Legislativo

Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 21h:00 | Atualizado: 25/04/2014, 11h:11

CÂMARA DE CUIABÁ

PSD pressiona e já ameaça requerer mandato para salvar João Emanuel

Rodinei Crescêncio/Rdnews

Joaotoninho1

PSD quer salvar João Emanuel, que de correligionário, virou inimigo de Toninho 

Hoje foi ao ar mais um capítulo da novela do caso João Emanuel. A defesa do vereador anunciou que vai pedir a suspeição dos vereadores Toninho de Souza (PSD - presidente da Comissão de Ética), Faissal Calil (PSB - presidente da CCJ) e Júlio Pinheiro (PTB - presidente da Câmara) para votar na sessão de cassação do mandato de João Emanuel. A justificativa dos advogados é que os três teriam inimizade com o réu e já teriam formado juízo preconcebido, bem como já teriam declarado voto.

Toninho afirmou que não se considera suspeito, pois não é inimigo nem amigo de João Emanuel. “Me considero isento para votar. Não estranho a posição da defesa que está no papel dela de tentar a absolvição do cliente.Se conseguirem nos impedir de votar serão três votos a menos pela cassação”, pondera.

Além disso,  Toninho  foi notificado pelo seu partido PSD, que é o mesmo de João Emanuel, para não votar pela cassação do correligionário. Por medo de perder o mandato,  o vereador nem assinou o requerimento da legenda e cogita pela primeira vez a possibilidade de rever seu voto em relação ao companheiro partidário.

Ele explica que não assinou o documento da agremiação tentando enquadrá-lo porque a redação veio muito genérica e não se refere especificamente à sessão de cassação marcada para essa sexta-feira (25).  “A resolução do partido diz que companheiro do PSD não vota contra companheiro do PSD antes de ter decisão judicial”, frisa.

Sob a presidência da Comissão de Ética,  ele foi taxativo, ao lado do relator Ricardo Saad (PSDB), no sentido de pedir a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. “Se esta orientação partidária for reformulada eu até assino e vou avaliar com minha assessoria jurídica o meu voto, as consequências de um voto pela cassação”, explica.

Mesmo com a ‘faca no pescoço’, Toninho observa que a pressão partidária não é ilegal e sim prerrogativa da legenda. Ele observa que contrariar o partido pode sim ensejar na perda do cargo porque a Lei de Fidelidade Partidária estabelece que o mandato é do partido e não do candidato eleito. Sob este ponto de vista,  a sigla pode requerer o cargo para si. 

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • B Silva | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 12h01
    1
    0

    O comentário abaixo do Luiz é bem oportuno Senho Toninho de Souza. Quanto a a fidelidade partidária sim, porém, a Lei lhe dá o direito de pedir a desfiliação do seu partido caso ele te coloque em situação que impeça você de atuar no parlamento de forma autônoma. Mas eu já vi esse filme do Toninho de Souza anteriormente quando da votação da outorga da CAB, quando ele votou a favor e depois pressionado disse que votou sem ler o projeto, sem saber o que tava votando.

  • LUIZ | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 10h37
    1
    1

    MAS NA LEI TAMBÉM EXISTE QUE CASO ELE SEJA PRESSIONADO, OU NAO SE ENCONTRAR MEIOS DE SE MANTER NO PARTIDO ELE PODE SE FILIAR EM OUTRO, AFINAL É O QUE ESTA ACONTECENDO COM ELE AGORA. ENTAO ELE PODE MUDAR DE PARTIDO QUE ELE NAO PERDE O MANDATO, AFINAL O PARTIDO VIA RIVA/JOÃO MANOEL ESTAO PRESSIONANDO PARA ELE VOTAR CONTRA A CASSAÇÃO. NESTE CASO É LEGAL A SAIDA DELE DO PARTIDO, AI ELE PODE REVER SEU VOTO E ESPERAR QUE TODOS VOTEM QUANDO DER O NUMERO SUFICIENTE PARA CASSAR O JOÃO ELE SE ABSTEM, É SIMPLES.

  • Eder | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 09h52
    1
    0

    Se jogar uma lona vira circo.

  • Leleco | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 09h43
    0
    0

    é muita burocracia e manobras para que se aplique a LEI, lei essa criada pelos próprios parlamentares, mas quando tentam usá-la vira esta bagunça, vergonha, ainda nomeiam como casa dos artistas, deixando ainda mais com ares de chacota. Acabem logo com isso, chega de expor ao ridículo nossa cidade, bem como os seus eleitores!

  • Carmindo Lira | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 09h35
    0
    0

    Eh POP,gostoso assistir de cadeira,né??

  • WALDIR | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 09h21
    0
    0

    ESPERO QUE A SOCIEDADE A PARTIR DE HOJE, DEIXE DE ACREDITAR NO PARTIDO MENCIONADO, BEM COMO, CASO O VEREADOR TONINHO DE SOUZA MUDE SUA CONVICÇÃO. JÁ NÃO SERÁ A PRIMEIRA VEZ QUE O MESMO MUDE DE CONVICÇÃO. NÃO SE LEMBRAM DA SANECAP?

  • Aderson | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 08h47
    2
    0

    Confiabilidade e Moralidade, os nobres vereadores foram eleitos para representar a sociedade que os elegeram, ou para cumprir ordens do partido, que não é o anseio da sociedade. Há que rever os estatutos dos partidos, para que todos os filiados não sejam julgados como farinha do mesmo saco.

  • fatima cavalcante- | Sexta-Feira, 25 de Abril de 2014, 00h38
    2
    0

    Será que junto volta do cangasto,voltam tambem os coronéis,que mandam em tudo,sem honra,só pra ganhar o poder? Melhor ficar sem mandato e sair fortalecido e admirado pelo povo que te elegeu....Na próxima voce será o Cara!!!

  • joaoderondononopolis | Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 22h18
    3
    0

    Este negócio de dizer que a vaga pertence ao partido, que partido nada, se fosse assim o PMDB já teria cassado Pedro Simon há muito tempo, pois Simon vota de acordo a sua consciência, quer lisura.

  • Francisco Botelho Pinto | Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 22h06
    0
    1

    Francisco Botelho Pinto, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

Prefeito e sobrepreço em álcool gel

gustavo melo 400 curtinha   O prefeito de Alto Araguaia, Gustavo de Melo (foto), e sua secretária de Saúde, Manoela Nunes, têm cinco dias para apresentar defesa prévia ao TCE sobre uma denúncia de superfaturamento na compra de materiais de higienização destinados à prevenção do...

Procon decide fazer audiências virtuais

rosamaria 400 curtinha   Por causa da pandemia, que levou à suspensão dos serviços presenciais, a secretária estadual Rosamaria Ferreira (foto), de Assistência Social e Cidadania, e o adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Edmundo da Silva Taques, decidiram que agora o Procon-MT...

Empolgado e já morando em VG

emanuelzinho 400   O deputado federal Emanuelzinho (foto), do PTB, está tão empolgado com a possibilidade de concorrer a prefeito de Várzea Grande que não só transferiu o domicílio eleitoral de Cuiabá para o município vizinho, ainda no ano passado, como também alugou um apartamento...

Prorrogação de mandatos até 2022

Muitos prefeitos e vereadores já trabalham com a hipótese de ganharem mais dois anos de mandato, "esticando" o atual para 2022. O Senado está prestes a aprovar uma PEC para tornar coincidentes os mandatos eletivos. Nesse caso, mandato dos prefeitos, vice e dos vereadores, eleitos em 2016, teria duração de seis anos. E, a partir das urnas de 2022, as eleições passariam a ser gerais para presidente, governadores, prefeitos, senadores, deputados e...

"Cenário apocalíptico" e respiradores

z� do patio 400 curtinha   Um mês depois do escândalo sobre a compra e pagamento de quase R$ 4 milhões por 22 respiradores falsificados, o prefeito Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, tomou duas decisões, mas nenhuma delas no sentido de investigar eventuais falhas de servidor da...

Binotti, a popularidade e a oposição

luiz binotti 400 curtinha   O grupo político do hoje vice-governador Otaviano Pivetta, que comandou Lucas do Rio Verde por mais de duas décadas, terá dificuldades para reconquistar o comando local no pleito deste ano. O pré-candidato Marino Franz, que foi vice de Pivetta e depois prefeito, será o...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.