Legislativo

Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 09h:12 | Atualizado: 31/03/2014, 12h:05

Presidente diz só executar 40% de pacto e alega que prefeitura mentiu

O diretor-presidente da empresa, Ítalo Jofilly aproveitou a terceira e última oitiva da CPI da Cab para expor algumas discrepâncias entre o plano municipal de saneamento e a realidade vivida pela Capital. De acordo com ele, o documento não corresponde com a situação encontrada pela concessionária em 2012, quando assumiu os serviços. "Os desafios são muito maiores e nós estamos trabalhando para superá-los", enfatiza. 

Um exemplo disso, segundo ele, é a dimensão da rede de água da Capital. Enquanto o plano afirma ter 2,8 quilômetros de rede, a CAB garante que encontrou apenas 2,3 quilômetros, o gera uma diferença negativa de 20%. O mesmo acontece com a cobertura do abastecimento e a perca de recurso (água). Conforme Jofilly, a diferença referente a perca gira em torno de 12%. Já com relação a cobertura, foi identificado que 92% da Capital tem acesso a água encanada. A prefeitura, entretanto, informou que a cobertura chegava a 99%.

O diretor-presidente explica que, quando a empresa assumiu, havia mais de 40 mil ligações clandestinas funcionando fora do sistema, algo do qual eles não tinham conhecimento previamente. Segundo ele, o primeiro ano da concessão não serviu para ir a campo e sim para adequar e corrigir os quadros essenciais. Jofilly ainda afirma que atingiu apenas 40% da totalidade dos serviços para garantir a universalização da água em Cuiabá. "Nós não fizemos 67% dos trabalhos em dois anos. Estamos na casa dos 40%, mas os 60% restantes é factível de fazer neste último ano", garantiu.

A concessionária tem apenas um ano para fazer com que a água chegue em 100% das residências de Cuiabá, e oito para regularizar a situação da rede de esgoto. O relatório da CPI, que apura possíveis irregularidades na execução dos problemas, deve ser entregue no próximo dia 26. A CPI é composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento (PDT), Chico 2000 (PR) e Ricardo Saad (PSDB). (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Ademir | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 20h34
    1
    0

    Este presidente da CAB fez mestrado, doutorado em enrolação, é o verdadeiro mestre!!!!! Prefeitura de Cuiabá, a faz de contas AMAES, a Câmara de Vereadores ineficiente tem de fazer cumprir, os mesmos antes de entrar para a concessão, tiveram acesso a pesquisa que mostrava que era bem viável, e se não me engano foi feita pelos mesmos, tem de cumprir o acordado, senão entra empresas que tem capital e que possam fazer o serviço, estamos cheios de empresinhas amadoras.

  • emidio de souza líder comunitario | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 19h23
    1
    0

    eu nunca teve duvida que a unica saída seria a com seção de água e esgoto porque foi distraviado muito Recurso da antiga SNEMAT,depois a SANECAP foi sem limite, diretor-presidente da CAB Cuiabá , Ítalo Jofilly deveria colocar uma equipe somente para atender os Bairros que irão receber a Pavimentação asfáltica pelo PC 2,em breve o nosso Bairro Complexo paraíso vai receber os investimento o líder comunitário emidio de souza um dos fundador dos Bairros ,vem a muito tempo sonhando com um novo paraíso de verdade,mas sedo o mas tarde vai acontecer esperamos que seja em breve estamos sofrendo de mais as autoridades vem fazendo vista grossa. quero ser Deputado e vamos aprovar uma lei para criação da cidade Olímpica C P A Norte, ao Lado do novo Paraíso e a concãozão do Rodoanel.

  • rodrigo | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 19h08
    0
    0

    Marcela é "perda" e não "perca". Corrige aí.

  • Gutemberg Abreu | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 17h06
    1
    0

    Será preciso mais que boa vontade em resolver os problemas de falta de água em Cuiabá, tem bairros que fica até 03 dias sem agua.

  • PAULINHO BROTHER | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 15h09
    0
    0

    O que a CPI deveria apurar também é se os R$ 200.000.000,00 entrou no caixa da Prefeitura Municipal, e sua devida aplicação e também verificar a origem do pasivo deixado pela sanecap.

  • Alfredo Santos | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 10h26
    1
    0

    Tava mais na cara do que o nariz que iriam começar as desculpas. Os vereadores, capitaneados por Júlio Pinheiro (com exceção do vereador Levante) querem apenas discutir o mal a ser causado, não querem de forma alguma discutir a ORIGEM DO MAL (contrato assinado com a CAB em fevereiro de 2012). Tanto é, que aprovaram as contas da prefeitura do ano de 2012 a toque de caixa (só o vereador Levante é que contestou, ou seja, se absteve). E é o mesmo vereador Levante o único a cobrar onde foi parar os 200 milhões da concessão.

  • João Eustaquio Ribeiro | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 09h25
    3
    0

    Eu não sei como até agora a Sabesp não conheceu o DR Italo sendo a pessoa mais inteligente e mais importante deste estado porque o resto somos todos ignorantes, ele é o cara, só ele tem razão , ele realmente esta acima de tudo pois este é o verdadeiro professor de deus, a Sabesp daqui a pouco vai contratar ele como presidente pois sabe tudo, na opinião dele o prefeitura mente o estado mente e ele como concessionário esta acima de todos, a Queirós Galvão dona da CAB deve ter muita coisa com esse supra sumo .

França, convite do Pode e suspense

roberto franca 400 curtinha   Roberto França (foto), que exerceu vários mandatos eletivos, entre eles de vereador e de prefeito de Cuiabá, ficou empolgado com o convite para se filiar ao Podemos, inclusive com abertura para concorrer novamente ao Palácio Alencastro. Para evitar conflitos, antes de fazê-lo, o...

Neurilan critica Pivetta e faz campanha

otaviano pivetta 400 curtinha   Em discurso em Tangará da Serra, num evento promovido pela AMM que serviu de palanque eleitoral, Neurilan Fraga disparou críticas ao vice-governador Pivetta (foto), que também pretende concorrer ao Senado. Disse que Pivetta não aceita nem discutir o valor repassado hoje aos...

Evento da AMM para pré-candidatura

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto), que aproveita o trunfo de presidente da AMM para tentar projeção política, insiste na pré-candidatura ao Senado, mesmo com a filiação oficial ao PL fora do prazo exigido pela legislação, o que ensejará no indeferimento do registro. E...

Selma, carreata e "ciúmes políticos"

selma arruda 400 curtinha   Quem vê Selma Arruda (foto), senadora cassada por crimes eleitorais, e o ex-senador e federal José Medeiros afinados no Podemos, nem imagina que no pleito de 2018 ela optou por distanciá-lo motivada simplesmente por "ciúmes políticos". Selma carregava o slogan de "Senadora de Bolsonaro"....

Reunião pra debater viabilidade do VLT

wellington 400 curtinha   Após participar de uma reunião na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o senador Wellington (foto) revelou que no próxmo dia 10 vai ser realizado encontro com o secretário José Carlos Medalia e com integrantes do Governo de MT para discutir a viabilidade do VLT, cujas obras...

Estado reduz número de homicídios

alexandre bustamante curtinha 400   O secretário Alexandre Bustamante (foto), de Segurança Pública, está comemorando a redução do número de crimes em MT.  O Estado fechou 2019 com a menor taxa de homicídios dos últimos 10 anos. Nos 12 meses do ano passado foram contabilizados...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.