Executivo

Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 16h:32 | Atualizado: 08/05/2015, 08h:31

Várzea Grande

Lucimar é empossada prefeita de VG e promete trabalhar - confira aqui

Assessoria

Lucimar_juramento

Lucimar Campos e o vice Arilson Arruda fazem juramento durante posse em VG

A Câmara de Várzea Grande, contrariando a decisão do juiz da 58ª Zona Eleitoral José Lindote, está manobrando para evitar a posse da nova prefeita Lucimar Campos (DEM), que deve acontecer na sessão extraordinária prevista para as 18h de hoje (7).

Servidores do Legislativo alegam que a documentação, declaração de bens, diploma da Justiça Eleitoral e documentos pessoais da democrata, deveriam ter sido entregues durante o funcionamento do Protocolo, que encerra o expediente às 13h.  Conforme informações extra-oficiais, a solenidade foi remarcada às 18h desta sexta (8). 

A assessoria jurídica de Lucimar Campos, sob coordenação do advogado Ronimárcio Naves, contesta a norma afirmando que a documentação pode ser apresentada durante o ato de posse. O caso já foi comunicado à Justiça Eleitoral e a nova prefeita promete comparecer na Câmara no horário pré-agendado para assumir a chefia do Executivo. 

As informações são repassadas somente por servidores do Legislativo. A vereadora Miriam Pinheiro (PHS), que responde pela presidência enquanto Jânio Calistro (PMDB) exerce o cargo de prefeito em exercício, não compareceu na Câmara hoje nem atende aos telefonemas. Os assessores de Comunicação também estão com os celulares desligados. 

A Câmara de Várzea Grande e Calistro ingressaram com mandados de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na tentativa de impedir a posse de Lucimar Campos.  Os dois recursos são relatados pelo juiz-membro Lídio Modesto, que está em Brasília. Por isso, os recursos serão apreciados a qualquer momento por Alberto Pampado Neto.

Walace e o seu vice, Wiltinho Coelho (PR)  tiveram o registro de candidatura anulada pela Justiça Eleitoral. A dupla foi condenada por caixa 2 na campanha de 2012.   

Às 17h - Justiça indefere mandado de segurança

Conforme a assessoria de Lucimar, a Justiça Eleitoral acaba de negar o mandado de segurança interposto pela Câmara de Várzea Grande. Assim, por enquanto, a posse da democrata está mantida. A decisão é do juiz-membro Alberto Pampado Neto. "tenho como não configurada a plausibilidade dos argumentos, uma vez que a Impetrante não demonstrou a existência de direito líquido e certo ou mesmo de teratologia na decisão recorrida, em razão da não aplicação do disposto no artigo 63, inciso II, da Lei Orgânica do Município de Várzea Grande no presente caso", diz trecho da decisão de Pampado.

No despacho, o magistrado ressalta ainda que a disputa em VG foi vencida por Walace por uma pequena diferença de votos e destaca a condenação por crime eleitoral. Ele pondera que a situação seria diferente caso a cassação não fosse relacionado às eleições municipais, sendo que não competiria à Justiça Eleitoral decidir como deveriam ser providos os cargos, mas, sim, ao próprio ente federado. Para complementar o seu argumento, ele transcreve um voto do TSE:

" (...) segundo o STF, não há obrigatoriedade de observância, pelo município, das disposições do art. 81 da Constituição da República. Assim, a hipótese de dupla vacância dos cargos do Poder Executivo municipal comporta soluções distintas, conforme decorra ela de causa eleitoral ou não eleitoral. Por não me alongar, abstraio a questão de que importa saber a causa da vacância do cargo. Por ora, relembro apenas que esta Corte já se posicionou sobre o tema, decidindo que se realizam eleições diretas, conforme expressamente dispõe o Código Eleitoral, quando se trate de causa eleitoral (Ac. nº 3.427, de 9.3.2006, rel., Min. Gomes de Barros). Mas, quando a causa seja de natureza não eleitoral, não compete à Justiça Eleitoral decidir", diz o trecho citado.

Às 17h19 - Júlio Campos apresenta decisão e se reúne com prefeito

O presidente estadual do DEM Júlio Campos acaba de deixar a Câmara de Várzea Grande. De posse da decisão de Pampado, o democrata foi até o Legislativo para garantir a posse de Lucimar. Segundo ele, a família Campos se organiza para a solenidade, que pode contar com a presença do governador Pedro Taques (PDT) e do presidente do Tribunal de Justiça Paulo da Cunha. Depois, Júlio seguiu para a prefeitura, onde se reúne com o prefeito tampão Jânio Calistro (PMDB).

Às 17h36 - Vereadora aparece e promete empossar Lucimar

Vereadora Miriam Pinheiro está na sede do Legislativo e promete empossar Lucimar. A parlamentar chegou ao local há alguns minutos. Após ler decisão judicial, que indeferiu mandado de segurança interposto pelo Parlamento contra a solenidade, ela garantiu que vai conduzir Lucimar ao comando do Paço Couto Magalhães.

Às 17h49 - Lucimar acaba de chegar ao Legislativo

Assessoria

Lucimar_faixa

Lucimar, ao lado de Jayme, recebe a faixa de prefeita de VG durante a solenidade

A democrata chegou ao local, cercada por um grande grupo de pessoas, acompanhada do marido Jayme Campos. Aos jornalistas, Lucimar afirmou que trabalhará incansavelmente pelo bem de Várzea Grande. O ex-senador, Jayme, por sua vez, ressaltou que a mulher irá fazer uma gestão mil vez melhor do que "essa coisa nefasta que esta ai".

Às 18h - Lucimar entra no plenário e é bastante aplaudida

Lucimar acaba de entrar no plenário da Câmara, sendo muito aplaudida pelas pessoas presentes. Algumas, inclusive, jogam pétalas de rosas sobre a democrata.

Às 18h26 - Miriam dá início a solenidade

Miriam Pinheiro acaba de começar o ato de posse de Lucimar.

Às 18h39 - Lucimar é a nova prefeita de VG

Lucimar Campos acaba de ser empossada prefeita de Várzea Grande. Cerimônia aconteceu na sede da Câmara.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • marcos | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 19h39
    2
    1

    bairro construmat parte baixa e da manga, ruas sem asfalto e com buracos, vamos dar jeito nisso prefeita....

  • pedro | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 19h37
    1
    3

    a cara do presidente da camara......essa cara, ele tem com o povo de varzea grande, os que elegeram ele.....tome vergonha presidente.....

  • jose roberto | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 19h03
    7
    1

    Achava que várzea grande era a cidade mais feia e desorganizada do estado! Agora tenho certeza!

  • Luciano | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 18h57
    5
    1

    Xiiique. O primeiro-ministro Jaime Campos aparece em todas as fotos. Será que ele vai dar uns conselhos para a senhora prefeita? Ou vai acompanhar apenas de longe? Só mesmo em VG.

  • anonimo | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 18h35
    1
    2

    ola eu queria dar uma ideia de reportagem eu esta semana todos os dias tive que ir a prefeitura pois tenho a receber de dezembro de 2014. e vi uma reportagem que o prefeito mandou 600 funcionário só que sempre que vou na prefeitura sempre as mesma pessoas que me atende da onde que ele mandou tanta gente embora sera que ele tava sabendo que ia ser casado e mandou os fantasmas embora so para não ser descoberto ??????????????????????

  • anonimo | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 18h23
    2
    1

    boa noite.

  • FRANCISCO | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 18h08
    0
    6

    PARABÉNS PREFEITA DONA LUCIMAR, CONFIO NA SENHORA, TIRA VÁRZEA GRANDE DO OSTRACISMO, DO BURACO QUE SE ENCONTRA A MAIS DE 12 ANOS PELOS DESMANDOS DOS desPREFEITOS MURILO, ZAELI, E WALLACE. VIVA VÁRZEA GRANDE, VIVA A DEMOCRACIA.

  • Luiz Antônio Pagot | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 18h07
    1
    4

    Espero que seja o início de um belo futuro para o povo de VG. Parabéns pela cobertura jornalística. Pagot.

  • andre almeida nova fronteira vg | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 17h31
    1
    2

    e camera manda predes esse veradores sao contra os pv de vg ajuda ai

  • CARLOS PEREIRA | Quinta-Feira, 07 de Maio de 2015, 17h06
    0
    2

    CARLOS PEREIRA, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Corrida de Teis no noticiário nacional

waldir teis 400 curtinha   As imagens que mostram o conselheiro afastado do TCE Waldir Teis (foto) descendo em alta velocidade as escadas de um prédio para jogar no lixo vários cheques rasgados que somavam R$ 450 mil ganharam o noticiário nacional, com destaque neste domingo em veículos, como Folha de S. Paulo, G1 e IG....

Esforço de ex-senadora para eleger 2

rafael ranalli curtinha 400   Eleita no pleito de 2018 e cassada em definitivo em abril deste ano, a ex-senadora Selma Arruda, presidente do Podemos de Cuiabá, pode deixar o partido após o processo eleitoral deste ano. Segundo informações, a juíza aposentada se afastaria da política partidária para...

6 parlamentares já foram infectados

wilson santos 400 curtinha   Desde o início da pandemia, em março, seis dos 24 deputados estaduais já testaram positivo para Covid-19. O último foi Wilson Santos (foto). Ele disse que recebeu medicação e está em isolamento. Observa que a doença está no início e segue trabalhando...

Pedido para TSE definir data da eleição

sebastiao carlos 400 curtinha   Na última quarta (2), um dia após a Câmara aprovar a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro, André de Albuquerque Teixeira, advogado de Sebastião Carlos, que concorreu ao Senado e um dos que denunciaram Selma Arruda por crimes eleitorais, já...

Uma das apostas do PP para vereador

alex rodrigues 400 curtinha   O PP já tem no rol de possíveis eleitos a vereador em Cuiabá o jovem Alex Rodrigues (foto), de 31 anos. Filho do empresário Valúcio Rodrigues e sobrinho do secretário de Obras Públicas da Capital, Wanderlúcio Rodrigues, Alex criou uma comunidade com mais de mil...

Prefeito, efeito pandemia e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Mesmo com o poderio da máquina, considerada preponderante para cooptar partidos e aliados por causa da oferta de cargos e do assistencialismo, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, terceira em população e segunda no ranking da economia estadual, terá muitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.