Legislativo

Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 07h:30 | Atualizado: 15/10/2019, 13h:56

SETOR PÚBLICO

Lúdio cita "terror psicológico" e apresenta projeto contra assédio moral no trabalho

Ronaldo Mazza

L�dio Cabral

Deputado Lúdio Cabral, do PT, quer coibir humilhação no trabalho: "problema clandestino"

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou um projeto de lei para prevenir e punir o assédio moral em todos os Poderes da administração pública em Mato Grosso. O texto prevê as penalidades de advertência, suspensão, destituição de cargo em comissão ou de função comissionada e demissão, variando de acordo com a gravidade do ato, que será apurado por meio de processo administrativo disciplinar (PAD).

“O assédio moral, também chamado de humilhação no trabalho ou terror psicológico, acontece quando se estabelece uma hierarquia autoritária, que coloca o subordinado em situações humilhantes. Problema quase clandestino e de difícil diagnóstico. E, se não enfrentado de frente, pode levar à debilidade da saúde de milhares de trabalhadores, prejudicando seu rendimento”, disse Lúdio na justificativa do projeto.

O projeto caracteriza como assédio moral diversos atos de desrespeito e discriminação. Entre eles, desqualificar, reiteradamente, a autoestima ou a imagem de agente público, subestimar publicamente as aptidões e competências, submetê-lo à situação vexatória, fomentar boatos inidôneos e comentários maliciosos, além de valer-se de cargo ou função comissionada para induzir ou persuadir agente público a praticar ato ilegal, entre outros. 

A proposta de Lúdio prevê também a criação de comissões de conciliação e medidas preventivas, como cursos para prevenir e extinguir práticas inadequadas, debates e palestras.  A proposta começa a tramitar no Legislativo e não tem data para ser votado.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • FABIANO | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 17h29
    0
    3

    SERIA LEGAL FAZER UM PROJETO PARA ACELERAR PUNIÇÃO AOS SERVIDORES QUE ODEIAM TRABALHAR E QUE TEM UMA HIERARQUIA COBRANDO RESULTADOS MÍNIMOS... ESTE PÉSSIMOS FUNCIONARIOS S ARVORAM EM "ASSÉDIO MORAL" PARA SEGUIR COM SUA CARREIRA INÚTIL.

  • Maria | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 15h04
    1
    0

    SENHOR LÚDIO CABRAL O MAIOR TERROR PSICOLÓGICO É O QUE SEUS COLEGAS DEPUTADOS MADEIREIROS FIZERAM E VEM FAZENDO PARA ACABAR COM A IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS EM TRANSITO DESENVOLVIDA PELO INDEA A MAIS DE 40 anos.

  • Véio Joaquim | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 09h51
    4
    11

    Deputado....MI MI MI MI MI MI MI MI MI MI.......

  • edu | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 09h49
    7
    0

    boa ideia, começe fasendo pela assembléia.

  • Nilza | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 09h05
    9
    2

    SENHOR DEPUTADO LÚDIO CABRAL TEM DE PUNIR OS COLEGAS DEPUTADOS MADEIREIROS O QUE ELES VEM FAZENDO COM OS SERVIDORES DO INDEA (IDENTIFICADORES DE MADEIRAS) É MAIS DO DO QUE ASSÉDIO MORAL, PORQUE ESSES DEPUTADOS VEM LEGISLANDO A FAVOR DA CAUSA PRÓPRIA A MUITO TEMPO, TENTARAM POR DIVERSAS VEZES REVOGAR A LEI 235/2005 DA IDENTIFICAÇÃO DE MADEIRAS, NÃO CONSEGUINDO RESOLVERAM REVOCAR A LEI.4171 DE 1979 DA FISCALIZAÇÃO DE DEFESA DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS DA CRIAÇÃO DO INDEA, ISSO TUDO É MAIS DO QUE ASSÉDIO MORAL E TAMBÉM É RETROCESSO AMBIENTAL, TUDO PARA AFROUXAR A FISCALIZAÇÃO DO TRANSPORTE DE MADEIRAS. AVANTE MPF, MPE, PF, e JUVAM, etc.

  • valda | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 07h49
    0
    0

    valda, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Francisco Santo | Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019, 07h48
    7
    8

    Maior terror psicológico que seu partido ? Aquilo sim é literalmente de matar.

Matéria(s) relacionada(s):

Beto decide em maio quem vai apoiar

beto farias 400 curtinha   O prefeito barra-garcense e empresário Beto Farias (foto), que conclui neste ano o segundo mandato consecutivo, não sabe ainda quem apoiar à sucessão municipal. E só tomará uma decisão em maio, já faltando dois meses para as convenções. Até...

Lucas impõe regras pra cortar energia

luiz binotti 400 curtinha   Em Lucas do Rio Verde, a Energisa está proibida de interromper o fornecimento de energia elétrica, mesmo por inadimplência, sem informar ao consumidor, por escrito e com antecedência de 15 dias, sobre a suspensão dos serviços. O projeto aprovado pelos vereadores se transformou na...

Cidinho declina do convite à suplência

cidinho 400 curtinha   O ex-senador e empresário Cidinho Santos (foto), do PL, declinou do convite para compor uma das suplências da chapa ao Senado de Otaviano Pivetta (PDT). Em princípio, ele havia aceitado ser o primeiro-suplente. Mas questões empresariais não permitem que neste ano Cidinho concorra a cargo...

Conselhos, o populismo e a reeleição

ze do patio 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio (foto), bastante conhecido pelo perfil populista, busca se apegar cada vez mais às massas. Até para inaugurar um posto de saúde, Pátio, estrategicamente, aproveita para criar, ali na comunidade, os chamados conselhos. Busca debater...

Educação Inclusiva no Nilo Póvoas

marioneide 400 curtinha   A Seduc, sob Marioneide Kliemaschewsk (foto), decidiu desativar a tradicional escola estadual Nilo Póvoas, que funcionava há 50 anos no bairro Bandeirantes, em Cuiabá, o que acabou gerando protesto de pais e alunos. O prédio agora vai abrigar o Centro de Referência em...

Partidos com 2 ou mais pré ao Senado

margareth buzetti 400 curtinha   Dirigentes partidários estão passando apurado, nesta fase de pré-campanha, para conduzir o processo de escolha de candidatura ao Senado para a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais. Mesmo sabendo que as chances são remotíssimas de êxito nas urnas, alguns...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.