Legislativo

Segunda-Feira, 23 de Março de 2020, 16h:32 | Atualizado: 23/03/2020, 17h:07

Navio negreiro

Presidente afirma que cidades padecem sem médicos cubanos e critica Medeiros

O presidente da AMM Neurilan Fraga (PSD), entidade que representa as prefeituras, afirma que diversos municípios do Estado padecem com a falta dos médicos cubanos que deixaram o país em 2019, quando o presidente da República Jair Bolsonaro extinguiu o programa Mais Médicos.

Por isso, Neurilan classifica como “infeliz” a postagem do deputado federal José Medeiros (Podemos) comparando o desembarque dos médicos cubanos na Itália, para combater o coronavírus (Covid 19), com um navio negreiro. Segundo ele, a declaração revela desconhecimento da realidade dos pequenos municípios e comunidades rurais de Mato Grosso.

Rodinei Crescêncio

Neurilan Fraga

Neurilan Fraga sugere que José Medeiros converse com prefeitos para formar opinião sobre o assunto e diz que cidades padecem com ausência de cubanos

“O Governo Federal retirou os médicos cubanos dos municípios mais afastados e das comunidades rurais por questões ideológicas, deixando centenas de comunidades desassistidas na área da saúde. Diversos chamamentos foram feitos e nenhum médico brasileiro apareceu para preencher as vagas naqueles lugares remotos onde não tem shopping center, internet de qualidade e a vida é muito simples”, disse Neurilan.

Reprodução

Post Jos� Medeiros

Acima, o post polêmico feito pelo deputado federal José Medeiros sobre a chegada de médicos cubanos na Itália

Neurilan lamenta a posição de Medeiros e recomenda que o parlamentar procure saber o que os prefeitos falam sobre os médicos cubanos que atuaram em Mato Grosso. Segundo ele, o balanço é positivo. “E não são prefeitos de partidos de esquerda, muito são de direita, conservadores. Hoje, distritos e comunidades rurais estão sem médico e cidades estão com número insuficiente de profissionais pela decisão equivocada do governo federal. Só posso lamentar”, completou.

A postagem citando o navio negreiro, que era usado para transportar escravos capturados na África, fez Medeiros ser acusado de racista nas redes sociais. Isso porque a maior parte dos médicos cubanos são negros. Ainda ontem (22), ele divulgou nota.  Disse que os médicos são escravizados pelo regime cubano, mas negou que seja racista.

“Ficam com o dinheiro pago por outros países para estes profissionais, restando a cada um deles só o necessário para a subsistência. Sou responsável pelo que falo, não responderei por distorções feitas por canalhas”, postou o parlamentar.

Brigada Cubana

Uma brigada de 52 médicos e paramédicos cubanos, vários deles com experiência na luta contra o ebola na África, viajou no sábado (21) à Itália para ajudar os serviços de saúde do país, que registra o maior número de mortes pelo Covid-19. O desembarque foi na tarde deste domingo (22).

O destino da missão é a região da Lombardia, atualmente a mais atingida pelo novo coronavírus. Em um mês, 4.825 pessoas morreram no país europeu devido à pandemia. A brigada é composta por 36 médicos, 15 enfermeiros e um administrador, todos homens.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • fernando | Segunda-Feira, 23 de Março de 2020, 19h48
    12
    1

    E que este elemento tem duas aposentadoria nao precisa de medico do servico publico porque tem plano de saude pago por nos.

  • ronaldo araujo | Segunda-Feira, 23 de Março de 2020, 17h52
    16
    1

    Se chuta o saco do Bolsolixo,quebra uns 10 dentes desse merdeiro

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ECSP explica confusão com Marcrean

marcrean 400 curtinha   A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) emitiu nota sobre a suposta “carteirada” do vereador Marcrean Santos (foto) no HMC. Ele foi pivô de confusão e um vídeo viralizou nas redes sociais. Segundo a ECSP, o parlamentar foi até o local pedir informações...

PL quer suspender dívidas das cidades

max russi curtinha 400   Ex-prefeito de Jaciara, o deputado Max Russi (PSB) apresentou projeto que visa suspender os pagamentos das dívidas dos municípios com o Estado, durante o período de calamidade pública que foi decretado pelo governo por causa da pandemia do coronavírus. Max ressalta que MT não deve...

Articulação pra tentar voltar ao Procon

gisela simona 400 curtinha   Com adiamento e ainda sem nova data para a eleição suplementar ao Senado, Gisela Simona (Pros), que se afastou do Executivo para concorrer ao pleito, quer retornar ao cargo de secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), vinculado à secretaria...

Senadora, ataques e defesa de Galvan

selma arruda 400 curtinha   Selma Arruda, senadora cassada por crimes eleitorais, um deles caixa 2, escreveu artigo entitulado "MP x Aprosoja. Afinal, quem tem razão", especialmente para defender o aliado político Antonio Galvan, presidente da Aprosoja. Ao concordar com plantio de soja dentro de período proibido pela...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.