Legislativo

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 16h:58 | Atualizado: 11/11/2019, 17h:06

Jayme e Emanuelzinho assinam emenda ao PPA de R$ 790 mi para concluir VLT

Edilson Rodrigues

Jayme Campos

O senador Jayme Campos, em reunião de comissão; democrata cobra definição sobre VLT

O senador Jayme Campos (DEM), que assina juntamente com o deputado Emanuelzinho (PTB) entre outros parlamentares federais, emenda no Plano Plurianual 2020/2024, no valor de R$ 790 milhões para conclusão do Veiculo Leve Sobre Trilho (VLT), voltou a cobrar dos Governos Federal e de Mato Grosso uma solução para o impasse. A obra da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014  está  paralisada desde aquele ano .

De posse de estudos técnicos apresentados no Seminário Folha de S. Paulo sobre mobilidade e inovação, Jayme sinalizou que os dados demonstram que o custo socioeconômico do que classifica como “imobilidade” urbana no Brasil,  o que atinge ao aglomerado Cuiabá/Várzea Grande, as duas principais cidades de Mato Grosso, cresceu 7% em um ano e se aproxima de meio trilhão de reais.

“Só o tempo em que as pessoas gastam no deslocamento entre casa-trabalho-casa resulta em um prejuízo de mais de R$ 111 bilhões, recursos mais do que suficientes para iniciar as transformações necessárias em termos de mobilidade urbana”, disse Jayme Campos lendo trechos da matéria da Folha de S. Paulo de 4 de novembro.

O democrata  disse ainda que irá solicitar os estudos apresentados pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP ) que demonstram que o gasto com transporte já pesa mais no bolso das famílias brasileiras do que as despesas com alimentação. Pontuou também que  no Brasil  já crescem as perdas globais com falta de planejamento urbano, ausência de políticas públicas adequadas e horas perdidas nos deslocamentos.

Lendo trecho da reportagem, Jayme explicou que o relatório aponta que o custo sócio econômico da mobilidade urbana foi estimado em R$ 483,3 bilhões anuais. O valor é 7% maior se comparado com o ano anterior.

“Estes dados são de 2016, então, tenho certeza de que estes valores já são maiores, pressionados por aumento de passagens de transportes coletivos e falta de investimentos”, disse o senador, lembrando que a situação é tão critica que no ano de 2020, o Governo Federal prevê investimentos de R$ 19 bilhões, ou seja, nada comparado com a necessidade.

"Disse isto ao governador Mauro Mendes durante a entrega de mais uma obra deixada pela gestão anterior e concluída agora que foi a duplicação de trecho da Rodovia que demanda Cuiabá, Acorizal, Rosário Oeste, Nobres e todo o Norte de Mato Grosso e do Brasil, pois obra parada é prejuízo dobrado. Compreendo que existem outras prioridades imediatas, mas precisamos destravar. Ou retomamos o VLT ou partimos para outro modal, o que não pode ficar é Cuiabá e Várzea Grande, além de sua população padecendo com um transporte coletivo ineficiente e oneroso para as famílias de trabalhadores”, disse o senador que se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto que comanda a Comissão Técnica que ficou de apresentar um estudo sobre a retomada do VLT no primeiro trimestre de 2020.

Ainda em cima do relatório da ANTP, Jayme Campos sinalizou que o cálculo apresentado considerou as informações de 533 cidades com mais de 60 mil habitantes, o que envolve Cuiabá e Várzea Grande que juntas tem 1 milhão de habitantes e são vizinhas , nas quais vivem 133,5 milhões de pessoas (65% da população) e por onde circulam 39 milhões de veículos.

“Fora tudo isto, a opção feita por investimentos que previam o transporte individual temos que levar em consideração os levantamentos do IBGE, do quanto a imobilidade urbana pesa, já que na pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018, pela primeira vez as despesas dos brasileiros com transporte superaram os gastos com alimentação: deu 18,1% a 17,5%. Na série histórica, a lógica sempre foi outra, Em 2002-2003, por exemplo, alimentação consumiu 20,8% do orçamento, e transporte levou 18,4%”, disse o senador.

Jayme ainda ponderou que 18,1% de gastos com transportes é a media do Brasil e quando se trás o estudo para o Centro Oeste, no qual está Mato Grosso, este percentual sobe para 21%, maior que todas as demais regiões do Brasil, Sul com 20,6%; Sudeste com 17,5%; Norte com 16,6% e Nordeste com 16,2%. “Estes gastos da população refletem que temos que voltar a investir em transporte coletivo de qualidade e de forma urgente, seja com recursos públicos, seja com a parceria da iniciativa privada, sob pena de termos um estrangulamento no transporte e no orçamento das famílias.

Finalizando, o senador disse que além de custar mais e beneficiar uma parcela menor da população, o transporte individual consome quase o dobro de energia e polui duas vezes mais, multiplicando o prejuízo econômico e social pelo tempo que a população joga fora nos deslocamentos entre casa e o trabalho.

“Em 37 regiões metropolitanas de 20 Estados e no Distrito Federal, 17,6 milhões de pessoas levam, em média, 114 minutos para fazer o trajeto casa-trabalho-casa. Este tempo de deslocamento dos trabalhadores, causa prejuízos de R$ 111 bilhões/ano, por isso defendo a retomada do VLT ou uma outra solução plausível que atenda a demanda daqueles que necessitam do transporte coletivo, sem comprometer as finanças públicas de Mato Grosso que agora estão sendo recuperadas graças ao esforço do governador Mauro Mendes e sua equipe de trabalho”, concluiu (Com Assessoria).

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Comentários (4)

  • Evelize | Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019, 22h01
    0
    0

    Que mal faz perguntar ? e os outros dois Senadores restantes, oque estão fazendo a favor de Mato Grosso em Brasilia, me respondam sr.Wellington e Dra Shelma ???? nada...só discurso.

  • Sidney g.carvalho | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 19h35
    1
    0

    Parabéns Senador Jaime Campos e Deputado federal Emanuelzinho pelo empenho de buscar recursos para finalizar obra do vlt. Mato Grosso agradece

  • Francisco Antunes | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 19h16
    3
    1

    Quero cumprimentar o Senador Jaime Campos e o Deputado Emanuel Pinheiro Neto, pela atitude louvavel de apresentar Emenda ao Orçamento da União prevend recursos para conclussão das obras do VLT de V.Grande-a-Cuiabá, de vital importancia para a sociedade da Baixada Cuiabá. Não votei em nhenhum desses dois politicos em 2018, mais fico satisfeito de ver as suas responsabilidades politicas dom a nossa região, espero que o Governador Mauro Mendes não sabote esta iniciativa dos parlamentares de Mato Grosso.

  • Eduardo | Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 19h00
    2
    1

    parabéns ao Senador jayme e ao deputado Emanuelzinho por buscarem alternativas para essa situação que aflige a sociedade como um todo, tudo se deteriorando e precisa de uma solução.

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