Legislativo

Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 17h:04 | Atualizado: 30/09/2020, 17h:07

assembleia

Negro e sindicalista, Henrique assume cadeira na AL e diz ser voz das minorias

Professor e sindicalista, Henrique Lopes (PT) assume hoje a vaga de Valdir Barranco (PT), que se licenciou para se dedicar a sua campanha ao Senado. O Parlamento quebra o período de 12 anos sem um representante negro e Henrique, que vai legislar por dois meses, quer ser “a voz” das minorias dentro da Assembleia. 

A última vez em que uma pessoa negra ocupou uma das 24 cadeiras do Parlamento foi em 2008, quando chegou ao fim o mandato da professora Vilma Moreira. Em 20 anos, o Henrique é o terceiro. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 28,9% dos deputados estaduais e 42,1% dos vereadores eleitos em 2016 no Brasil são pretos ou pardos. 

“Em 2018 foram eleitos 27 governadores, nenhum deles era negro. É uma equação muito simples: menos negros ocupando espaços políticos e de liderança, significa mais esquecimento. Nosso lugar é ocupando os plenários. Nos tribunais, mas como magistrados e não réus. É escancarando que muitos pretos estão longe de ocupar espaços de poder, apenas por não terem condições disso por estarem nas periferias, que vamos provocar novas políticas públicas”, dispara.

Fablicio Rodrigues

Henrique assume vaga de Barranco

Bandeiras

Henrique substituirá Barranco até o fim do processo eleitoral e pretende lutar pelos trabalhadores, bem como pelas minorias, como indígenas, quilombolas, sem-terra e pantaneiros. A atuação de Henrique, que por duas gestões esteve na presidência do Sintep-MT, maior órgão sindical de Mato Grosso, também terá a educação como um dos pilares. “ Vamos defender de forma intransigente o direito dos trabalhadores”, afirmou.

O sindicalista critica ainda o que classifica como cenário de retirada de direitos a nível Federal que tem sido replicado em Mato Grosso. "A valorização salarial dos servidores do Estado foi praticamente esquecida pelo governador Mauro Mendes. Penso que o Parlamento tenha que levantar a voz em torno disso e serei o porta-voz para exigir que enxerguem o trabalhador”, diz.

Pondera que a Lei 510/2013, conhecida como Lei da Dobra do Poder de Compra dos Profissionais da Educação, também é um dos debates que pretende acender na Assembleia. Para ele, a lei, que garante política justa de reajuste anual da inflação mais recomposição, para aumento real de 100% dos salários dos profissionais da Educação no período de 10 anos foi esquecida.

Iniciado em 2014, ela deveria ser cumprida até 2024. No entanto, desde 2015 a legislação não é cumprida. “Precisamos também trazer à tona os debates sobre a Revisão Geral Anual dos servidores. A luta é por um Estado com políticas públicas sólidas para Educação, Saúde e Segurança, que também devem ser voltadas para a diversidade cultural e social da nossa população, com atenção às mulheres, a comunidade LGBTQI+, negros e idosos. Para isso precisaremos da união de todos e todas”.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • netprogrammer | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 13h48
    1
    0

    Só mesmo essa galera "anti-horário" pra insistir nessa divisão da sociedade por cor da pele, classe, orientação sexual, gênero biológico, tá difícil entender que esse cidadão e TODOS OS OUTROS POLÍTICOS tem que trabalhar em prol de TODA SOCIEDADE (de bem é claro) independente de quem a compõe ? O fato de ser negro e sindicalista NÃO ACRESCENTA NADA, o que se observa é seu preparo, sua índole, suas intenções para com aqueles que irá representar.

  • Adaildon E M Costa | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 09h38
    3
    3

    Será que agora ele vai trabalhar?

  • Dra Cinara B. O. KATTY | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 09h31
    3
    1

    É um belo homem. Por fora parece Denzel Washington. Por dentro, guerreiro e combativo.

  • Sampaio | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 08h40
    7
    3

    Discurso antigo e conhecido semana que vem nem lembra mas , besta de quem acreditar , eu não esqueço de promessas de outros e que depois kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só preocupados em juntar dinheiro né ex. Toninho de Souza , Sargento Elizeu que começou vereador não terminou mandato , virou deputado e não vai acabar e já quer ser senador e o patrimônio já dobrou e o povo um bando de chera chera ...

  • Adriano | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 08h22
    3
    0

    Tmj irmão, é us guri!!

  • ILDO PEREIRA | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 07h44
    3
    6

    E MUITO IMPORTANTE PRA NOS COMO SOCIEDADE A PRESENÇA DE UM DEPUTADO NEGRO NA ASSEMBLEIA DESTE QUE REPRESENTE DE FATO AS MINORIAS NEGRAS, MAS ACONTECE QUE O DEPUTADO EM QUESTAO SEMPRE APARECE NA MIDIA SO REPRESENTANDO A EDUCAÇAO E ESQUECEM QUE SAO ELEITOS PARA REPRESENTAREM OS INTERESSES DE TODA UMA SOCIEDADE, ATUALMENTE A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA TEM UMS 15 FUNCIONARIOS PUBLICOS QUE FORAM ELEITO DEPUTADOS E OS MESMOS SO SE MOVIMENTAM PELO INTERESSES DE SUAS CLASSES, E UMA PENA EM POUCO TEMPO TEREMOS UM PARLAMENTO FORMADO SOMENTE COM SERVIDORES PUBLICOS, LIGADOS A SINDICATOS, SAUDE E SEGURANÇA.

  • Dos Santos | Quinta-Feira, 01 de Outubro de 2020, 00h28
    5
    2

    Independente de cor, raça, orientação sexual , religião, partido ou ideologia política que faça um bom trabalho! Está aí para representar e defender povo.

  • CRC | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 19h18
    13
    1

    Parabéns professor.... seja nossa voz na assembleia de MT... tmj companheiro....

  • Conceição A Martins - Seissa Martins | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 18h30
    12
    1

    Parabens amigo é colega de profissão de muitos tempo . Sei que vc vai fazer o melhor para a educação é potros pilares . Vc me orgulha é me representa .

  • BASSIM Chokr | Quarta-Feira, 30 de Setembro de 2020, 17h49
    9
    0

    Desejamos boa sorte para ele.

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

4 com as maiores chances ao Senado

carlos favaro 400 curtinha   Todos os principais candidatos ao Senado, na suplementar de 15 de novembro, para eleger quem ocupará a cadeira da cassada Selma Arruda, estão trabalhando com tracking eleitoral, metodologia que consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma...

Polarização entre Gustavo e os Maia

gustavo mello 400 curtinha   Em Alto Araguaia, três disputam a prefeitura, mas a briga eleitoral está mesmo polarizada entre o prefeito Gustavo Melo (foto), do PSB, e Martha Maia (PP), irmã do ex-prefeito por quatro vezes Maia Neto. Júnior da Farmácia (PSL) corre por fora, mas sem chance de êxito nas urnas....