Legislativo

Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014, 08h:22 | Atualizado: 23/05/2014, 08h:39

Barra do Garças

PT abandona gestão de Beto devido "rasteira" em carreira da Educação


de Barra do Garças

Facebook

kiko-fatima-rezende-beto-farias.jpg

Vereador Kiko e secretário de Educação Fátima Resende abandonam Beto Farias

O PT entregou os cargos de secretário de Educação e liderança na Câmara ao prefeito Roberto Farias (PSD) por discordar da política salarial para os professores da rede municipal. A decisão foi anunciada no final da tarde desta quinta (22) pela então Fátima Aparecida Resende e pelo vereador Odorico Ferreira Cardoso, o professor Kiko, abrindo a primeira crise administrativa na atual gestão.

O estopim para a entrega dos cargos foi o projeto de Lei do Executivo que alteraria a Lei Complementar 049/99, que dispõe sobre a carreira dos profissionais da educação básica do município. A matéria mudaria os coeficientes e achataria o magistério ao excluir em torno de 400 profissionais da educação da carreira. De acordo com o vereador, a lei não foi discutida com os educadores, com a secretária ou com o próprio parlamentar.

“O projeto foi retirado de pauta para alterações, porém, tomamos uma decisão por entendermos que toda a classe seria prejudicada, principalmente os técnicos e apoio que estavam sendo excluídos”, disse o vereador.

À frente da liderando do prefeito na Câmara desde o início da gestão, Kiko afirma que não tem como continuar no posto com o tratamento dado aos professores. “Sou professor e estou empenhado com a minha classe no melhoramento das condições de trabalho da minha categoria e também para que o prefeito possa governar da maneira que entenda melhor". O petista ressalta, contudo, que não vai deixar a base de Beto.

Fátima disse que a atitude do prefeito desestrutura conquista da classe de anos de luta. “Quando se mexe no plano de carreira de uma categoria, é preciso discutir e entender com os membros dela, o que não foi feito, tanto é que eu como secretária não fui consultada, por isso tomei a atitude de deixar a pasta", ressaltou. 

O prefeito Roberto Farias, que desde o ano passado reluta em pagar o piso salarial nacional, não foi localizado para falar sobre a polêmica. Ele já nomeou o secretário de Gabinete, Agenor Maia, para ocupar o posto de Fátima de forma interina.

Galeria de Fotos

Credito: Rdnews
Credito: Rdnews

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • antonia jacob | Quarta-Feira, 28 de Maio de 2014, 00h48
    0
    1

    DE-MA-GO-GO!

  • Carlos Silva | Sábado, 24 de Maio de 2014, 10h21
    1
    0

    O Kiko e cia jamais deveriam ter apoiado o atual prefeito, Barra continua na mão da mesma família. Será que como partidários de esquerda nunca leram "Casa-Grande & Senzala" de Gilberto freyre? O erro político foi do Kiko e cia, o Beto é isso aí, empresário, pecuarista e que como muitos da mesma classe vivem na teta dos governos pelos fabulosos financiamentos do BNDES, BB etc. Um pseudo-partidário de esquerda, que ao menos teve a decência de continuar num PSD da vida. Certo está o Beto, erraram o PT e seus diretórios municipais país afora, nossa esquerda mudou de lado faz um bom tempo. Renovação geral na nossa política!!! Os professores continuam sem representação decente, um país que não valoriza a educação não chegará na verdadeira igualdade social, formando cidadãos livres.

  • Jairo RochaJai | Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014, 12h15
    6
    1

    Parabéns Kiko e Fátima !

  • wilian | Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014, 09h41
    9
    1

    Enquanto isso, em Várzea Grande, o também secretário de educação do PT (Jonas), obedece somente o prefeito, realizando verdadeiros desmandos com os profissionais da educação, e olhe que ele também é professor. Parabéns pela postura do partido no município, bem como, dos seus integrantes.

  • Eduardo Bernardi | Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014, 09h01
    15
    1

    Acho que o Beto não imagina a perda que ele teve e nem a força da categoria, perdeu um quadro de gabarito nacional que é a professora Fátima uma das fundadoras do PT a nível nacional, perdeu pela sua intransigência e falta de capacidade para o diálogo, fico triste por Barra do Garças, uma das poucas coisas que funcionava na sua gestão sem politicagem era a educação.

  • Marcelo Mattos | Sexta-Feira, 23 de Maio de 2014, 08h57
    15
    2

    Parabéns professora Fátima e Prof. Kiko, acima de tudo foram coerentes e demonstraram que não fazem parte de algumas corjas sórdidas da política, agiram com princípios e respeito pela classe que representam e ajudaram a construir por mais de 30 anos, não jogaram no lixo nossos sonhos, ideais e compromisso por uma educação pública de qualidade e acima de tudo RESPEITO AOS PROFISSIONAIS. Continuaremos na luta companheira, ainda mais quando sabemos que podemos contar com pessoas honestas e de caráter isso é raro hj em dia, sabemos da sua luta professora Fátima.

Puxando o "rei" pra baixo em Tangará

reinaldo morais 400 curtinha   A pré-campanha ao Senado do empresário Reinaldo Morais (foto), o "rei dos porcos", evangélico e bolsonarista, vem ganhando aceitação popular em vários municípios. Mas, em Tangará da Serra, enfrenta muita resistência. Algumas pessoas próximas ao...

3 estaduais e 2 federais para prefeito

juarez costa 400 curtinha   Se na Assembleia, três dos 24 deputados se articulam por candidatura a prefeito, na Câmara Federal dois entre oito da bancada mato-grossense também pretendem fazer o mesmo. Tratam-se do emedebista Juarez Costa (foto), que apostará todas as fichas no retorno ao comando de Sinop, e do petebista...

PSDB rachado sobre nome a prefeito

ricardo saad 400 curtinha   O tucanato enfrenta uma incógnita em Cuiabá. A bancada na Câmara, hoje composta pelos vereadores Renivaldo Nascimento, Ricardo Saad (foto) e Toninho de Souza, defende apoio ao projeto de reeleição do prefeito Emanuel Pinheiro. O partido, presidido na Capital por Saad, já faz parte...

Poucos da AL se arriscam pra prefeito

silvio favero 400 curtinha   Inicialmente seriam seis dos 24 deputados estaduais dispostos a concorrer ao pleito de novembro deste ano. Mas a lista vem sendo reduzida à medida que se aproxima das convenções. Sílvio Fávero (foto), por exemplo, sabe que a chance de ganhar a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, onde...

Transferindo pandemia para Cuiabá

lucimar campos 400   Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (foto) transferiu praticamente o pepino da pandemia da Covid-19 à gestão da cidade vizinha, comandada por Emanuel Pinheiro. Ela faz questão de enfatizar que, numa reunião com porta-vozes do governo estadual, do TCE, da Assembleia e dos dois maiores...

"Oposição desorganizada ajuda Pátio"

blairo maggi 400 curtinha   Com a experiência de quem já foi governador por dois mandatos, senador e ministro da Agricultura, o megaempresário Blairo Maggi (foto) disse, em entrevista numa live nesta sexta, com os jornalistas Eduardo Ramos e Lucas Perrone, que se a oposição não se organizar em...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.