Legislativo

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 07h:10 | Atualizado: 09/12/2019, 17h:07

APOSENTADORIA DE POLICIAIS

Policiais civis querem mesmos benefícios de militares: "corremos os mesmos riscos"

Antes mesmo da reforma da previdência ser encaminhada à Assembleia, deputados já recebem verdadeiras peregrinações por parte de algumas categorias de servidores. É o caso do deputado Delegado Claudinei (PSL), que já se reuniu com todas as áreas da Polícia Civil, por pelo menos duas vezes nas duas últimas semanas para debater as regras que deverão ser implantadas. 

O parlamentar explica ao que a principal reivindicação dos policiais civis é receber tratamento no regime previdenciário igual os policiais militares, com vantagens como a contribuição de 10,5%, que é menor do que os 14% que os demais servidores públicos terão que pagar no Estado.

“Nós queremos as mesmas regras dos militares para os policiais civis, porque a nossa profissão envolve risco, estresse e outros fatores que precisam ser levados em consideração”, justifica Claudinei.

Ronaldo Mazza

Delegado Claudinei

Delegado Claudinei afirma que tem recebido "peregrinação" de categorias cobrando direitos

O deputado afirma ainda que existem dúvidas dos policiais civis em adotar as regras da Emenda 103, promulgada pelo Congresso Nacional, no que se refere aos civis do Distrito Federal e policias que atuam nos poderes da União.

No caso dessas categorias, ficaram valendo as regras da Lei Complementar Federal 51 de 1985, que garante aos policiais civis se aposentarem involuntariamente independentemente de idade, após 30 anos de contribuição e 20 de polícia para homens, e 25 anos de contribuição e 15 como polícia, para as mulheres.

Neste quesito, a Emenda 103 foi mais generosa do que às regras aprovadas aos militares, porque estes, independente de ser homem ou mulher, terão que contribuir 35 anos e pelo menos 25 anos como policiais.

Por outro lado, a reforma nacional não livrou os policiais civis de contribuir com alíquota escalonada de acordo com a faixa salarial, que vai variar entre 7,5% a 22%, sendo que dentro do padrão dos salários mais altos do funcionalismo público federal, a alíquota efetiva a ser praticada de fato se situará em 16,7%.

Outra regra adotada aos militares que diverge da Lei Complementar 51, é que a aposentadoria compulsória acontecerá entre 50 e 70 anos, dependendo da patente. Essa idade mínima já existia para os militares, mas com parâmetro de 44 e 66 anos, quesitos que atualmente não se aplicam aos policiais civis.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • rogiu | Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019, 08h54
    2
    0

    Qdo falarem pra VOce que seu fFILHO concorre com filhos da CLASSE MEDIA / ALTA por vagas em Universidades e órgãos Públicos saiba que vc está muito ENGANADO, seu Filho CONCORRE NA VERDADE MESMO é com os PAIS (pais, mães, avós) desses filhos matriculados em escola de alto padrão pagos com NOSSO suor!! TODA VEZ QUE O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS SÃO DESVIADOS E NÃO CHEGAM NAS ESCOLAS, MERENDAS, POSTOS SAUDE, HOSPITAIS, ESPORTE, LAZER, PREVENÇÃO, EDUCAÇÃO, ETC o concorrente DIRETO dos nossos FILHOS são esses figuras pousando de camisas de linho, relogios, ternos e gravatas de alto valor. Para que serve TCE, MPE, Banco Central, Receita Federal? TJ? QUAL A LIGAÇÃO DESTAS SIGLAS DE FATO, o que elas fazem? O que cruzam de dados? Como acompanham os novos e mágicos milionários políticos e empresários relâmpagos? GANHAM SALÁRIOS JUSTOS (!?!?) mas cadê a a ação de fato em cima de disso tudo, em cima de situações que todo cidadão sabe que a conta não fecha!! A CONTA NÃO BATE FAZ TEMPO!! SERVIDOR seja efetivo/comissionado/contratado GANHANDO 5, 7, 8 MIL COM PADRÃO DE VIDA DE 15, 20 MIL!!!escola particular mensalidade 1500-2000, CRECHE DE 1200-1500 REAIS, escola  de inglês, ESCOLA KUMOM, escolinha de futebol, BALLET, natação, FERIAS 2X POR ANO, 2-3 CARROS NA GARAGEM, Seguro/IPVA/Licença/DPVAT, casa na Chapada, CASA NOS RESIDENCIAIS HORIZONTAIS, pagar o Condominio, Contador, camisa só de linho fino, MOTO GRANDE QUE MAU SABE USAR, um relógio por dia no pulso de 3-4 mil, ESPOSA DE BOLSA DE 3-4 MIL, academia, CELULAR IPHONE, foto na balada e eventos todo fds, SERVIDOR, COM CNPJ PRESTANDO SERVIÇO PRA TODAS ESFERAS E PARTICIPANDO DE PREGÕES, mercado só Biglar, SALÃO DE BELEZA 1X POR SEMANA, perfumes caros, A CONTA NÃO FECHA! É geral! NO MUNICÍPIO, ESTADO, FEDERAL,TA NA HORA DESSE P.A.D. PARAR DE TER INFLUENCIA DO NEPOTISMO ENRAIZADA, a conta não fecha!! A CLASSE SERVIDORA TEM QUE COMEÇAR A DENUNCIAR A PRÓPRIA CLASSE, é muita gente em CARTÓRIOS, CONSELHOS, INSTITUTOS, CÂMARAS, AGÊNCIAS, PROCURADORIAS, ASSOCIAÇÕES, SINDICATOS, FEDERAÇÕES, MAÇONARIA, LIONS, ROTARY, ROSA CRUZ, PASTORES, PADRES, FUNDAÇÕES, SECRETARIAS, EFETIVOS, COMISSIONADOS, CONTRATADOS costurando ESQUEMAS COM DIVERSAS EMPRESAS DE DIVERSAS ESFERAS vivendo um padrão de vida que NÃO FECHA A CONTA, tem que cortar na carne! DENUNCIAR OS PODRES, TA NA HORA DE EXPURGAR ESSE TIPO DE CIDADÃO QUE LEVA UMA VIDA QUE O SALARIO NÃO BATE, denunciar os pares, as empresas, todos envolvidos! 

  • Carlos | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 20h27
    6
    0

    Dá para todos os brasileiros os mesmos direitos, já a violência está em cada esquina.

  • Renatinho PC | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 14h38
    8
    4

    Senhor Valdiley, entendo sua indignação, no entanto, a indignação da Policia Civil, e por conseguinte as demais forças de segurança, excetuados os militares, foi que o Bolsonaro, por ser um militar reformado do Exercito, pegou os militares do exercito colocou por debaixo do braço e protegeu, e por força disso, abrangeu os militares dos Estados. O que nós estamos reivindicando é a mesma isonomia dada aos militares, para fins de aposentadoria, ou não enfrentamos as mesma criminalidade como os militares ? ou tudo que a Policia Militar atende não tem que ser entregue na Delegacia ? E e o Deputado como nosso representante tem que brigar mesmo por isso, ou se fosse ao contrario, o deputado Elizeu não estaria defendendo a sua corporação ? Sua reclamação no tocante aos salários da PJC, foi uma vitória no nosso sindicato, sem a intervenção dos nosso superiores, no caso os delgados de Policias, ao contrario de vocês, que os oficiais, só brigam pelos salários deles, eu até parabenizo os praças militares, que realmente trabalham pela sociedade dia e noite, de contra partida, um oficial quando ingressa na carreira militar, só trabalha até ser promovido a capitão, depois disso, somente trabalho interno, ou você já viu um oficial de alta patente atendendo ocorrência ? já viu eles fazendo uma flagrante na madrugada ? ao contrario dos delegados que tem que presidir flagrante seja qual foi a hora. Se nós prestamos a mesma segurança publica, pertencemos a mesma secretaria, como que temos que ter aposentadoria diferente ?

  • Adriana | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 14h09
    8
    10

    São civis ...irão ter os bônus e ônus de civis ...isso é fato ...nao se pode igualar militar com civis ...São tipo ..água e óleo...e ponto final.

  • Paulo Ribeiro | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 11h46
    14
    10

    Polícia Civil trabalha com inteligência, não com truculência. Não é a toa exigiram nível superior há 5 anos da PC e o de vcs (PM) recentemente.

  • valdiley | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 11h23
    20
    6

    O mais engraçado e a Polícia Civil querer tratamento igualitário em relação aos militares, querem carreira jurídica, salário de Polícia Federal e aposentadoria de militares, a hora é agora de discutirmos isonomia entre as forças de segurança, porque o policial civil com 14 anos chega praticamente ao topo da carreira com salário acima dos 15.000,00 reais enquanto o PM para chegar a sub tenente leva mais de 23 anos e se tiver vaga com salário de 11.853,00, querem discutir igualdade que venha a isonomia, tanto que tivemos uma debandada no último concurso, justamente pela carreira mais vantajosas, então vamos parar com essas hipocrisia.

  • lucas | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 09h56
    19
    12

    o que voces nao querem é trabalhar!

  • Joaquim | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 09h14
    12
    10

    Parabéns ao deputado tentar fazer questionar esse pensamento, seria bom questionar também o poder de ganho desde quando entra na Caserna, E se isso acontece seria bom em todas partes. O militar quando entrar tem um valor de diferenciado da PJC e quando vai para reserva, fica a quem da PJC. E querem comparar o referido serviço.

  • ILDO DA SILVA | Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019, 08h20
    20
    14

    Eita delegado so se preocupando com o seu umbigo!!! E como fica o povo, nao da pra pagar essa conta, voce foi eleito pelo povo, para trabalhar para o povo, nao se esqueça disso, nao so para uma categoria.

Matéria(s) relacionada(s):

Evitando nova polêmica com prefeito

mauro mendes curtinha 400   Mauro Mendes (foto) dá sinais de que pretende colocar um fim ao clima de conflito com Emanuel Pinheiro. Ao menos por enquanto. Uma semana depois de disparar críticas duras ao prefeito da Capital, levando ambos a trocar farpas e acusações, o governador foi perguntado, em dois momentos na...

Janaina, perda de um bebê e repouso

janaina riva curtinha   A vice-presidente da Assembleia Janaina Riva (foto), do MDB, que está em licença médica desde o ano passado, usou as redes sociais nesta terça (28) para comunicar luto familiar. Grávida de gêmeos, a parlamentar lamentou que um deles perdeu os batimentos cardíacos e disse que...

Jayme afirma ter 4 opções para VG

jayme campos 400 curtinha   Em meio ao debate otimista sobre pré-candidaturas do DEM nas cidades pólos, em reunião nesta segunda, no Palácio Paiaguás, Jayme Campos (foto) comentou que, em Várzea Grande, onde sua esposa Lucimar está concluindo o segundo mandato, há quatro nomes sob...

DEM agora tem 5 querendo prefeitura

fabio garcia 400 curtinha   Com o peso de quem comanda hoje em Mato Grosso os dois Poderes políticos, o Executivo e o Legislativo, com Mauro e Botelho, respectivamente, o DEM aposta na conquista não só da Prefeitura da Capital, mas também das outras nove maiores. Dirigentes do partido fizeram espécie de...

Presidente ora por harmonia no TCE

maluf 400 curtinha   Num Tribunal de Contas sob tensão, nada mais aconselhável do que um culto ecumênico para servidores e conselheiros, com participação de padre e pastor, em defesa da harmonia, união e amor no ambiente de trabalho. A ideia partiu do novo presidente Guilherme Maluf (foto), que reuniu...

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.