ministério Público Estadual (MPE), o caso foi encaminhado para o Ministério Público Federal (MPF) e o procurador da República, Marcelo Cardoso Lima, solicitou imediatamente que a Polícia Federal (PF) instaurasse inquérito para apurar os fatos. Casada e mãe de outros três filhos, Janete tentou se cadastrar no Bolsa Família, mas teve o pedido do benefício negado por duplicidade do cadastro. De acordo com ela, o vereador estaria recebendo estes recursos do governo federal há cerca de cinco anos.

   O parlamentar teria procurado Janete, solicitando-lhe documentos pessoais dela e de seus filhos, a pretexto de inscrevê-la na Agência de Habitação de Cuiabá. Como nunca foi contemplada com a casa do programa habitacional e confirmou, junto à secretaria municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh), que o dinheiro destinado a seus filhos estava cadastrado em nome de Francisca Faustino da Silva, mãe do parlamentar, ela acredita que ele tenha usado sua documentação para se apropriar do benefício de cerca de R$ 120 para cada criança.

Confira mais sobre o caso aqui

   De acordo com o advogado de Janete, Marcelo Taques Leite, existem indícios na PF que apontam as supostas irregularidades cometidas pelo vereador. Ela lembra que, na Câmara, ele chegou a reconhecer que teria recebido o benefício pelo período de seis meses. Caso seja confirmado o envolvimento de Totó, além de responder pelos crimes de fraude, falsificação de documentos e peculato, ele poderá perder o mandato conquistado no Legislativo. O vereador se efetivou após a expulsão de Ralf Leite.

   Após a conclusão do inquérito, Janete deve entrar com o pedido de restituição dos valores em favor de seus filhos e, na próxima semana, seu advogado ingressará com o recurso sobre a guarda de seu filho com o vereador, que tem a guarda do adolescente – hoje, com 16 anos – desde que ele tinha três anos de idade e não permite que a mãe visite o menino.

Postar um novo comentário

Comentários (34)

  • Barreto | Sábado, 12 de Março de 2011, 10h43
    0
    0

    Lugar de vagabundo que rouba o ESTADO é na CADEIA!!! Vamos banir esta gentalha do Poder. Eleito pelo povo na intenção de colocar uma pessoa de boa índole lá e depois vemos que é mais um que quer subtrair o direito de tantos, inclusive dos filhos. Ê PAÍS!!!!!!!!!!!!!!

  • timoneiro | Terça-Feira, 08 de Março de 2011, 18h43
    0
    0

    ao amigo marcio entendo sua insatisfacao e acho que vc tem toda razao,mas jamais tentei denegrir sua imagem e desvalorizar seus trabalhos prestados a comunidade;mas ja fiz o meu comentario com o pedido de desculpas,e tambem nao vejo o porque nao podemos nos encontrar para eslarecer o mal entendido,e outra eu nao me escondo porque esse e o meu endereco,e o meu orkut,nunca ha escondi tanto e que o meu nome consta no meu orkut,timoneiro edi,que edi e do meu nome edivaldo r teles.

  • Silvia | Terça-Feira, 08 de Março de 2011, 13h19
    0
    0

    Nossa vereador você foi irado em seus comentários não pensei q tivesse coragem de escrever o q pensa e fala pra nos em nossas convers as vezes vejo você fazendo comentários mas pede p nos ser moderado em nossas opiniões, já sei voce quer falar sozinho, confesso vou deixar voce falando sozinho porque essa matéria já é velha mais quando vim outra matéria vou fala de nos no nosso dia dia ok. Há só p/ refletir, que tal divulgar os trabalhos feitos, seria + inetressante p/ o povo é isso q sempre defendo só q voce não deixa eu falar. Há e o q escrevi voce sabe q é verdade, só devo pedir desculpas a quem envolvi no meio, confesso vou me cuidar + p/ não cometer + deslize. Não vamos usar ofensas um ao outro, pois não é legal, pois qdo voce se candidatou voce colocou o seu nome a disposição p/ as pessoas avaliarem em todos os seus atos, q sejamos compreenssivos um com o outro. Obrigado.

  • marcio martins | Terça-Feira, 08 de Março de 2011, 11h16
    0
    0

    Resposta ao tal timoneiro. Até hoje nun ca me envolvi em briguinhas suas com outros sem futuro nenhum para minha comunidade, nunca dei o direto de falar em meu nome, e vc esta onfundindo amizade com politica. Onde vc começou, agora e ja pensa que é o tal e dentro da minha comunidade eu ando de cabeça erguida e livre, coisas que muitos de vcs nao podem por que tem vergonha por ser incapaz de realizar algo de beneficio na sua propria regiao e so quero que vc saiba bacana que a inveja ja mais fez parte da minha vida o pouco que tenho posso garantir a vc que e lícido e esse tal silva, que nunca mais coloque o meu nome em paginas publicas agora a vc o timoneiro nao esconda atras de apelido divulga seu nome, mas cade a coragem né? eu te conheço, sei quem voce é. admiro vc e sua esposa, se quiser falar de mim que fale de frente comigo ou posso ir ate sua casa se preferir ja que vc e muito oucupado com as menssage pq tem q defender o seu politico.

  • timoneiro | Terça-Feira, 08 de Março de 2011, 07h24
    0
    0

    aos amigos jose bento e marcio,a principio pesso lhes desculpas pelo comentarios principalmente quando faco a colocacao,bonde andando e sentar na janela desculpes-me.em relacao ha voces dois marcio e ze bento so tenho que elogios pelos cidadoes que sao de carater e transparencia,pessoas do bem e integros,ha voces respeito e total admiracao espero que perdoe.

  • José bento | Segunda-Feira, 07 de Março de 2011, 16h05
    0
    0

    Em resposta á Silva e timoneiro: em primeiro lugar, não autorizei o suposto silva falar em meu nome; segundo: o sr, timoneiro me conhece pessoalmente e sabe que eu não preciso de me esconder atrás de outra pessoa para atacar alguem e nem usar de apelido para emitir minhas opiniões, alias a democracia nos permite usa-las livremente.Mas vamos aos fatos:o vereador totó césar não foi eleito para empregar jose bento, marcio, cunhado,excunhado etc...e sim para trabalhar pela comunidade e região, é apequenar demais quando se preocupam em brigar por causa própria, eu conheço o timoneiro,moramos propriamente no mesmo bairro, o mesmo vive me convidando para ir á sua casa, vc timoneiro eu o considero um homem íntegro e a sua esposa também, são pessoas que dedicaram de corpo e alma na campanha do menino e não precisa se esconder ou usar apelido para dar uma opinião, se vc me permitir, posso revelar seu nome, já que vc não tem coragem.

  • timoneiro | Domingo, 06 de Março de 2011, 18h17
    0
    0

    silva se percebe que vc e mais um daqueles que engravida pelos ouvidos,o bento e o marcio so ajudou o ver toto na primeira eleicao,na eleicao de 2008 eles nao acreditava que o ver toto fosse ter essa votacao que teve quando eles acordaram ja era tarde de mais nao tinha mais lugar para eles,e outra em relacao ao tiago ele sempre esteve no gabinete junto com ver toto cesar desde o primeiro mes basta vc verificar na folha de pagamento da camara gab do ver toto cesar.

  • timoneiro | Domingo, 06 de Março de 2011, 18h09
    0
    0

    e silva no caso de marcio e ze bento,pegar o bonde andando e querer sentar-se na janela ai fica muito facil,porque entao que eles nao vieram no inicio da campanha,so achou que fazia parte do grupo aos 47 do segundo tempo ai e facil ne,ou vc acha que quem estava no rala desde-o o comeco iria deixa eles chega e bota banca depois do trabalho j aquase todo feito da um tempo mane,outra coisa os politiqueiro nao votou e nem trabalhou para o toto tanto e que quem esta ai se roendo de inveja sao esses sanguessugas.como vc!!!!!!!

  • SILVA | Sábado, 05 de Março de 2011, 15h13
    0
    0

    Vamos votar em políticos que pensam no bem estar do povo, mais como saber se o político pensa no bem estar do povo? Dúvida constante que nem a matemática resolve. O vereador Totó, antes muito querido pela população Planaltense que o elegeu , fez seu 1º ato vergonhoso e de falsidade com o povo cuiabano após conquistar os votos e tomar posse quando mudou o modo de relacionar com seus eleitores e principalmente os que se dedicaram trabalhando muito em conquistar votos com a finalidade de eleger um representante da região. Além da comunidade e seus familiares tinha um grupo composto por quatro auxiliares que eles me desculpe em citar os nomes más eles eram os senhores Thiago compadre do Totó, José Bento, DJ Roni e Márcio, conhecendo a integridade do Márcio e do José Bento e percebendo a relação do Thiago com o vereador e a afirmação feita pelo DJ Gurizinho do Pedra 90 (colega do DJ Roni assessor político do Totó) percebe-se porque o Márcio e o José Bento não quiseram integrar a comitiva de assessores e desfiliaram do grupo após o vereador tomar posse, e ainda caminham livremente pelas ruas do planalto o Márcio e o José Bento, os demais continuam no grupo porém desapareceram e quando vem por aqui os vidros dos carros novos são preparados para que ninguém saiba quem está lá dentro, sabe-se la porquê! Más a comunidade Planaltense aguarda a nova eleição e os 5000 votos poderão sair daqui, sem ironia, porque o vereador já conseguiu fazer um curso de Gestão através de uma bolsa que o governo anterior lhe ofereceu e ele não é mais considerado sem estudo conforme documentação vigente no Brasil, apesar de alguns colegas de cursos dedicarem e muito a seu favor auxiliando em alguns trabalhinho do curso e entregando aos professores ele conseguiu se formar, mais o que importa os governantes só cobram documentos mesmo e não se aprendeu algo importante do componente currícular de curso, esse é o exemplo da escola pública CICLADA oferecida atualmente em MT, e o vereador faz parte da categoria que governa o município.

  • timoneiro | Sexta-Feira, 04 de Março de 2011, 09h30
    0
    0

    raimundinho o povo do setor d do planalto esta esperando vc para voce pagar o restante do contrato que era de 45 dias e voce so pagou 15 dias no caso uma quizena e o restante onde foi para se o contrato foi registrado ao TRE se dispensou o povo tem que acerta total sera onde foi para as outras 02qunzena?claro no bolso do raimundinho e ralf leite.

Pode recebe 2 já derrotados em BG

sandro saggin curtinha 400   O Podemos conseguiu juntar em Barra do Garças o grupo de dois já derrotados à prefeitura, Daltinho, que também foi deputado e em 2018 teve votação pífia na tentativa de reeleição, e Sandro Saggin (foto), um "eterno" candidato. Entregue ao ostracismo,...

Câmara de Barra devolve R$ 100 mil

joao rodrigues 400 presidente c�mara barra do gar�as   A Câmara Municipal de Barra do Garças devolveu à prefeitura R$ 100 mil para serem investidos em medidas de combate ao novo coronavírus. O presidente do Legislativo, vereador João Rodrigues de Souza, o doutor...

Auditor assume Secretaria de Controle

demilson nogueira 400   O auditor Newton Gomes Evangelista, servidor de carreira, é o novo secretário de Controle Interno da Assembleia. Ele já respondeu também pela Auditoria-Geral da Casa. Newton assumiu a Controladoria Interna no lugar do ex-prefeito de Ponte Branca, Demilson Nogueira (foto), que deixou o posto...

Cuiabá é a unica com tudo fechado

emanuel pinheiro curtinha   A pressão sobre o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) fica agora mais forte para flexibilizar logo o decreto restrito por causa do coronavírus. Ele é o único dos gestores das maiores cidades mato-grossenses que ainda mantém decisão de fechar praticamente tudo na Capital, com...

Deputado põe aliado no lugar do irmão

ronaldo taveira 400 curtinha   Coube ao próprio deputado Wilson Santos indicar um nome para o lugar do irmão Elias Santos, que na última sexta (3) deixou a secretaria de Gestão de Pessoas da Assembleia para concorrer a vereador em Cuiabá. E o ex-prefeito emplacou no cargo que rende R$ 19,9 mil mensais o velho...

Sem alarde, vereador muda de partido

viniciys clovito curtinha   De última hora e sem alarde, o vereador pela Capital Vinicyus Hugueney (foto) resolveu deixar o PP e se filiou ao Solidariedade. Com isso, o PP não se torna o único com a maior bancada. Está com três vereadores, assim como o PV e o PSDB. No SD, Vinicyus vai concorrer internamente com...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?