Legislativo

Sábado, 06 de Março de 2010, 08h:20 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Jornal da Assembleia ignora ações parlamentares e critica TV Globo

   O jornal "Comunicativo da Assembleia Legislativa" deste mês traz como um de seus destaques uma reportagem especial sobre como os funcionários da Casa veem o reality show Big Brother Brasil, exibido pela TV Globo. O curioso é que o jornal, que tem a marca da AL e é intitulado: Informativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em tese, deveria focar as suas matérias jornalísticas em outras temáticas vinculadas ao cotidiano dos deputados e servidores, mas na reportagem, assinada por Márcia Oliveira, intitulada: E você assiste BBB?, o que se vê é uma análise “rasa” sobre os impactos que o programa televisivo tem sobre a vida dos servidores. Assuntos como Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e até mesmo ações dos deputados ou do próprio Legislativo são praticamente ignorados na edição.

  “A tevê (sic) aberta, sucesso nacional desde sua chegada no Brasil em 1950, nunca viveu momento tão crítico como o da primeira década deste século, quando começou a perder audiência com a popularização da internet e a ampliação do acesso à tevê (sic) fechada. Desde então, este mercado reage de todas as formas para segurar os telespectadores e um dos produtos que evidencia este apelo é o Big Brother Brasil”, diz um trecho do texto.

  Para saber o que os servidores pensam sobre a 10ª edição do BBB, teria sido realizada uma espécie de enquete: “Interessados em conhecer o que você, servidor da Assembleia Legislativa, pensa sobre este tipo de programação, ouvimos vários trabalhadores. E para nossa surpresa, a maioria dos entrevistados avalia que o programa não acrescenta nada, que traz baixaria e vulgaridade para seus lares e que prefere fazer coisas mais úteis no seu tempo livre”, descreve a jornalista.

  Mesmo sem amparo teórico da psique humana, a reportagem tece comentários sobre os motivos que levam os seres humanos a criticarem o BBB, ao mesmo tempo que descrevem detalhes do que acontece na chamada novela da vida real. “De todas as edições do BBB, este é o único a ter um homossexual assumido, um travesti, um lutador tido como homofóbico, uma doutora em linguística, uma policial militar, entre outros com realidade de vida, opções e formação educacional muito diferentes. Só por isso, o programa já garante boas doses de confusão e consequentemente, de audiência. E você, o que pensa do Big Brother?”, finaliza a reportagem. Além de destacar os estereótipos presentes no BBB, o informativo da AL traz a programação do SESC Arsenal, informações sobre a atuação do Colégio de Líderes, sobre uma plantação de mudas, além da programação do Dia da Mulher na AL. Esta é a 16ª edição do jornal.

  Outro lado

  Segundo a secretária de Comunicação da AL em exercício, Maria Aparecida de Aguiar, a Cidinha, o informativo é voltado apenas para os servidores e seria disparado por meio de email para pelo menos 100 funcionários. Ela argumenta que o programa BBB gera muitos debates em toda a sociedade, por isso, a sua equipe resolveu publicar a matéria e destacar questões comportamentais. “Esse comunicativo não é político para a Assembleia, é mais light. Pretendemos até criar uma coluna social para os servidores”, reforça Cidinha. Ela argumenta também que as reportagem do jornal são voltadas para temáticas relacionadas à Sala da Mulher e que a ideia é deixá-lo cada vez mais leve. Teria sido criado em outubro do ano passado, é semanal e feito pela Secom da Casa de Leis.


Informativo da AL distribuído entre servidores faz "análise" sobre programa BBB e ignora assuntos relevantes

Postar um novo comentário

Comentários (22)

  • Marta | Segunda-Feira, 22 de Março de 2010, 09h26
    0
    0

    Credo!!!!!!!!!!!! Não posso acreditar que a AL esta se propondo a isso!!!! Na minha época de servidora do Poder Legislativo de Mato Grosso, esse estado cheio de riquezas e de encantos, que forma profissionais e dá exemplos, os servidores eram agraciados com matérias interessantíssimas e que mudavam sua forma de ver as coisas!!! Abaixo BBB, abaixo INFORMATIVO!!!

  • ADEMAR aDAMS | Sexta-Feira, 12 de Março de 2010, 08h46
    0
    0

    ADEMAR aDAMS, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ana Garibaldi | Quarta-Feira, 10 de Março de 2010, 17h35
    0
    0

    Pedro, acho que você tem certeza que sou a Marcia, mas, se engana. Eu a conheço sim, fizemos pós-graduação juntas na UFMT, conheço o trabalho dela como profissional, já fui chefe dela e a admiro. Por conhecê-la, por ler o site e achar que o tema não era pauta nem de longe para um veículo que só trata de política, me manifesto. Afinal de contas, é muita hipocrisia fazer uma matéria sobre a matéria de uma colega nossa, para criticar o produto como fútil, sendo que o que o site fez, foi mais fútil e inútil ainda. Pois, quem é o leitor deste tipo de matéria, num estado do tamanho de Mato Grosso, num período pré-eleitoral? Um? Pedro, não seja tão maldoso e não julgue as pessoas assim, usando nome fictício. Assuma suas posturas, não tenha medo de pensar o que pensa, pois se acredita que seus posicionamentos são justos, não tem por que se envergonhar deles! E acredito que estamos discutindo bobagem, pois cada um pensa mesmo o que quer. Eu não vou te convencer e nem você a mim. Então, estamos conversados.

  • Pedro Paulo | Quarta-Feira, 10 de Março de 2010, 13h02
    0
    0

    Ana Garibaldi, deixe de ser óbvia! Você acredita que realmente atacar o blog vai tirar o foco da "besteira" que VOCÊ cometeu ao idealizar, criar e aditar a tal matéria. Vamos parar de esconder os nossos erros e assumi-los de vez. O blog cumpre seu papel de informativo direto, e é só isso! Quanto aos outros órgão públicos, bem, o problema é dos servidores que ainda não reclamaram pela superficialidade com os temas são tratados, deixando claro que o leitor-servidor aceita qualquer coisa.

  • Pedro Paulo | Terça-Feira, 09 de Março de 2010, 00h13
    0
    0

    Todos os problemas senhorita, ou senhora, Fernanda!!! Partindo do pressuposto que a Assembleia Legislativa é uma casa política, estritamente atua na formação da consciência de cidadania da pessoa, é no mínimo "emburrecedor" estimular esse tipo de leitura inútil aos servidores e seus dependentes, proporcionando uma informação digna das páginas de folhetos de moda. A contar pela secretária interina Cidinha Aguiar, que não é formada em jornalismo, a de se esperar daí para a frente como tema!!! Aff, e depois ainda tem gente que se denomina leitor consciente mandando observar os informativos das outras secretarias; olha para dentro do recinto e não enxerga a própria falta de competência, talvez. Mas isso é Mato Grosso, ou será mesmo o Brasil!!!!

  • Leandro Moura | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 14h28
    0
    0

    Gente, os funcionários da Assembléia não tem que pagar pelos erros dos seus chefes. Um blog sobre política tem que saber essa diferença, isso sim é estereotipar. Acorda gente.

  • Leandro Moura | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 14h19
    0
    0

    Leandro Moura, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ana Garibaldi | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 14h10
    0
    0

    Humpf! Quanta falta do que falar! De fato, o blog do Romilson já teve temas mais interessantes como pauta. Atacar uma matéria, usando o nome da assessora, por esta tratar de um tema como o BBB num jornal de servidores é de fato muita falta do que fazer! Se o blog do Romilson agora for fazer análise do que é publicado nos jornais internos dos órgãos públicos vai ter muito assunto, porque todos eles falam de aminidades. Alguns, até publicam resenha de novela!!! E ai Romilson, acho que terá pauta para o resto do ano!!!

  • Ana Garibaldi | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 14h10
    0
    0

    Humpf! Quanta falta do que falar! De fato, o blog do Romilson já teve temas mais interessantes como pauta. Atacar uma matéria, usando o nome da assessora, por esta tratar de um tema como o BBB num jornal de servidores é de fato muita falta do que fazer! Se o blog do Romilson agora for fazer análise do que é publicado nos jornais internos dos órgãos públicos vai ter muito assunto, porque todos eles falam de aminidades. Alguns, até publicam resenha de novela!!! E ai Romilson, acho que terá pauta para o resto do ano!!!

  • Fernanda | Segunda-Feira, 08 de Março de 2010, 13h33
    0
    0

    Quanto preconceito, quanta hipocrisia!!! Qual o problema de um informativo INTERNO trazer assuntos do dia-dia aos funcionarios? É pecado assistir um programa que TODOS assistem e não assumem?? Se o assunto fosse tão futil e desinteressante não estaria causando polemica neste site, concordam?? Será que falta assunto para atrair o interesse dos leitores por aqui e apelaram para o BBB? Esse sim tras audiencia e polemica não é mesmo?!? A jornalista da assembléia acertou em cheio no tema... aos recatados que não assumem assistir ao programa, continuem alienados com as noticias do jornal nacional e uma boa noite!!!

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

Racha no DEM; "pepino" com Fabio

fabio garcia 400 curtinha   O presidente estadual do DEM, ex-deputado Fábio Garcia (foto), não só se encontra numa saia-justa, como tem a árdua missão de atuar como bombeiro para apagar incêndio provocado pelos irmãos Júlio e Jayme Campos, que, sem consultar o partido e nem o governador Mauro...

Álbum de casamento para 300 casais

marcia_curtinha_ok   A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (foto), que desde 2017 lidera alguns projetos sociais de forma voluntária, fez questão de, mesmo com a pandemia da Covid-19, promover, na última segunda, entrega simbólica de álbuns de casamento para 10 casais, que foram escolhidos...

Fora de vez da disputa para senador

cidinho santos 400 curtinha   O empresário e ex-senador Cidinho Santos (foto), recém-filiado ao DEM, desistiu de vez da ideia de entrar de última hora na corrida ao Senado, na suplementar que será realizada em novembro deste ano. E por algumas razões. Primeira, como sócio do frigorífico União...

TCE suspende licitação de R$ 12 mi

air praiero 400 curtinha   Uma concorrência pública, com valor estimado de R$ 12,5 milhões, tocada pela secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, sob o defensor público licenciado Air Praeiro Alves (foto), foi suspensa cautelarmente pelo TCE por causa de...

6 estão no páreo em Tangará; 2 fortes

vander masson 400 curtinha   Tudo indica que os tangaraenses terão nas urnas 6 candidatos majoritários nas eleições de novembro. O cenário está se desenhando com os seguintes "prefeitáveis": Chico Clemente (PSD), Gunther Duarte (PSL), Vander Masson (foto), do PSDB, Claudinho Frare (Republicanos),...