Legislativo

Sábado, 15 de Março de 2014, 07h:39 | Atualizado: 15/03/2014, 07h:44

Lei dará livre acesso a órgão público

Após episódios de vereadores serem barrados na porta do Pronto-Socorro de Cuiabá, durante visitas surpresas, os parlamentares resolveram mudar a Lei Orgânica do Município a fim de garantir-lhes livre acesso e de trânsito aos órgãos, autarquias e repartições públicas municipais.

Conforme o autor do projeto, vereador Dilemário Alencar (PTB), o objetivo é ampliar o poder de fiscalização. “Com esta garantia, expressa na lei, o vereador que for barrado poderá conseguir um mandado de segurança para fazer valer este direito”, explica. A nova redação do inciso 14 do artigo 11 da Lei Orgânica vai garantir, inclusive, que eles tenham direito de requisitar informações ou documentos de interesse público junto à autoridade administrativa, no momento da visita. “O projeto é inovador, porque o vereador passa a ter direito à cópia de documentos e, inclusive, de processo licitatório”.

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • João José | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 11h12
    0
    1

    Sr. Pedro Silva, acompanho pela imprensa, vou na Câmara assistir as sessões (sou desempregado), acompanho par e passo os atos dos políticos matogrossense. Devemos criticar sim, até porque, a pior praga deste País é os políticos (infelizmente necessários). O que causa estranheza e alguém defender esse ou aquele político, nos meios de comunicação, com certeza é pago pra isso ou é agregado do tal político. O vereador que você também disfarçadamente defendeu é um demagogo de primeira linha, não anda de ônibus, está apenas atacando para ver se os empresários de transporte o procure, tenha certeza disso.

  • Pedro Silva | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 10h55
    1
    0

    Esse povo que só sabe criticar com certeza e contratado de alguém. Mas o vereador Dilemário e atuante sim, recebi esse panfleto la no CPA I, e muito informativo por sinal. E o povo tem que saber o que esta acontecendo na cidade e vejo faixas do vereador isso mostra que ele trabalha. Agora o assunto da matéria e outra coisa e esse projeto vai ajudar todos os vereadores a fiscalizar mais os orgões publico.

  • marcos dial | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 09h37
    0
    1

    Marcelo Oliveira, mais um agregado do Vereador Dilemário. Seu patrão é filiado ao PTB e defende o Galindo que "vendeu" a CAB. Com relação 'a tal UPA, pelo que li na imprensa, o único vereador que tentou colocá-la no lugar ideal, ou seja, na avenida das torres, próximo ' a Eletronorte, foi o vereador Levante, que ao que parece mora no Del Rey, e é esse vereador (levante) o único que não votou a favor das contas de 2012 do galindo, ano que foi assinado o contrato com a CAB. Pra mim, todos os 25 vereador de nada valem, mas o menos pior é o tal levante.

  • Marcelo Oliveira | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 09h25
    0
    0

    Marcos Dial, trabalho informativo. Primeiro não trabalho e nem dependo de vereador. Mas vamos falar bem a verdade o Veredaor Dilemário Alencar e o vereador que mais trabalha para o povo. Ou você tem duvida. As igrejas evangélicas e associações procuraram o vereador e ele ajudou contra a CAB. o Vereador e atuante. Infelizmente temos representantes que não ajudam a comunidade. Eu falo om propriedade moro na rua: 09 do São joão Del rei o vereador que votei, e mora aqui , queria tirar a UPA da região. Hoje vereador de bairro as vezes quer atrapalhar. mas Dilemário Continua nessa pegada.

  • marcos dial | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 09h00
    0
    1

    Sra Ana Amélia, mesmo sabendo que deve ser agregada do dito vereador, vou responde-la. O tal vereador não se limitou a entregar de mão em mão ou tais panfletos, ou seja, espalhou nos pontos de ônibus. Será que, quando se luta por alguma causa, quando buscamos o fim, NÃO IMPORTA OS MEIOS? Será que para combater um crime devemos cometer outro? Me desculpe sra! Não tente tapar o sol com peneira só porque lhe interessa defender o vereador.

  • Ana Amélia | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 08h45
    1
    0

    Caro Marcos Dial, eu sou usuária de ônibus e recebi no ponto de ônibus o panfleto distribuído pelo vereador Dilemário alertando a população que os empresários queriam aumentar a taifa de ônibus para o valor de R$ 3,10 e que era preciso lutar contra o aumento e por melhorias no transporte coletivo. De fato o panfleto dele vinha com a observação: ao ler, guarde ou jogue no lixo. É assim que a lei permite, se não fosse assim nenhuma empresa ou pessoa podia distribuir panfletos. Agora, sinceramente Marcos, você deve estar a serviço do donos de ônibus ou de algum adversário político do vereador, que de forma mau intencionada tenta desqualificar uma luta justa e que o povo aprova, ou será que você concorda com caos que é o transporte coletivo de Cuiabá, Vereador Dilemário você tem meu apoio e continue firme na luta para defender os interesses do povo de Cuiabá.

  • marcos dial | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 08h27
    0
    2

    Quando alguém quiser fazer propaganda através de panfletos e cartazes, não se esqueça, coloque uma frase bem pequena: "ao ler, guarde ou jogue no lixo". Esse é o exemplo e orientação do vereador Dilemário Alencar. Agindo assim, não estará cometendo nenhum crime, nem mesmo CRIME AMBIENTAL. Com a palavra o dito vereador.

  • Júlio Santos | Segunda-Feira, 17 de Março de 2014, 08h24
    0
    2

    Esse vereador jogou um montão de panfletos com sua propaganda política nos pontos de ônibus e teve a cara de pau de dizer que não é CRIME AMBIENTAL porque ele, o vereador, orientou com escritos no tais panfletos que a pessoa a ler, guardasse ou coloque no lixo. Que coisa, hein vereador! Então as pessoas podem espalhar panfletos pela cidade, basta escrever neles que ao ler guarde ou jogue no lixo?

  • marlene rodrigues terterelia | Domingo, 16 de Março de 2014, 11h18
    1
    0

    Se todos agissem assim nao haveria tantas irregularidades; porem nem todos os vereadores tem interesse em defender o povo,,,,e simples e sò querer fazer !!!!!!!!!

  • Otaviano Pereira | Domingo, 16 de Março de 2014, 10h43
    1
    0

    Eu sou camelo vendedor de água de coco em Cuiabá e posso testemunhar que o vereador Dilemário é daqueles raros políticos que é atuante e defende os trabalhadores. Parabéns vereador pela importante iniciativa do projeto de lei.

Punição a 2 ex-presidentes da Câmara

haroldo curtinha 400   Apesar de ter julgado regulares as contas de gestão de 2016 da Câmara de Cuiabá, ano em que teve dois presidentes, o já falecido Júlio Pinheiro, entre janeiro e junho e, depois, Haroldo Kuzai (foto), de 20 de junho a 31 de dezembro, o conselheiro interino João Batista Camargo, em...

Guiratinga, frota sucateada e a farra

sinval vilela 400 curtinha   O vereador Sinval Vilela (foto), do DEM, disse que em Guiratinga, administrada por Humberto Domingos, o Bolinha, está havendo farra com dinheiro público. E lista descasos e atos de incompetência do prefeito. Conta que a prefeitura possui um caminhão pipa, mas está encostado no...

Verba a quem não tem litígio à União

emanuel pinheiro 400 curtinha   Apesar do governo estadual anunciar que está recebendo os R$ 359 milhões da União, essa verba oriunda do chamado Orçamento da Guerra (Emenda Constitucional 106) para ajuda no combate ao coronavírus só será liberada a partir do próximo dia 9 e para quem, seja...

Salgadinhos sim; caminhão pipa, não

humberto bolinha 400 curtinha   Em Guiratinga, o prefeito Humberto Domingos, o Bolinha (foto), resolveu homologar na última segunda, 1º de junho, processo licitatório para contratar uma empresa com vistas a fornecer salgadinhos nas 11 secretarias municipais. Vão ser gastos com salgados R$ 21,7 mil. No mesmo dia, Bolinha...

Nepotismo e demissão na gestão Pátio

leandro junqueira 400   Acuado pela notificação recomendatória do Ministério Público Estadual, o prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, não teve outra saída senão exonerar a servidora Renata Castilho Moreno do cargo comissionado de gerente do Departamento de Engenharia e...

Candidatíssima à vereadora em Cuiabá

gisele almeida 400 curtinha   A apresentadora de TV, Gisele Almeida (foto), vai mesmo encarar o teste das urnas como candidata à vereadora em Cuiabá. Irmã do ex-vereador, ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE, Sérgio Ricardo, ela não perde tempo nas articulações. Recentemente, recebeu no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.