Legislativo

Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 16h:19 | Atualizado: 04/04/2011, 17h:38

Debate

Maggi não fecha com ruralistas e concorda com Código Florestal

     O senador Blairo Maggi (PR) criticou a manifestação que os ruralistas pretendem fazer nesta terça (5), em Brasília, para forçar a votação do Código Florestal pelo Congresso Nacional.

      A bancada ruralista está mobilizando, junto com entidades representativas do setor e órgãos públicos da agricultura nos Estados, produtores para um megaprotesto que promete reunir de 12 mil a 15 mil pessoas.

    “Acho a manifestação desnecessária”, disse Maggi em entrevista exclusiva ao RDNews. “Não é necessária porque as coisas estão sendo bem conduzidas”, acrescentou.

      Indagado se não haveria risco, como temem os ruralistas, de o relatório do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B), como o qual o setor está fechado, ser mudado por pressões de ambientalistas, agricultores familiares e até o governo, Maggi disse que não há esse risco. “Não creio”, afirmou.

    Ele defende que haja um consenso entre os dois lados. “Alguns ajustes deverão acontecer nesse relatório. Acho que os dois lados vão ter que ceder para as coisas chegarem num entendimento”, argumentou.

      Ele acredita que esse entendimento é possível porque enxerga que do lado dos ambientalistas e do lado do setor produtivo as diferenças são muito pequenas hoje. “São muito pequenas perto do que tínhamos no passado”, acrescentou.

    Contudo fez questão de enfatizar: “Mas não sou contra a manifestação. Eu só acho que não seria necessário. Se querem demonstrar, então vamos demonstrar. Só tenho medo dessas demonstrações de um lado querer fazer e aí o outro lado vai querer fazer também, e pode virar confusão”.

    Maggi evidenciou não estar muito disposto a abraçar as bandeiras da Frente Parlamentar da Agropecuária, a chamada Bancada Ruralista. “Sou uma pessoal ligada ao agronegócio, eu vivo desse negócio, em Mato Grosso ele é muito importante e as bandeiras da bancada ruralista são importantes. Mas eu não sou uma pessoa de fechar fileiras com isso. Eu não vou ser um senador de uma nota só, durante o meu período eu não vou ser mono-termo ”, afirmou. E emendou: “Sempre que for preciso ajudar e eu vou estar junto. Mas eu quero ser um senador também de outros debates, de outras teses, não quero ter uma atuação exclusiva nesse assunto”.

     A Marcha

    Os ruralistas pretendem deslocar para Brasília pelo menos 12 mil pessoas de todo o Brasil nesta terça. De Mato Grosso devem participar pelos menos 500 pessoas, que serão trazidas de ônibus que estão sendo fretados pelo governo do Estado e pela Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso).

     A ideia é pressionar os senadores e deputados a apreciarem com urgência o relatório do deputado Aldo Rebelo. O documento já foi aprovado em comissão especial e devia ter ido ao plenário da Câmara desde o início da legislatura. Mas não figura como prioridade. Daí a mobilização dos ruralistas.

    O temor do setor é que a pressão dos ambientalistas, governadores e de setores do próprio governo consiga fazer alterações que não se enquadrem nos interesses dos produtores rurais. Apesar de conseguir mobilizar praticamente todo o arco do meio rural nesta questão do Código Florestal, há pressões por parte da agricultura familiar por pontos que lhes favoreçam especificamente.

    Essa reivindicação e as reivindicações dos ambientalistas, mais a possível interferência do governo, podem emperrar a aprovação do Código Florestal com a urgência que os ruralistas desejam.

     O próprio deputado Aldo Rebelo já sinalizou com a possibilidade de introduzir em seu substitutivo as mudanças reivindicadas. Ressaltou, no entanto, que pretende apresentar um texto “o mais próximo possível do consenso, para que o Plenário vote pontualmente apenas o que for divergente”.

     Semana passada o presidente da Câmara Federal, deputado federal Marco Maia (PT-RS) prometeu colocar em tramitação na Casa, ainda este mês. Ocorre que tem-s somente mais esta semana e não há sinais de que a votação possa acontecer antes de quinta-feira, 31. Hoje o presidente da Bancada Ruralista, deputado Moreira Mendes (PPS-RO) disse que o relatório Rebelo já tem o apoio de sete partidos na Câmara: PMDB, PTB, PR, PP, PSC, PSB e DEM.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • rodrigo | Quarta-Feira, 06 de Abril de 2011, 20h44
    0
    0

    tem que ver isso ai

  • olivio garces | Quarta-Feira, 06 de Abril de 2011, 08h00
    0
    0

    A questão do meio ambiente é uma questão que tem que ser vista com muita cautela, porque tem muito interesse em jogo! E quem pensa que e só a devastação das florestas que preocupa, é porque não ta bem informado, é só olhar para a questão do lixo domestico que esta sendo descartado em qualquer lugar sem nem um cuidado, olhar tambem para a questão energética e ver oque aconteceu no japão e refletir oque realmente tem que ser mudado, e parar de querer colocar a culpa encima do primeiro que aparece, ta na hora de cada um fazer a lição de casa sem criticar uns aos outros. Ambientalistas e ruralistas todos tem que se alimentar, então chegou a hora de parar e sentar ao redor da mesa e chegar em um acordo que possa ser bom para ambos os lados.

  • João | Terça-Feira, 05 de Abril de 2011, 08h15
    0
    0

    As pessoas aprendem errando mas permanecer no erro e burrice, Produtores lutem pelo que vocês querem, não esperem dos políticos atitudes para ajuda-los, esta política do meio ambiente, vai prejudicar não só os produtores, mas tambem a população brasileira,a proposta tem que ser boa para ambos os lados, Um grande homem um grande político não esquece suas promessas de campanha nem o meio que o elegeu.

  • MAURICIO KIHARA | Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 21h13
    0
    0

    Quanto a questaõ do meio ambiente ,todos nos temos que ter conciencia de cuidar do meio ambiente,que morramos educar os jovems e os demais ,para que naõ continuem destruindo os rios as matas ,mais tem que rever a quantidade de desmatamento por que a populaçaõ esta aumentando e precisamos de terras para produzirmos .....

  • Leo Kuiabano | Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 19h09
    0
    0

    Tomara que o ilustre Senador tenha se dado conta de que a proposta de anistiar os fazendeiros que usaram e abusaram (ganharam dinheiro) das reservas florestais é imoral e indecente.

  • marcos cesar marques de moraes | Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 18h51
    0
    0

    a questao do meio ambiente, e muito preocupante,se trata do interesse do planeta, mas...se tratando Blairo Maggi, se trata de um grande produtor,mas,tambem se treata de um grande politico, e de um grande Homen.

  • floribelo | Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 17h31
    0
    0

    sei....

  • claudio | Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 17h09
    0
    0

    Esse Blairo e mesmo cara de pau, usou e abusou desmatando ate a beira do rio de suas fazendas, e agora quer vir com outro discurso, agora quer pousar de ambientalista, pensa que o povo tem memoria curta

  • MANOEL DO MEIO | Segunda-Feira, 04 de Abril de 2011, 16h47
    0
    0

    tchá! esse botchetchudo non tá co nada!!!

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.