Legislativo

Quarta-Feira, 10 de Julho de 2019, 18h:20 | Atualizado: 10/07/2019, 18h:32

VAI AO PLENÁRIO

Relatório de Selma que ordena demissão de servidor por mau desempenho é aceito

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta (10), o projeto de lei complementar que regulamenta a avaliação de desempenho dos servidores públicos e estabelece regras para a demissão por baixo desempenho. A matéria foi relatada pela senadora cassada Selma Arruda (PSL).

A juíza aposentada ainda apresentou requerimento para urgência do projeto. Com a aprovação, com voto contrário dos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (PROS-RN), o texto seguirá diretamente para apreciação do plenário. O senador Jayme Campos (DEM) também considerou o projeto relevante “para tornar o serviço público mais eficiente”.

Geraldo Magela

Selma Arruda

Selma Arruda na Comissão de Assuntos Sociais, quando foi votado o projeto que regulamenta a avaliação de desempenho dos servidores públicos

A oposição queria que o projeto passasse antes pela Comissão de Direito Humanos e Minorias. Entretanto, o pleito foi reprovado pela CAE.

Segundo Selma a medida não altera a estabilidade dos funcionários públicos. Em sua avaliação, atende ao anseio da população que deseja serviços públicos melhores. “Ressalto que este projeto corresponde sim aos anseios da população brasileira em ter um serviço público mais eficiente, expurgando do sistema aqueles servidores que insistem em ter conduta desidiosa e que em nenhum momento põe em risco a estabilidade do servidor público atento às suas atribuições”.

A matéria regulamenta o artigo 41, inciso primeiro, da Constituição. O dispositivo determina que o servidor estável – já transposto o período de três anos de estágio probatório – fica sob risco de perder seu posto de concursado em caso de resultado insatisfatório “mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa”.

De acordo com Selma, o que o texto promove é a definição de normas mais específicas para a execução de tais testes, com pontuação por desempenho. Além disso, sustenta que a proposta foi amplamente debatida, passou por audiências públicas e foi submetida a consulta pública no site do Senado (Com informações da Agência Senado).

Postar um novo comentário

Comentários (12)

  • DEIVISON RAILTON DA COSTA SALES | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 14h32
    0
    0

    Arrependi de pedido voto para Selma

  • marcelo | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 14h56
    1
    0

    para os juizes a punicão é a aposentadoria, tenha paciencia doutora, existe muito mais coisa para se preocupar ai no senado.

  • Kaca | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 10h46
    5
    0

    Vai atingir os "deuses do Olimpo" também? Se a resposta for negativa, então, não vale de nada essa medida. É só demagogia e fonte de pressão nos mais fracos.

  • JC | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 10h04
    5
    0

    O problema é... quem vai avaliar?..

  • JC | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 10h00
    4
    0

    AAA

  • Marquinhos | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 09h55
    7
    0

    Ex Juiza - por favor pense na educação/saúde/transporte de qualidade/rodovias sem buracos em vez de fazer mídia. Bom, para terminar eu fui educado desde pequeno em que minha mãe dizia: fez errado então tenha vergonha na cara e se redime, então acho que a ilustríssima diante do caixa 2 que participou, entendo que a ilustríssima peça desculpas e se demita. VERGONHA NACIONAL.

  • mario | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 09h09
    3
    0

    a questãode avaliação no serviço publico estadual ja existe, em secretarias e autarquias do estado todo ano, e ainda as vezes tem pessoas do recursos humanos de algumas secretarias que pedem pra não avaliar mau seu colega.

  • VALDEZ CARLOS DA SILVA | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 08h24
    10
    0

    Porque ele não fazem uma lei dessa para os maus políticos que não cumpre com sua obrigações

  • Concursada | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 07h46
    12
    0

    O problema é... quem vai avaliar?.. os amigos do rei serão avaliados?.. os inimigos do rei serão avaliados de forma ilibada?.. infelizmente creio que não.

  • Elias | Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 07h36
    9
    3

    A juiza quase cassada do Partido laranja tem moral para isso?

Matéria(s) relacionada(s):

Diretor define contratos emergenciais

alexandre beloto 400 curtinha diretor hospital   O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto Magalhães (foto), tem feito compras emergenciais de materiais hospitalares para surprir demandas, especialmente do São Benedito e do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que detém uma...

Bancada garante R$ 10 mi para IFMT

neri 400 curtinha   O deputado Neri Geller (foto), coordenador da bancada federal mato-grossense, anunciou destinação de R$ 10 milhões em emendas para o Instituto Federal de Mato Grosso no orçamento de 2020. Dirigentes do IFMT promoveram duas reuniões para debater projetos para melhorar a estrutura física...

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.