Legislativo

Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 13h:31 | Atualizado: 12/08/2020, 14h:17

emedebista grávida

Para alimentar rivalidade, Ulysses pede vista da licença-maternidade de Janaina

Rodinei Crescêncio

Ulysses Moraes e Janaina Riva

Os deputados Ulysses Moraes e Janaina Riva, que está prestes a ganhar o 3º filho; emedebista espera aprovação de licença a partir de 20 de agosto

O deputado Ulysses Moraes (PSL) parece que está misturando divergências políticas com questões pessoais e  usando  a gestação da colega Janaina Riva (MDB) para alimentar a rivalidade entre os dois parlamentares. Na sessão matutina desta quarta (12), pediu vistas e impediu a Assembleia de votar a resolução que garante licença-maternidade para a emedebista a partir de 20 de agosto.

No entanto, Ulysses nega o intuito de prejudicar a licença-maternidade de Janaina. Afirma que o objetivo do pedido de vista é impedir que receba vantagens indevidas durante o afastamento.

Ocorre que Janaina está na reta final da gestação do terceiro filho, chamado Diogenes. O parto do menino está previsto para 25 de agosto. Por isso, a deputada pretende entrar em licença-maternidade  cinco dias antes.

Essa não é a primeira vez que Ulysses tem posicionamento controverso sobre o assunto. Em 26 de junho deste ano, após 185 anos de fundação da Assembleia, foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que garante licença-maternidade de 180 dias para deputadas e licença-paternidade de 5 dias para deputados.

A aprovação foi quase unânime. Somente Ulysses se absteve da votação da PEC de autoria do deputado estadual João Batista (Pros).

Outro Lado

Ulysses justificou o pedido de vista alegando que vai apresentar uma emenda retirando do projeto de resolução que garante a licença-maternidade para Janaina a palavra “vantagens”. “Assim, a deputada receberá apenas o subsídio no período em que estiver afastada da Assembleia." Fiz isso para garantir que tudo esteja em conformidade com a PEC e a Constituição Federal”, garantiu, negando qualquer perseguição contra a colega.

Ao , Janaina lembrou que tentou explicar que as vantagens em questão são “remuneratórias” e não “indenizatórias”. Ulysses não deu ouvidos a colega-gestante.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Letícia | Quinta-Feira, 13 de Agosto de 2020, 00h18
    0
    0

    Pq ele não vai questionar outras coisas ao invés de questionar a licença maternidade de uma mãe?

  • Fernanda | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 23h00
    0
    0

    Como mulher me Sinto extremamente ofendida com a ação desse parlamentar. Com certeza ele não é pai. Não tem um filho e não sabe o que é uma gestação! Governar não pode ser dessa forma. Qualquer funcionária pública tem o direito a licença maternidade de 6 meses. Ela não está fazendo nada errado. Errado está ele que ao invés de fiscalizar e cobrar do governo e prefeito o que foi feito com o dinheiro que receberam por conta do covid, fique perdendo tempo em perseguir uma parlamentar por conta de uma licença maternidade. Vergonha p Mato Grosso esse deputado!

  • Jukinha anônimo | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 22h44
    0
    0

    A nobre Deputada falou em vídeo que não irá pegar V.I durante a licença.

  • Cidadao | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 21h20
    3
    2

    Licença de 6 meses com V.I. de 65k? ai fica fácil mesmo... certo o deputado Ulysses de questionar e pedir vistas pra verificar a situação!

  • FRANK SABIÁ | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 18h54
    3
    2

    Muito Bom, Deputado ULISSES. Isso aí é o Justo. POIS um SUPLENTE Assumirá, e a V.I é para ser Gasta com despesas do Gabinete. Um Detalhe: Não Existe dinheiro público, Existe dinheiro do Pagador de Impostos.

  • marcia | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 18h37
    4
    0

    APOSENTAR COM O SALARIO DE FUNCIONARIO PRIVADO ELES NÃO QUEREM NE? PORQUE PRECISA TER UMA LEI SOBRE ISSO, ENTRA NA QUE TODAS AS GESTANTES JA ESTÃO, CONCORDAM?

  • Roseli | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 18h09
    3
    2

    Corretíssimo. A maioria das mães tem 4 meses de licença. O que fez esta senhora para ter 6 meses? Neste período terá quais vantagens? Verba de gabinete e todos os penduricalhos? Tem que explicar!

  • Neto | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 16h59
    14
    9

    Eu realmente nunca achei que esse Ulysses tinha cara de deputado mas qualquer um que peitar um clã da familia Riva já ganha meu apoio.

  • Marcos Jorge | Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020, 14h16
    17
    6

    Nem gosto desse deputado MBL, mas é claro que está correto. Essa lambança com o dinheiro do contribuinte tem que acabar.

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.