Legislativo

Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 10h:35 | Atualizado: 15/01/2021, 10h:45

CUIABÁ

Plano de vacinação é “encenação” e não há vacina para todo mundo, diz vereadora

A vereadora Edna Sampaio (PT) vai pedir nesta sexta (15) à secretária municipal de Saúde informações detalhadas sobre o plano de vacinação contra a Covid-19 anunciado pela Prefeitura de Cuiabá. Quer obter da secretária Ozenira Félix respostas sobre infraestrutura, calendário de vacinação e a garantia de oferta gratuita da vacina pelo SUS.

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Vereadora Edna Sampaio

Ontem (14), o prefeito Emanuel Pinheiro divulgou que vai iniciar a vacinação na quarta (20). A vereadora apontou sua preocupação com a falta de um planejamento, tendo em vista que se trata de um tipo de imunização inédita, e questionou a existência de doses suficientes. E diz cobrar do Executivo a apresentação do plano de vacinação para a apreciação da Câmara, já que ele demandará recursos específicos. 

Quem vai se vacinar primeiro? Tem que ter uma estratégia para identificar esse público

Ela também diz estar levantando as condições físicas das salas de vacinação, o quadro de pessoal e a capacitação dada aos profissionais da rede básica de saúde, onde o prefeito afirmou que acontecerá a imunização.

Na noite desta quinta, o Grupo de Trabalho Saúde e Vacinação, que compõe o Mandato Coletivo da vereadora, se reuniu com os médicos Cor Jesus e Francisco José Dutra Souto, coordenadores do ensaio clínico da vacina Coronavac junto ao Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) para discutir as possibilidades de uso do imunizante (desenvolvido pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sinovac) e de outras vacinas em teste.

O grupo de trabalho vai convocar o comitê de enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde e mobilizar outros parlamentares, além de encampar a campanha #Vacinajacuiaba, voltada à mobilização da população. “Não é só uma questão de ter seringa, de ter pessoal para vacinar. O SUS tem uma estrutura para vacinar, mas precisa ter um plano e nele os critérios de vacinação. Quem vai se vacinar primeiro? Tem que ter uma estratégia para identificar esse público, fazer a gestão da quantidade de doses e a organização do sistema de vacinação”, disse a vereadora. (Com informações da Assessoria de Imprensa)

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Jedae | Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 08h32
    0
    1

    Este Governador do Amazonas está tentando puxar o saco do Presidente Patriota Bolsonaro para ver se ele é aliviado das ações da Polícia Federal. Mas, pelo menos, o depoimento dele desmontou a narrativa da esquerda de que o Presidente Bolsonaro é o responsável pelo o que ocorre no Amazonas. Agora, os verdadeiros culpados precisam ser apontados: os Deus Supremos do STF que decidiram que tudo relativo ao vírus chinês cabia aos Governadores e Prefeitos??? Até quando os Ministros do STF irão tomar decisões abjetas quanto esta e nada irá acontecer com estes seres amaldiçoados por Deus, estes demônios, estes desgraçados sairão impunes? PQP! Estes Senadores que elegemos são uns bostas e este Presidente do Senado é o pior deles - não pautar nenhum dos Impeachments dos Ministros do STF? Nossa Constituição Federal de 1988 precisa ter urgente uma emenda constitucional que possibilite o controle dos atos dos Ministros do STF não apenas pelo Senado (pq estes desgraçados destes Senadores nunca fizeram p. nenhuma contra Ministro do STF) e acrescentar um segundo controle dos atos dos Ministros do STF pelo Chefe do Poder Executivo. E para instaurar o impeachment basta que um dos chefes de poderes legislativo ou executivo peçam tal instauração. Caso contrário estamos f.didos e condenados ao resto da vida a viver a ditadura do STF.

  • CARÁTER E HUMANIDADE | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 15h16
    1
    3

    Sábias palavras vereadora. Imaginem o desvio de vacinas nos locais onde ficam armazenadas e/ou dentro das próprias unidades. Não é uma elucubração, é fato, sabemos que isso acontece com vacinas. Houveram casos de desvios do Kit Covid, imaginem agora. Não teremos em cada posto e/ou local de vacinação uma guarnição. Seria utópico pensarmos que isso não ocorrerá. Quem não pagaria para furar a fila, ou, desviar vacinas. Quais controles serão feitos, até agora o discurso de proteção da carga é lindo, mas um vidrinho de vacina cabe na palma das mãos. Terá chip para rastreabilidade? Lembremos que vivemos num país onde ser esperto e picareta é sinal de inteligência. CABE A POPULAÇÃO FISCALIZAR, DENUNCIAR SEJA QUEM FOR...VIZINHOS, AMIGOS, SERVIDORES PÚBLICOS.....não é uma questão de ser certinho(a), mas é lembrar que sua sobrevivência e de seus familiares dependerá da integridade daqueles(a)s que deterão a única e possível, ao menos é o que dizem os cientistas de termos um pouco mais de sossego.

  • HELO | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 15h09
    5
    0

    Por que não te calas "Magda"???????

  • Alex r | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 14h22
    1
    0

    orlandir cavalcante , vou fingir que o senhor quis tirar onda e não que é apenas um analfabeto funcional... Primeiramente perguntei acerca da Vereadora se informar junto ao site do ministério pq achei lá respostas não tão claras mas existem... Por incrível que pareça... Aproveitei o espaço para questionar acerca da volta as aulas que deveria ocorrer após vacinação... Só que segundo a CNN a vacina é contra indicada a menores de idade .... Então cidadão da pra continuar tapado em meio a pandemia?

  • Luis | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 14h21
    5
    0

    Começou ruim esta Vereadora

  • Matheus | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h31
    11
    0

    Mas é obvio vereadora que nesse momento não há em lugar nenhum vacina para todos. Vossa declaração é politiqueira, aliás, não poderíamos esperar outra coisa senão está.

  • JEFERSON SILVA DE MATOS | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 13h04
    8
    1

    MELDELS!!!! Essa "senhora" aí entende tudo, né? De macumba a física quântica. De como fazer um pavê a como pilotar uma nave interplanetária. Se fosse o deus de nove dedos autor do tal plano de vacinação ela diria que é a "coisa mais linda que já viu".

  • orlandir cavalcante | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 12h07
    2
    3

    Alex r não sabia que o site da CNNBRASIL é do Ministerio da Saude kkkkk

  • Alex r | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 11h23
    3
    5

    Bom primeiramente a senhora leu e acessou o site do ministério da Saúde? MAS vou aproveitar o espaço pra quem é contra a volta das escolas . https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/09/vacina-da-covid-19-e-contraindicada-para-menores-de-18-e-gestantes-diz-plano Agora que não serão vacinados os alunos não devem voltar a estudar e serem asnos pro resto da vida? Parabéns !

  • Chico | Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021, 11h15
    11
    9

    Esses políticos do PT tinham que ser OBRIGADOS a tomar a CORONAVAC a força. Se os efeitos fossem os esperados dar-se-ia ao restante da população. Povo hipócrita.

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...

VI de R$ 18 mil garantida na Câmara

juca 400 curtinha A verba indenizatória de R$ 18 mil para os vereadores da Câmara de Cuiabá está garantida, pelo menos por enquanto. Depois de diversas ações judiciais, derrubando a alta indenização por gastos do mandato, os vereadores implantaram o benefício novamente em dezembro. O...