Legislativo

Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 14h:20 | Atualizado: 25/03/2020, 14h:47

"NAVIOS NEGREIROS"

Movimento negro repudia Medeiros: desrespeito e desprezo pela nossa história

Assessoria

Jos� Medeiros

Deputado José Medeiros, em entrevista; ele voltou a usar as redes sociais para atacar adversários e criar polêmica com comentários questionáveis

O Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, juntamente com 32 entidades da sociedade civil, repudia o deputado federal José Medeiros (Podemos) pela postagem na qual compara o desembarque de médicos cubanos na Itália com navio negreiro. O episódio, apontado nas redes sociais como injúria racial, aconteceu no último domingo (22).

O Conselho Lembra que o tráfico negreiro foi uma das maiores tragédias da história da humanidade. Por isso, afirma não admitir que Medeiros utilize o martírio de milhões de negros e negras que foram  escravizados no continente africano para fazer comparação chula com a missão humanitária cubana por questões ideológicas particulares.

Embora reconheça a liberdade de expressão de Medeiros, o Conselho diz que o parlamentar incita de forma agressiva o desrespeito e desprezo pela história da população negra. Por isso, pede providências a Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

PageFlips: Nota Repúdio Medeiros

O documento também lembra que a Constituição Federal repudia o racismo. Além disso, pontua que a prática é crime inafiançável.

Outro lado

Diante da repercussão negativa da postagem, Medeiros divulgou nota explicando sua intenção. Disse que os médicos são escravizados pelo regime cubano, mas negou que seja racista.

“Ficam com o dinheiro pago por outros países para estes profissionais, restando a cada um deles só o necessário para a subsistência. Sou responsável pelo que falo, não responderei por distorções feitas por canalhas”, postou o parlamentar.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • naldo | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 10h44
    0
    0

    naldo, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Jedae | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 08h57
    1
    0

    Jedae, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Jedae | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 08h55
    1
    0

    Jedae, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • SOU NEGRO E NÃO VIVO DE TETA | Quinta-Feira, 26 de Março de 2020, 08h34
    3
    5

    Só recordando que os escravos, "milhões de negros e negras" ERRAM CAPTURADOS PELOS PRÓPRIOS NEGROS NA ÁFRICA, assim para quem tem um pouco de capacidade intelectual, a covardia não esta simplesmente na raça branca, muito maior nos próprios negros que capturavam e vendiam seus irmãos. Só tonto não entendeu a analogia que o deputado fez, muito mimi e pouca responsabilidade de todos esses conselhos que estão loucos da vida por terem sido cortadas as tetas de dinheiro dos nossos impostos.

  • naldo | Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 18h54
    10
    1

    Jedae, como você é idiota! Muuuuuu! Será que tua vida é disseminar o ódio? Pessoas como você são um câncer para a sociedade.

  • José Roberto Colturato Perez | Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 18h53
    3
    13

    Não entendo o nosso Ministro da Saúde prefere fomentar o governo comunista de Cuba trazendo os médicos cubanos para o Brasil ,e despreza os medicos brasileiros formados nos paises visinhos. Entendi muito bem a colocação do deputado federal Medeiros.

  • Joaquim Silva | Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 16h45
    8
    17

    O cara estava falando de condição análoga a escravidão: o navio negreiro serviu para transportar escravos, uma página triste de nossa história. Os cubanos trabalham (e muito) e a ditadura segura quase 80% de seu salário. Esses que atacam o deputado deveriam mandar cartas de protesto para Cuba questionando o motivo dessa injustiça. Os médicos são quase obrigados a trabalharem nessas condições, pois lá se paga muito pior. Que inversão de valores... Consulte o código penal brasileiro, art. 149 e saiba o que significa isso e o que estes cubanos passaram aqui... esse entendimento foi ratificado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas... quem apoia o trabalho destes profissionais nestas condições é que comete crime.

  • Jedae | Quarta-Feira, 25 de Março de 2020, 15h28
    8
    21

    A quadrilha petralha, junto com os barbudinhos da ilha da fantasia, rachavam 70% - Isso é o que?

DEM e voz na Câmara após 16 anos

marcelo bussiki 400 curtinha   O DEM (antigo PFL) passa a ter voz na Câmara da Capital 16 anos depois. Aproveitando a janela de março em que a Justiça Eleitoral permite mudança de legenda sem risco de perda do mandato, dois vereadores migraram para o Democratas, sendo eles Marcelo Bussiki (foto) e Gilberto Figueiredo, que...

MDB agora com 2 na Câmara-Cuiabá

juca do guaran� curtinha 400   O MDB do prefeito Emanuel Pinheiro, que não elegeu vereador em 2016 em Cuiabá, agora ganha duas vozes na Câmara. Tratam-se de Juca do Guaraná (foto), militante histórico do nanico Avante que resolveu migrar para a legenda emedebista, e do recém-empossado...

PT segue sem voz na Câmara-Cuiabá

bob pt 400 curtinha   O PT, presidido em Cuiabá por  Elisvaldo Almeida, o Bob (foto), está mesmo "queimado" e sem prestígio. Em meio ao troca-troca de partido entre os vereadores cuiabanos, aproveitando a janela de março, cujo prazo para mudanças para quem deseja se candidatar em outubro encerrou-se neste...

Deputado, única causa e os interesses

xuxu 400 curtinha   Xuxu Dal Molin (foto), deputado pouco atuante e limitado a defender a bandeira do agronegócio, é mais um daqueles que demonstram, na prática, usar a política para beneficiar os seus. De familiares de agricultores, Xuxu bateu duro, se posicionando contra a proposta encaminhada pelo governador Mauro...

Vereadores de ROO e trocas de siglas

fabio cardozo 400 curtinha   Em Rondonópolis, praticamente a metade dos vereadores está aproveitando a janela, que se encerra neste sábado, para mudar de partido, e já com as atenções voltadas à reeleição. E, com a dança das cadeiras, o Solidariedade do prefeito Zé do...

Podemos absorve a turma do barulho

O Podemos conseguiu juntar no seu diretório em Cuiabá a turma do barulho. Dela fazem parte dois com mandatos cassados, Abílio Júnior, que perdeu a cadeira de vereador por quebra de decoro, e a senadora Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico, mas que ainda continua no cargo. Selma impôs condições para seguir no partido. Chegou a negociar ida para o PSC. E ganhou a presidência municipal do Pode, forçando o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.