Legislativo

Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 08h:10 | Atualizado: 11/12/2019, 08h:49

DECISÃO DO TSE

Presidente do Pode lamenta cassação de Selma: "uma das melhores senadoras"

O deputado José Medeiros (Pode) disse lamentar “profundamente” a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determinou a cassação do mandato da senadora Selma Arruda (Pode) na noite de terça (10) por caixa 2 e abuso de poder econômico. Por seis votos a um, os ministros do TSE negaram os recursos da senadora e determinaram que ela deve deixar o cargo assim que o acórdão da decisão for publicado.

Rodinei Crescêncio

Jos� Medeiros e Selma Arruda

José Medeiros comanda o Podemos, no qual Selma Arruda está filiada. Ambos são amigos

Medeiros publicou um vídeo em suas redes sociais, logo após a decisão ser confirmada. “O TSE acaba de cassar a segunda mulher a alcançar o cargo de senadora pelo estado de Mato Grosso. A exemplar ex-juíza, Selma Arruda, foi a mais votada do pleito de 2018. Sem dúvida alguma, uma página triste da história política mato-grossense”, escreveu no texto que acompanha o vídeo.

Selma foi eleita no ano passado com 678.542 votos, à frente do senador Jayme Campos (DEM), o segundo colocado com 490.699 votos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) entendeu que R$ 1,2 milhão foram gastos por ela no período de pré-campanha e na campanha sem os devidos registros em serviços com publicidade e marketing, assessoria jurídica, pesquisas eleitorais, entre outros serviços típicos de campanha.

O entendimento foi confirmado pelos ministros Luis Felipe Salomão, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, Sérgio Banhos e Luís Roberto Barroso e a presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Apenas o ministro Edson Fachin divergiu. Ele, que é relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que as irregularidades encontradas não teriam influenciado o resultado da eleição. Selma está inelegível por oito anos.

“Um dia triste para a política de Mato Grosso soubemos agora há o resultado do TSE, a cassação da senadora Selma. Ela esteve à frente das pesquisas do dia em que lançou sua candidatura até o último dia, o dia das eleições. Senadora Selma foi escolhida pelo povo mato-grossense, foi escolhida pela vontade popular. Infelizmente houve esse resultado e assim decidiu a Justiça Eleitoral”, disse Medeiros no vídeo.

Apesar da fala do deputado, Selma não era a mais cotada em todo o período eleitoral. Ela esteve empatada com Jayme até as últimas pesquisas divulgadas na semana do pleito, realizado em 7 de outubro de 2018.

Recém-chegada ao Podemos vinda do PSL, a senadora vinha atuando na base do presidente Jair Bolsonaro (PSL). O principal projeto relatado por Selma no Senado era a proposta para tornar lei a prisão após condenação criminal em 2ª instância.

“Nós lamentamos profundamente, como membro do partido, do Podemos, e como amigo da senadora Selma, porque já se despontava como uma das melhores senadoras do parlamento brasileiro. Senadora respeitada e que engrandecia e muito o nome do Estado de Mato Grosso. Lamentamos profundamente esse resultado proferido neste momento pelo TSE”, avaliou o deputado.

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • José da Rocha Filho | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h22
    0
    1

    A Senadora do Bolsonaro foi parar no partido daquele outro senador da fraude na ata. Só gente boa. O desfecho não poderia ser outro

  • Orlandir Cavalcante | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h03
    4
    3

    Acho engraçado.... ela teve direito a seunda instancia no cargo... deveria ter perdido o cargo e esperar o julgamento pelo TSE ... uma hipocrita mesmo... #TchauQuerida kkkkkkkkk

  • Robson Souza | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h28
    8
    2

    Esse senhor semana passada disse na mídia que a Senadora seria absolvida com o placa de 5 x 2 ou 6 x 1. Quase acertou, errou só no lado. Demonstrou um mau caratismo explicito ao tentar ser fiel a senadora sendo que o objetivo era mostrar simpático ao eleitorado dela. Isso é papel de canalha.

  • bertold | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 11h37
    7
    3

    A onda tá virando marola!

  • Thomas Morus | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 10h52
    6
    14

    A Cassação foi POLÍTICA, o julgamento mais rápido do país comprova a mágoa dos que foram condenados pela Juíza que usaram toda e influência para esse resultado. A certeza é que a juíza sai fortalecida, os seus eleitores não a abandonarão, o tempo voa e ela voltará triunfante. O voto do Min. Edson Facchin foi o único que enxergou a armação.

  • CORNÉLIO CASSIMIRO | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 10h01
    4
    13

    Bom dia á todos os Mato-grossenses, meu nome é Cornélio Cassimiro de Souza, sou aqui da cidade de Jaciara-MT, quero aqui de público dar minha opinião e sugestão á Ex-Juíza e atual Senadora Selma Arruda! Eu sei e o povo Mato-grossense sabemos da sua honestidade, capacidade, competência em tudo que fez e faz, quero aqui pedir que não deixe se abater com á decisão tomada ontem em Brasília pelo Tribunal Superior Eleitoral TSE, quero aqui de público sugerir que a partir da data de ontem, tome como livro de cabeceira do seu travesseiro por este período de 8-anos à História de vida do Ex-Presidente Nelson Mandela que após 28-anos preso, saiu da prisão foi eleito Presidente da República da África do Sul, no qual assim foi narrado: (Após a eleições gerais de 1994, a África do Sul elegeu pela primeira vez na sua história um governante negro, após mais de quarenta anos sob o regime segregacionista do apartheid, na pessoa do ativista Nelson Mandela, que estivera preso por cerca de 28 anos e fora libertado em 1989, para levar a termo a transição do regime excursionista para uma democracia plena, no que passou à história como a "refundação" do país.) Senadora Selma faça de sua história de vida a partir de hoje como fez NELSON MANDELA, passe à estudar à vida de cada um dos POLÍTICOS E POLITIQUEIROS que nos bastidores lutaram e trabalharam incansavelmente durante todos este período para tirara à Senhora do poder, estude MINUCIOSAMENTE à vida de cada um, sei que à Senhora tem capacidade e competência para isso, 8 oito anos passa rápido, daqui 8 anos à Senhora vai voltar e mostrar para todos que lhe prejudicaram a sua capacidade e sua competência, Senadora Selma faça como fez Nelson Mandela, tem paciente e estude tudo que puder à vida de cada um que lhe prejudicou mesmo momento, A colheita dos bons frutos só depende da semente que você planta. Estas pessoas que semearam ventos sobre a sua pessoa e seu mandato, podem ter certeza, que um dia vão colher TEMPESTADE! Mais uma vez quero lhe aconselhar, come como história de vida, do Ex-Presidente Nelson Mandela, que ficou preso por 28-Anos, saiu da prisão e foi eleito presidente de seu pais.

  • Tom Ubirajara | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 09h26
    17
    6

    Segundo Nelson Rodrigues , " Por trás de todo o paladino da moral mora um canalha " , não estou aqui falando que ela seja canalha mas enveredou por um caminho que a própria repugnava . Pena que a justiça não foi tão célere com o Medeiros pois deveria naquela época também ser cassado.

  • Luciano | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 08h39
    21
    1

    Medeiros deu um abraço de tamanduá na Selma, se dizendo amigo, trouxe ela para o PODEMOS para ter seu apoio e garantir o voto de suas viúvas... Parabéns Medeiros foi um ótimo estrategista.

Matéria(s) relacionada(s):

PDT quer França, mas não pra suplente

allan kardec 400   Embora o deputado e secretário de Cultura do Estado, Allan Kardec (foto), presidente regional do PDT, tenha flertado com Roberto França, tentando atraí-lo para o partido e com expectativa de candidatura, não há nenhum convite para este ser um dos suplentes ao Senado na chapa de Pivetta. A ideia...

Uma candidatura jovem na chapa

otaviano pivetta 400 curtinha   Otaviano Pivetta (foto) assegurou neste domingo que não definiu ainda os dois suplentes de sua futura chapa ao Senado. Sobre Sachetti, observou que trata-se de um parceiro e amigo e que está pronto para ajudar no projeto, sem fazer imposição para assumir suplência, assim como o...

Rei da soja incentiva Fávaro ao Senado

erai maggi 400 curtinha   O ex-vice-governador Carlos Fávaro não mantém o silêncio à toa. Embora tenha sido o terceiro mais votado em 2018 - por pouco não fica com a vaga ocupada hoje pelo senador Jayme Campos -, Fávaro está enfrentando uma série de dificuldades para se viabilizar de...

Professor terá desempenho avaliado

marioneide 400 curtinha   Professores da rede pública estadual agora vão passar por avaliação de desempenho tanto para fins de progressão funcional quanto para atender a uma série de novas exigências. A secretária de Educação, professora Marioneide Kliemaschewsk (foto), já...

O pinóquio de antes, o aliado de hoje

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), hoje deputado pelo quarto mandato, está levando porrete de todo lado pela decisão de entrar na base do Governo Mauro Mendes, seu então adversário político dos últimos 15 anos. Ambos, que se enfrentaram nas urnas duas vezes, uma a prefeito e outra para...

França, convite do Pode e suspense

roberto franca 400 curtinha   Roberto França (foto), que exerceu vários mandatos eletivos, entre eles de vereador e de prefeito de Cuiabá, ficou empolgado com o convite para se filiar ao Podemos, inclusive com abertura para concorrer novamente ao Palácio Alencastro. Para evitar conflitos, antes de fazê-lo, o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Sobre a senadora Selma Arruda, que teve mandato cassado por caixa 2 e abuso de poder econômico, você acha que ela foi...

ingênua

corrupta

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.