Legislativo

Quinta-Feira, 26 de Maio de 2016, 11h:10 | Atualizado: 27/05/2016, 10h:28

INVESTIGAÇÃO

Presidente da CPI vê descontrole na emissão de cartas de crédito do MPE

Fablicio Rodrigues/ALMT

max-russi.jpg

Deputado estadual Max Russi, apesar da cautela, crê em descontrole no pagamento das cartas

O presidente da CPI do MPE, deputado estadual Max Russi (PSB), diz já ser possível afirmar que não houve controle no pagamento e cálculos das cartas de crédito a membros do Ministério Público Estadual. Nesta semana,  iniciou uma auditoria in loco no órgão que deverá permanecer por cerca de 30 dias.

“Definimos pela auditoria porque recebemos algumas informações e a nossa equipe não conseguiu com clareza ter uma resposta do MP, por isso fomos in loco buscar lá dentro documento que entendemos ser necessário”, afirmou Max Russi em entrevista ao Rdnews.

Em alguns depoimentos, ficou claro que os papéis vinham com assinaturas a lápis, facilmente manipulavéiss. Porém, o parlamentar prefere ser cauteloso e diz que não dá pra falar em fraude ou superfaturamento nos valores pagos, apesar de vultuosos. O assunto veio à tona em meio a Operação Ararath, que apura crimes de lavagem de dinheiro e tem o ex-secretário Eder Moraes no centro da investigação.

A CPI do MPE teve início após denuncia feita pelo próprio Eder. O ex-secretário de Estado informou ter documentos sobre como teriam se dado as negociações para o pagamento das cartas de crédito, que seriam relacionados a benefícios, como as férias, vencidas e acumuladas pelos promotores e procuradores.

Há duas semanas, assim que foi solto, Eder  entregou novos documentos à CPI, que ainda serão analisadas pela equipe técnica da comissão. Na próxima semana, o procurador do Tribunal de Contas, Willian Brito, irá prestar depoimento sobre o parecer feito no julgamento da auditoria realizada pelo órgão referente às cartas de crédito.

As investigações devem ser concluías somente em novembro. O presidente pontua que é esta é uma comissão que tem um trabalho um pouco diferente das demais, por ter um número menor de depoimentos, uma abrangência limitada.

 Max Russi também sustenta que é preciso investigar de forma séria, até porque o MPE tem diversos benefícios e precisa entender o funcionamento interno do órgão. “A CPI do MPE vai dar uma resposta à sociedade e à imprensa que cobra muito. É um trabalho técnico, sem muito alarde”, finalizou.  

CPI do MPE começa auditoria nas cartas de crédito e deve ouvir Eder

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • Abel | Quinta-Feira, 26 de Maio de 2016, 17h22
    0
    0

    O montante da dívida dos planos governamentais pagos aos cidadãos nunca ultrapassou a 64% corrigidos em função de fundos de investimentos. Se levar em conta a poupança, o percentual sobre o montante se eleva a 81% . Observação, nunca a correção chegou a 100% comparativamente a qualquer investimento.

  • Carlos Nunes | Quinta-Feira, 26 de Maio de 2016, 12h09
    4
    1

    Essa CPI não vai encontrar nenhuma irregularidade na emissão das Cartas de Crédito aos membros do MPE, porque NÃO HOUVE IRREGULARIDADE. O que houve então? Bem, o profº Alfredo Menezes, em sua Opinião no MidiaNews, em 26/11/2015, intitulada "Explicações sobre as Cartas de Crédito", descreveu o seguinte: a própria Assembleia, nos sucessivos mandatos, deu muitos direitos, autorizações, abonos...que se tornaram "direitos adquiridos" ao membros do MPE; agora, ficou achando que pagar 10 Milhões pelas Cartas de Crédito foi muito. E também os deputados desconhecem como funcionam as Cartas de Crédito - a pessoa que as recebe, para ver a cor do dinheiro, tem que repassar pagando Ágio; os sites informaram que os membros do MPE pagaram 25% da Ágio, receberam 75% do que as Cartas valiam. No final, todos os membros do MPE declararam tudo o que receberam à Receita Federal, nas suas declarações do Imposto de Renda. Nunca vi na vida, uma pessoa que cometeu irregularidade, declarar ao Imposto de Renda alguma coisa, pois entra automaticamente na malha fina. Assim sendo, essa CPI vai procurar cabelo em ovo, mas no ovo nunca nasceu cabelo...traduzindo: estão procurando alguma coisa só para desmoralizar o MPE, que está sentando a púa nos corruptos e corruptores, sendo que a maioria são políticos, inclusive deputados. Seria bom, antes de votar nas próximas eleições para deputados, a gente avaliasse a qualidade das leis, autorizações, abonos, etc, que a Assembleia fez, está fazendo e fará. Algumas coisas que fazem causam esse tipo de imbróglio.

  • Geremias | Quinta-Feira, 26 de Maio de 2016, 11h35
    4
    1

    Grande novidade! O estado descobriu depois que o buraco está enorme. Uma pergunta indiscreta: alguém vai responder por esse fato? Deveriam ser penalizadas diversas pessoas. Cadeia seria pouco!

  • Rosangela aparecida | Quinta-Feira, 26 de Maio de 2016, 11h15
    1
    1

    Tem algo errado??? Não diga??

Júlio apoiou Bolsonaro pra varrer o PT

julio campos 400 curtinha   Júlio Campos (foto), pré-candidato a senador pelo DEM, diz que em 2018 não só votou em Bolsonaro, como participou de carreata e vestiu camisa com as cores verde e amarela em apoio à candidatura do capitão. Lembra que estava convicto naquele momento de que era preciso varrer o PT...

Já com apoio de mais de 50 prefeitos

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) não para nas articulações políticas. E, se apoio elevado de prefeitos vier a ser decisivo, ele será eleito senador na suplementar de 26 de abril. Dos 141 gestores municipais do Estado, mais de 50 já anunciaram que estarão no palanque do...

Grupo de EP e Kleber pra marketing

kleber lima 400 curtinha   O grupo do prefeito Emanuel Pinheiro decidiu abrir diálogo com o jornalista e marqueteiro Kleber Lima (foto), visando o pleito de outubro. Não há mais resistência a uma possível contratação de Kleber, independente de quem o grupo lançar ao Palácio Alencastro,...

Prefeito coloca secretarias em alerta

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro (foto) colocou em estado de alerta a Defesa Civil e as secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos por causa da chuva torrencial que caiu neste sábado em Cuiabá. Em vários locais, inclusive na região central, como em frente à praça...

Jovem prefeito à reeleição e os Maia

gustavo melo 400 curtinha   Em Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), o mais jovem dos 141 prefeitos mato-grossenses - completa 36 anos no próximo 26 de junho -, está disposto a buscar a reeleição pelo PSB. Mas carrega forte desgaste. O que traz certo conforto para Gustavo é o fato de Maia Neto, que comandou o...

Suposta delação tira sono de Alencar

alencar soares 400 curtinha   A notícia de que o STJ já teria homolagada delação de Sérgio Ricardo caiu como uma bomba. Mesmo depois do ex-deputado e hoje conselheiro afastado do TCE vir a público desmenti-la, assegurando não ter motivos para fazer tal colaboração premiada, os efeitos...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.