Legislativo

Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 09h:12 | Atualizado: 31/03/2014, 12h:05

Presidente diz só executar 40% de pacto e alega que prefeitura mentiu

O diretor-presidente da empresa, Ítalo Jofilly aproveitou a terceira e última oitiva da CPI da Cab para expor algumas discrepâncias entre o plano municipal de saneamento e a realidade vivida pela Capital. De acordo com ele, o documento não corresponde com a situação encontrada pela concessionária em 2012, quando assumiu os serviços. "Os desafios são muito maiores e nós estamos trabalhando para superá-los", enfatiza. 

Um exemplo disso, segundo ele, é a dimensão da rede de água da Capital. Enquanto o plano afirma ter 2,8 quilômetros de rede, a CAB garante que encontrou apenas 2,3 quilômetros, o gera uma diferença negativa de 20%. O mesmo acontece com a cobertura do abastecimento e a perca de recurso (água). Conforme Jofilly, a diferença referente a perca gira em torno de 12%. Já com relação a cobertura, foi identificado que 92% da Capital tem acesso a água encanada. A prefeitura, entretanto, informou que a cobertura chegava a 99%.

O diretor-presidente explica que, quando a empresa assumiu, havia mais de 40 mil ligações clandestinas funcionando fora do sistema, algo do qual eles não tinham conhecimento previamente. Segundo ele, o primeiro ano da concessão não serviu para ir a campo e sim para adequar e corrigir os quadros essenciais. Jofilly ainda afirma que atingiu apenas 40% da totalidade dos serviços para garantir a universalização da água em Cuiabá. "Nós não fizemos 67% dos trabalhos em dois anos. Estamos na casa dos 40%, mas os 60% restantes é factível de fazer neste último ano", garantiu.

A concessionária tem apenas um ano para fazer com que a água chegue em 100% das residências de Cuiabá, e oito para regularizar a situação da rede de esgoto. O relatório da CPI, que apura possíveis irregularidades na execução dos problemas, deve ser entregue no próximo dia 26. A CPI é composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento (PDT), Chico 2000 (PR) e Ricardo Saad (PSDB). (Com Assessoria)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Ademir | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 20h34
    1
    0

    Este presidente da CAB fez mestrado, doutorado em enrolação, é o verdadeiro mestre!!!!! Prefeitura de Cuiabá, a faz de contas AMAES, a Câmara de Vereadores ineficiente tem de fazer cumprir, os mesmos antes de entrar para a concessão, tiveram acesso a pesquisa que mostrava que era bem viável, e se não me engano foi feita pelos mesmos, tem de cumprir o acordado, senão entra empresas que tem capital e que possam fazer o serviço, estamos cheios de empresinhas amadoras.

  • emidio de souza líder comunitario | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 19h23
    1
    0

    eu nunca teve duvida que a unica saída seria a com seção de água e esgoto porque foi distraviado muito Recurso da antiga SNEMAT,depois a SANECAP foi sem limite, diretor-presidente da CAB Cuiabá , Ítalo Jofilly deveria colocar uma equipe somente para atender os Bairros que irão receber a Pavimentação asfáltica pelo PC 2,em breve o nosso Bairro Complexo paraíso vai receber os investimento o líder comunitário emidio de souza um dos fundador dos Bairros ,vem a muito tempo sonhando com um novo paraíso de verdade,mas sedo o mas tarde vai acontecer esperamos que seja em breve estamos sofrendo de mais as autoridades vem fazendo vista grossa. quero ser Deputado e vamos aprovar uma lei para criação da cidade Olímpica C P A Norte, ao Lado do novo Paraíso e a concãozão do Rodoanel.

  • rodrigo | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 19h08
    0
    0

    Marcela é "perda" e não "perca". Corrige aí.

  • Gutemberg Abreu | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 17h06
    1
    0

    Será preciso mais que boa vontade em resolver os problemas de falta de água em Cuiabá, tem bairros que fica até 03 dias sem agua.

  • PAULINHO BROTHER | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 15h09
    0
    0

    O que a CPI deveria apurar também é se os R$ 200.000.000,00 entrou no caixa da Prefeitura Municipal, e sua devida aplicação e também verificar a origem do pasivo deixado pela sanecap.

  • Alfredo Santos | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 10h26
    1
    0

    Tava mais na cara do que o nariz que iriam começar as desculpas. Os vereadores, capitaneados por Júlio Pinheiro (com exceção do vereador Levante) querem apenas discutir o mal a ser causado, não querem de forma alguma discutir a ORIGEM DO MAL (contrato assinado com a CAB em fevereiro de 2012). Tanto é, que aprovaram as contas da prefeitura do ano de 2012 a toque de caixa (só o vereador Levante é que contestou, ou seja, se absteve). E é o mesmo vereador Levante o único a cobrar onde foi parar os 200 milhões da concessão.

  • João Eustaquio Ribeiro | Segunda-Feira, 31 de Março de 2014, 09h25
    3
    0

    Eu não sei como até agora a Sabesp não conheceu o DR Italo sendo a pessoa mais inteligente e mais importante deste estado porque o resto somos todos ignorantes, ele é o cara, só ele tem razão , ele realmente esta acima de tudo pois este é o verdadeiro professor de deus, a Sabesp daqui a pouco vai contratar ele como presidente pois sabe tudo, na opinião dele o prefeitura mente o estado mente e ele como concessionário esta acima de todos, a Queirós Galvão dona da CAB deve ter muita coisa com esse supra sumo .

Stopa vira trunfo do prefeito Emanuel

jos� roberto stopa 400   Filiado histórico do PV, José Roberto Stopa (foto) se tornou espécie de trunfo do prefeito Emanuel Pinheiro. Se o emedebista resolver buscar a reeleição, o que seria o caminho natural, Stopa pode entrar na chapa como candidato a vice ou simplesmente ficar de fora do...

Sem chance para ser desembargador

pio da silva curtinha 400   Pio da Silva (foto) é um advogado que não desiste nunca. Age no meio jurídico como aquele candidato insistente que faz questão de concorrer a cargo eletivo em toda eleição, mesmo sabendo da chance mínima de êxito nas urnas. Pio já se tornou um "eterno"...

Delação de Riva tira apoios à Janaina

max russi 400 curtinha   A delação de José Riva, que deve complicar a vida de vários ex-deputados e alguns dos atuais, dificultou a entrada da filha, deputada Janaina Riva, como primeira-secretária da futura Mesa, que será eleita na próxima semana, com Botelho na presidência pela terceira vez....

Wallace, calendário eleitoral e disputa

wallace 400 curtinha   Cassado em maio de 2015 por gastos ilícitos na campanha, após dois anos e quatro meses de mandato, o ex-prefeito de Várzea Grande, Wallace Guimarães (foto), do PV, está torcendo pelo adiamento da data das eleições. Com ganho de mais tempo, ele acredita que consiga obter ...

Rossato desiste; Lafin livre à reeleição

ari lafin curtinha 400 sorriso   Depois de ensaiar e travar discussões com seu grupo político, o empresário e ex-prefeito de Sorriso, a cidade conhecida como capital nacional do agronegócio, Dilceu Rossato decidiu não disputar a sucessão municipal neste ano. Com isso, o caminho fica mais livre para o...

Fazendo politicagem sobre Covid-19

rubia fernanda 400 curtinha   A tenente-coronel Rúbia Fernanda, pré-candidata ao Senado pelo Patriota, não só ignora medidas protetivas em relação à Covid-19, como isolamento social, mantendo agenda de visitas e reuniões, como passou a fazer politicagem com coisa séria. Numa...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.