Legislativo

Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 11h:10 | Atualizado: 02/03/2021, 12h:34

Toque de recolher

Presbítero da AD, Sebastião tentou liberar cultos com público de até 600 pessoas

sebastiao rezende 680

Deputado Sebastião Resende fez lobby a favor de igrejas, mas não convenceu os colegas 

Apelando para o  "bom senso” do governado Mauro Mendes (DEM), o presbítero da Assembleia de Deus e deputado estadual Sebastião Rezende (PSC) criticou as medidas que atingem as igrejas e demais templos religiosos do Estado no decreto que impõem toque de recolher entre 21h e 5h na tentativa de conter a disseminação da Covid-19. Na tentativa de afrouxar as regras,  citou locais que têm capacidade para mais de 2 mil pessoas e só poderão funcionar com, no máximo, 50 indivíduos reunidos.

 “É totalmente inviável, não faz nem sentido. Se tem capacidade para 2 mil pessoas,  pode ter nesse ambiente 600 pessoas. É perfeitamente racional, lógico. Então, peço que se o horário se estenda para templos religiosos até 21h, e que nos sábados e domingos que seja das 17h às 21h o horário de funcionamento”, cobrou.

Sebastião argumentou ainda que a necessidade dessa orientação espiritual é fundamental. “É na igreja que as pessoas recorrerem para receber essa palavra de conforto neste momento de dificuldade”, disse.  A afirmação foi dada na tribuna da Assembleia  durante o debate antes da votação do do projeto enviada ontem (1º) com as medidas restritivas anunciadas para reduzir o contágio da Covid-19 no Estado.

Por outro lado o presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB),  cobrou  mais firmeza parlamentares e frisou  que muita gente não está entendendo a gravidade da situação em que o mundo está videndo. 

"Se nós não tivermos consciencia, daqui 15 dias podem,os ter medidas piores. Muito triste bater no hospital e não ter UTI. O Parlamento tem que se posicionar de form firme.  ruim  restringir horários, limitar eventos, mas é necessário", ressaltou,  argumentado que Santa Catarina, estado rico, vive colapso total e já "exporta" pacientes para outros estados do Brasil e mesmo assim, ainda tem filas longas de espera. 

O envio do projeto de Lei ocorreu depois do Governo se reunir com chefes dos Poderes e órgãos constitucionais  e com os prefeitos. Além disso, publicou o decreto impondo toque de recolher em todo o Estado.

As medidas visam reforçar a necessidade de uso da máscara facial, a proibição de aglomerações, o cumprimento do toque de recolher, e ainda o respeito às forças policiais e de fiscalização que atuam para garantir as medidas. O Governo diz que é necessária a "repressão às condutas consideradas lesivas ao enfrentamento da emergência de saúde pública, tais como inutilização da máscara fácil e aglomeração de pessoas".

É na igreja que as pessoas recorrerem para receber essa palavra de conforto neste momento de dificuldade

Deputado Sebastião Rezende

Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.

"Durante a vigência deste decreto os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, igrejas, templos e congêneres, cinemas, museus, teatros e a prática de esportes coletivos são permitidos com no máximo 50 (cinquenta) pessoas por evento, respeitado o limite de 30% (trinta) por cento da capacidade máxima
do local, observados os limites de horário definidos", diz trecho do decreto.

Sebastião chegou a apresentar emenda na tentavia de afrouxar as regras para templos religiosos. No entanto, foi rejeitada pela Comissão de Saúde e sequer foi analisada em plenário. 

Postar um novo comentário

Comentários (16)

  • João Antônio Meireles | Quarta-Feira, 03 de Março de 2021, 14h30
    5
    0

    Deputado Sebastião Rezende, parabéns por defender a alteração desse decreto do estado que impede os cultos até as 21h inclusive aos domingos também e impede que o nosso templo que cabe 1200 pessoas, só podemos ter 50 pessoas. Isso é um absurdo!Obrigado por nos representar.

  • PAULO | Quarta-Feira, 03 de Março de 2021, 09h17
    1
    6

    Meu irmão Sebastião deu uma pisada , feia deveria convencer os fieis e pastores para fechar pelo menos 60 dias , ai sim seria um conselho prudente.

  • deovaldo | Quarta-Feira, 03 de Março de 2021, 08h30
    2
    6

    Outro irresponsável, como pode gente, sem noção nenhuma, mas enfim sem dizimo como fica né ???? e os otarios, opa os fieis sempre colaboram......e viva o BRASIL

  • Jossy Soares | Quarta-Feira, 03 de Março de 2021, 00h09
    6
    1

    Karlos, ignorante é você.

  • Karlos | Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 20h02
    12
    9

    O rebanho de ignorantes agradecem........

  • Adriano dos Santos | Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 18h39
    15
    10

    Se esses cultos resolvessem alguma coisa os chefões da igreja não teriam morrido de COVID-19... As pessoas devem orar em casa, doar dinheiro para instituições de caridade e não para os mercadores da fé.

  • elza de araujo leite | Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 17h13
    16
    12

    ainda mais que atinge os votinhos dele, esse ai nunca larga o osso, os fieis sao fieis.

  • Fernando Silveira | Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 16h37
    13
    2

    Ou essa reportagem foi escrita às pressas ou quem a redigiu não é muito familiarizado com a Língua Portuguesa! Prefiro acreditar na primeira opção, pois tem muitos erros de português e letras faltando nas palavras.

  • Marcos | Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 16h17
    19
    16

    Este me representa ! Parabéns depurado ! As igrejas tem a importância, que farmácia, posto de gasolina e supermercados

  • João Batista Lins Souza | Terça-Feira, 02 de Março de 2021, 16h04
    16
    15

    Deputado Sebastião Rezende obrigado por se posicionar em favor do que estabelece os decretos federais quanto ao funcionamento das Igrejas . As lideranças são responsáveis e tem orientado o povo a seguir as regras de segurança sanitária . Nos sentimos representados com sua atitude .

Promotor recebe medalha do Exército

maurozaque_curtinhas   O promotor de Justiça Mauro Zaque (foto) foi condecorado com a medalha do Exército Brasileiro na manhã desta segunda (19), no dia da instituição. A solenidade é considerada a segunda maior do Exército Brasileiro, foi reservada por conta da pandemia e contou com a...

Sema reabre os parques em Cuiabá

mauren lazzaretti sema 400   Fechados desde 1º de abril, em obediência às regras de decreto municipal, que suspendiam as atividades coletivas, os parques estaduais urbanos de Cuiabá reabrem nesta segunda (19) para utilização pelo público. Será possível acessar as tradicionais trilhas...

Pilha em Jayme pra disputar o Governo

jayme campos 400   Mesmo sabendo que Jayme Campos (foto) não entra em disputa onde percebe dificuldades para vencê-la e militando no mesmo partido de Mauro Mendes, o DEM, algumas lideranças políticas têm instigado o senador a se lançar ao governo estadual. Para tentar convencer Jayme, lançam...

Scheila assume APDM e cita projetos

scheila pedroso 400   Esposa do prefeito sinopense Roberto Dorner, Scheila Pedroso (foto), primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, passa a tocar, pelos próximos dois anos, a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios de MT (APDM/MT). Ela promete juntar força com os...

Prefeito de Araputanga negocia praça

enilson rios prefeito 400 araputanga   O prefeito de Araputanga, Enilson Rios (foto), que ganhou as eleições do ano passado por uma diferença de apenas 56 votos sobre Joel Martins, com placar de 3.492 a 3.436, está no centro de uma polêmica. Ele aceitou uma proposta do Sicredi para utilização de um...

Barra recebe R$ 1,9 mi pra bancar UTIs

adison gon�alves 400   Em Barra do Garças, com 61 mil habitantes e 5.929 casos confirmados de Covid-19, inclusive com 207 mortes, incluindo 26 óbitos de indígenas em consequência da doença, o prefeito Adilson Gonçalves (foto) abriu crédito suplementar no orçamento de R$ 1,9...