Legislativo

Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 18h:15 | Atualizado: 14/11/2019, 18h:40

SOB RISCO

Na defesa, Abílio diz que denunciante quer vaga e pede arquivamento de cassação

Secom-Câmara

Abilio Junior

O vereador Abílio Júnior discursa durante sessão plenária da Câmara de Cuiabá

O vereador Abílio Júnior (PSC) apresentou defesa à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá, no âmbito do pedido de cassação apresentado pelo diretor do Hospital Municipal São Benedito Oséas Machado, no último dia 15 de outubro. Além da perda do mandato, o requerimento também solicita a consequente inelegibilidade.

A peça relata que o parlamentar se comportou de forma inadequada, desacatando e constrangendo o próprio Oseás e outros servidores, ao fiscalizar a unidade de saúde em setembro do ano passado.

No pedido de cassação, Oséas ainda elenca episódios em que Abílio ofendeu pelo menos 11 colegas vereadores em plenário, nas redes sociais e em entrevistas a diversos veículos de comunicação, além de fazer acusações sem provas e atacar a imagem do Legislativo Cuiabano. A peça conta com diversos anexos para comprovar as denúncias.

Os vereadores citados como vítimas de Abílio são Adevair Cabral (PSDB), Renivaldo Nascimento (PSDB), Misael Galvão (PSB), Chico 2000 (PL), Toninho de Souza (PSD), Adilson da Levante (PSB), Clebinho Borges (DC), Mário Nadaf (PV), Marcos Veloso (PV), Doutor Xavier (PTC) e Juca do Guaraná Filho (Avante).

Defesa

 Na defesa de 64 páginas, Abílio sustenta que o pedido de cassação configura constrangimento ilegal e abuso de autoridade. Cita ainda que Oséas é o primeiro suplente do PSC e assumiria o mandato no seu lugar e portanto, tem interesse pessoal na cassação.

Além disso, Abílio afirma que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar não tem legitimidade para conduzir processo de cassação. Segundo a defesa, uma Súmula Vinculante do STF determina que seja feito através de Comissão Processante .

Neste sentido, Abílio alega que o pedido de cassação deveria ter sido apresentado à presidência da Câmara. Por isso, requer a nulidade do processo.

Na peça, Abílio também pede a suspeição do presidente da Comissão de Ética de Decoro Parlamentar Toninho de Souza (PSD). Lembra que já foi ofendido pelo colega de Câmara, o que foi objetivo  de representação já arquivada.

Alega também que o pedido de cassação é retaliação pela sua “atuação combativa” e que a fiscalização no Hospital Municipal São Benedito foi realizada “dentro da lei” enquanto presidente da CPI da Saúde.

Antes de pedir o arquivamento do pedido de cassação, Abílio pontua que os incidentes envolvendo pelo menos 11 vereadores são parte do debate de ideias. Também pede que todos os documentos, áudios, vídeos e matérias jornalísticas juntadas ao processo sejam impugnados.

Agora, cabe ao relator do processo de cassação Marcrean Santos (PRTB) analisar a defesa e decidir se recomenda ou não a cassação de Abílio. A decisão final será do plenário.

Como testemunhas de defesa, Abílio apresenta os vereadores de oposição Diego Guimarães (PP), Felipe Wellaton (PV), Marcelo Bussiki (PSB), Dilemário Alencar (Pros), Lilo Pinheiro (PDT) e Wilson Kero Kero (PSL). Também estão na lista o deputado estadual Ulysses Moraes (DC) e alguns assessores parlamentares.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Fagner Raione Silva Arruda | Sábado, 16 de Novembro de 2019, 10h06
    2
    0

    Gostaria de perguntar ao vereador Abílio. Dizer ao Vereador Juca do Guaraná "que nem os dentes são deles" é debate de idéias? Dizer ao Vereador Adilson Levante "que ele tem que parar de beber" é debate de idéias? Dizer que o Presidente da Câmara "fraudou processo legislativo" é debate de idéias? Está apenas colhendo o que você plantou!

  • joao | Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019, 20h32
    1
    8

    ABILIO E UNS DO UNICOS QUE FISCALIZA A PREFEITURA

Matéria(s) relacionada(s):

Sindal e a traição por alíquota de 14%

jovanildo antonio sindal curtinha 400   Jovanildo Antonio da Silva (foto), presidente do Sindal que já tem uma atuação pífia, agora está levando porrete de todo lado dos servidores da Assembleia. É que, ao invés de sair em defesa da categoria e se manifestar contra o projeto do governo de elevar a...

2ª suplente de Selma amarga 2 perdas

clerie fabiana curtinha 400   Clérie Fabiana Mendes (foto), que surgiu do nada na vida pública e ganhou notoriedade como 2ª suplente da senadora Selma Arruda, vai perder duas vezes. Primeiro, ficará sem o cargo eletivo, por causa da cassação da chapa, encabeçada por Selma, por caixa 2. Segundo,...

Após aprontar, Abílio pede desculpas

juca do guaran� curtinha 400   Acuado, Abílio Brunini (PSC) recorreu agora a uma outra estratégia na esperança de escapar da cassação do mandato, depois de tanto aprontar, com denúncias sem provas, constrangimento, brigas, manipulação e ataques a diversas pessoas. Da...

Cervejaria cuiabana devolve R$ 270 mi

rogerio gallo 400 curtinha   Após negociação, por intermédio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA), uma cervejaria de Cuiabá vai devolver aos cofres públicos cerca de R$ 270 milhões nos próximos dias. O montante se refere a diferenças no ICMS...

Lei em Cuiabá veta cortar luz e telefone

misael galvao 400 curtinha   Seguindo exemplo de outros municípios, a Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), rejeitou veto do prefeito Emanuel e promulgou uma lei, que proíbe empresas de gás e concessionárias de serviço público de energia elétrica, no caso a Energisa,...

Visita a todos setores e agradecimento

domingos neto tce 400 curtinha   Numa demonstração de humildade e respeito aos servidores, o presidente do TCE Domingos Neto visitou nesta 4ª todo os setores do Tribunal para agradecer pessoalmente o esforço, dedicação e a contribuição de cada colaborador para que sua gestão do...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.