Legislativo

Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2019, 16h:07 | Atualizado: 04/09/2019, 19h:02

ACAMPAMENTO

Oscar visita refugiados em RR e quer ação assistencial para venezuelanos em MT

Assessoria

Oscar Bezerra refugiados

Deputado Oscar Bezerra em visita a um acampamento de refugiados venezuelanos em Boa Vista (RO), nesta semana

O deputado estadual Oscar Bezerra (PV) viajou 2.100 quilômetros até Boa Vista (RR) para conhecer de perto a situações dos milhares de venezuelanos que já cruzaram a fronteira fugindo do regime de Nicolás Maduro. O parlamentar pretende utilizar as informações para mobilizar a Assembleia, o Governo do Estado e a sociedade para prestar assistência para os imigrantes do país vizinho que estão chegando a Mato Grosso.

Em Roraima, Oscar Bezerra já visitou o visitou um acampamento de refugiados venezuelanos em Boa Vista e  manteve conversações com representantes do Exército, Cruz Vermelha e ONU. Ainda hoje (04), o deputado se dirige para o município de Paracaima (a 215 km de Boa Vista), que faz fronteira com a Venezuela, para conhecer os problemas acarretados pelo fluxo migratório. O retorno está previsto para sexta (06).

“Vou ficar quatro meses na Assembleia e pretendo usar esse período para prestar assistência aos irmãos venezuelanos que estão vindo para o Brasil fugindo do regime perverso do ditador Maduro. Já que o Governo Federal abriu a fronteira para acolher, nós temos que prestar assistência. Muitos estão vindo para Mato Grosso e acabam no sinaleiro, com a família inteira, pedindo esmola. Precisamos garantir perspectivas para essas pessoas”, declarou Oscar, que é suplente do licenciado Faissal (PV).

O parlamentar ainda está analisando se a assistência aos venezuelanos que chegam a Mato Grosso será prestada por meio de projeto de lei ou por ação social. Entretanto, reforça que alguma coisa precisa ser feita.

“Preciso concluir essa missão, que não é oficial, é uma iniciativa individual, para definir qual a melhor alternativa. Tenho convicção que algo precisa ser feito e vou levar esse debate para o Parlamento. O empresariado pode ajudar com emprego para essas pessoas, muitas são qualificadas e estão prontas para o trabalho”, completa.

Números 

Segundo os últimos dados da Polícia Federal em Mato Grosso, mais de 4,1 mil carteiras de trabalho foram emitidas para venezuelanos em abril deste ano. Mas, no mesmo período, somente cerca de 1,4 mil foram admitidos. O desemprego é maior entre as venezuelanas – apenas 364 foram contratadas e 500 demitidas.

Em agosto, 118 imigrantes estavam na Casa do Imigrante em Cuiabá, Deste total, a maioria eram venezuelanos. De dezembro de 2018 até junho de 2019, já passaram aproximadamente 800 desta nacionalidade pela instituição.

Postar um novo comentário

Comentários (11)

  • Ruan | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 15h59
    1
    0

    Pelo menos algum deputado entendeu a gravidade deste problema para o Brasil e para MT. Saúde e Segurança são os pontos a serem debatidos.

  • Francisco | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 15h57
    0
    0

    Venezuelanos estão sofrendo com a ditadura comunista do Maduro. E agora estamos pagando a conta. Parabéns ao deputado por ter essa sensibilidade

  • Thiago | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 15h56
    0
    0

    O MT precisava entrar nesse debate. Parabéns ao deputado. Que Deus abençoe e vamos fazer a nossa parte.

  • Juarez | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 15h55
    1
    0

    Parabéns deputado. Alguém teve coragem de ir lá estudar o problema. Estamos vendo venezuelanos nas ruas de Cuiabá. É um problema nacional, tb de MT e humanitário.

  • marta | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 08h08
    1
    0

    tem que ajudar o prefeito a tirar os drogados e mendigos das ruas de cuiaba, do morro da luz e beco do candeeiro.

  • Roberto Lima Imperial Cuiabá | Quinta-Feira, 05 de Setembro de 2019, 06h55
    2
    0

    Só demagogia! Deputado, pq você ñ vai nas ver como anda a fila do corredor da morte, se existe medicamentos nas farmácias públicas, as demandas dos menos favorecidos matogrosses que vivem na extrema pobreza! É só colocar o pé no chão e não ficar copiando ideologia baratas pra se prover! Sua cidade deve ser uma maravilha não é? Não deve estar precisando de nada!

  • Gabriel Soares | Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2019, 19h33
    3
    2

    Mato Grosso tem sofrido com a vinda de venezuelanos. Esse é o resultado do comunista e ditadura na Venezuela e atinge Mt e o Brasil

  • Hélder | Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2019, 19h32
    1
    4

    Parabéns ao Oscar. Estamos sofrendo com muitos refugiadas da Venezuela em Mt. Temos que ajudar, mas tb pensar que seja um problema receber sem critérios os venezuelanos. Temos que garantir nossa soberania e uma ação humanitária.

  • Pastor Antonio | Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2019, 19h30
    0
    4

    A vinda de venezuelanos ao Brasil tem dado problemas de violência, desemprego, saúde pública. Isso é grave. Mato Grosso precisa debater esse tema urgente com o governo estadual, assembleia e governo federal.

  • Jurandir | Quarta-Feira, 04 de Setembro de 2019, 19h28
    0
    4

    Os problemas dos refugiados atingem todo o Brasil, e tem atingido MT. Muito bom saber da sensibilidade do deputado para auxiliar o governo de Mato Grosso e o Bolsonaro nessa questão.

Candidatos, tensão, debate e bate boca

antoniocarlos   Em debate tenso, na TV Vila Real (do grupo Gazeta) e, após troca de acusações sobre atos de corrupção e servidores fantasmas, os candidatos à Prefeitura de Cuiabá Abílio Júnior (Pode) e Emanuel Pinheiro (MDB) protagonizaram bate boca por mais de uma vez. O clima ficou...

Abílio contrata 400 fiscais para eleição

A campanha do candidato Abílio Júnior (Pode) decidiu contratar 400 fiscais para atuar nesta eleição de domingo. Isso derruba o discurso do candidato do Podemos de que todos atuam de forma voluntária em prol da sua vitória. Aliás, quando questionado sobre a grande estrutura que montou neste segundo turno, inclusive sobre a equipe de marketing, disse que todos são colaboradores. Na sua versão, ninguém recebe pelo trabalho,...

Entrando na briga à AMM muito tarde

maurao curtinha 400   Mauro Rosa, o Maurão (foto), que está encerrando o segundo mandato como prefeito de Água Boa, é o único candidato no duelo com Neurilan Fraga, que busca mais um mandato no comando da AMM, entidade que representa as prefeituras mato-grossenses. O problema é que Maurão entrou...

Com Paccola, Câmara terá polêmicas

paccola 400 curtinha   O vereador eleito pela Capital, tenente-coronel PM Marcos Eduardo Ticianel Paccola (foto), do Cidadania, promete levar muitas polêmicas para os embates que pretende travar no Legislativo. Ele é daqueles sem papas na língua. Defende, por exemplo, que a população tenha direito de se armar. Em...

Esposa de deputado na 2ª suplência

maria avalone 400   Não foi só o deputado estadual Wilson Santos que frustrou-se na tentativa de eleger membro da família à cadeira de vereador. O também parlamentar Carlos Avalone, presidente regional do PSDB, apostou todas as fichas na esposa Maria Avalone. Mas ela só chegou à...

Neurilan e apoio de Botelho à AMM

eduardo botelho 400 curtinha   Em busca de apoio de lideranças políticas para permanecer no comando da AMM por mais três anos, Neurilan Fraga foi pedir socorro para o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (foto). Quer que o parlamentar seja o presidente de honra de sua chapa. Neurilan tem se articulado como pode e,...