Legislativo

Quarta-Feira, 17 de Fevereiro de 2010, 15h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:25

POLÊMICA

Samir deve presidir Comissão de Ética do PDT que julgará Cintra

   O pedetista Samir Sebastião da Costa Ribeiro (PDT) deve presidir a Comissão de Ética do partido que vai decidir o futuro político do vereador por Cuiabá Sérgio Cintra. Segundo o coordenador-geral e tesoureiro da legenda no Estado, Rodrigo Rodrigues, nesta quinta (18) a executiva estadual se reúne para definir o nome dos três membros responsáveis por investigar o colega. Eles poderão adverti-lo, determinar suspensão ou, até mesmo, pedir a expulsão de Cintra do partido. “Ainda não sabemos quem serão esses membros, mas, em um mês, o relatório final deve ser emitido”, assegura Rodrigo, em entrevista ao RDNews.

   Apesar do coordenador não confirmar, o nome de Samir já teria sido escolhido. Com isso, na reunião serão definidos apenas o relator e membro-titular. Dentre os critérios adotados pela sigla para a formação do “trio”, que ficará responsável pelo caso, está a não participação na fatídica reunião em que os colegas denunciaram Cintra, não ter rusga pessoal com o investigado e não ocupar cargo na Prefeitura de Cuiabá.

   No encontro de sexta (12), os presidentes do PDT de Cuiabá, vereador Toninho de Souza, e da Juventude Pedetista, Luis Arthur de Oliveira Ribeiro, o Luluca, e o secretário-geral da sigla, Alonso Alcântara Moura, se mostram indignados com a postura de Cintra e exigem a punição do parlamentar.

   Durante o encontro, convocado para debater se a sigla deve ou não entregar os cargos ao prefeito Wilson Santos (PSDB), o vereador teria se exaltado, batido na mesa e feito denúncias, tidas como sem fundamento, contra os colegas - veja aqui. Hoje o PDT comanda as pastas de Cultura e Esporte e Cidadania, sob Adevair Cabral e Aurélio Augusto, respectivamente. “Ele partiu para a agressão, colocou o dedo na cara dos companheiros, bateu na mesa, atitudes antiéticas. Todos têm direito de se posicionar, mas não desrespeitar o colega”, pondera Rodrigues.

   Cintra integra a ala dos que defendem a permanência do PDT na base de Wilson. De quebra, ele faz até campanha para que o partido caminhe com o PSDB nas eleições de outubro deste ano em torno da pré-candidatura do tucano ao Paiaguás. Há outros que defendem a atuação neutra da sigla para, assim, apoiar a candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao governo. Cintra, inclusive, chegou a ser um dos maiores defensores de Toninho na queda-de-braço com Mário Márcio Torres pelo comando do partido. Agora quer “derrubar” o atual presidente e articula a volta do "neo-aliado" à liderança da legenda. “Uma das exigências dele era de que Toninho assumisse o diretório e ele (Cintra) foi o maior beneficiado com isso”, alfineta Rodrigo, numa referência ao fato de Toninho ter articulado a ida de Adevair Cabral para a Cultura, o que permitiu a Cintra ter o “gostinho” de assumir a vaga de vereador.

   Além disso, o parlamentar era um “ferrenho” opositor de Wilson na Câmara, tanto que assinou a CPI da Saúde e propôs a criação da CPI da Sanecap. “Sempre criticou o prefeito Wilson Santos e, de repente, muda de posicionamento. Isso deu um verdadeiro susto na gente”, conta Rodrigo. Oficialmente, Cintra alega estar insatisfeito com os posicionamentos de Toninho, principalmente pelo fato do colega ter pedido a exoneração de Aurélio Augusto. Nos bastidores, ele teria recebido promessas de vantagens de Wilson para voltar a comandar CuiabáVest, cursinho pré-vestibular gratuito da prefeitura.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • ewerton | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 23h02
    0
    0

    a respeito deste outro ewerton que tirando o nome naõ tem moral pra falar em amor a matogrosso ele naõ tem conhecimento de causa pra tanto e "achego " alquem sem era nei bera que caiu de paraqueda aqui como prova desta cupula do pdt que naõ ve competencia nos quadros da juventude deste estado, segundo falta coerencia neste jovem que antes falava para todos houvirem que o Dante de Oliveira era um traidor do pdt e agora que ja foi em churasco na casa do luluca e boates com o mesmo ja mudo de opiniaõ ,a respeito do Dante. Quando ao amor pelo GRANDE LIDER DRº samir entendo afinal ele fico hospedado na casa do mesmo por muito tempo ate ser nomeado no gabinete do piveta depois de sair do gabinete do ver Sergio Cintra tai quem mata a fome ganha lealdade.

  • j.lopes | Quinta-Feira, 22 de Abril de 2010, 22h51
    0
    0

    em primeiro lugar vamos aos fatos o toninho de souza a pouco tempo atraz ameaçava o sergio para manter a postura do partido de apoio ao wilson tanto e que esta gravado nos arquivos da camara de cuiabá ai o sergio apoia agora ta errado ,esse apoio. amanha o certo e apoiar o sinval se o toninho acordar com esse pensamento .

  • Marcos Lopes | Sexta-Feira, 05 de Março de 2010, 15h36
    0
    0

    Conheço o companheiro samir e ele é uma pessoa indonha e integra e aciam de tudo honesta em tudo o que ele faz e infelizmente,o suplente e vereador em exercício,vereador Sérgio Cintra não aceitou em seguir a orientação e a determinação do diretório regional,mas já que ele não quer apoiar o candidato que o nosso partido (PDT) irá apoiar nas proximas eleições,porque ele não se filia no PSDB de Wilson? Ah se o PSDB fosse uma siglaque estivesse bem na "fita" ,o Luluca,um dos sobrinhos do ex-governador dante de Oliveira não teria vindo para o PDT . Saudações socialistas e trabalhistas a todos os companheiros.

  • valéria | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 15h35
    0
    0

    valéria, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Ewerton Roberto 9Dir. nacional da JS PDT | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 11h29
    0
    0

    Se uma coisa no homem que devemos respeitar é sua honestidade para com o proximo. Conheço Samir Muito bem !Lider nato, de nossa Grande Juventude hje a MAIOR JUVENTUDE PARTIDARIA deste Estado de Mato Grosso, e desafio qualquer jovem politico que venha debater conosco!!! Samir foi a pedra Fundamental para hje o nosso PDT de Mato Grosso e nossa Juventude se desenvolver Junto de Nosso Companheiro Rodrigo Rodrigues. E respondendo a muitoa companheiros matgrossenses Samir é Homesto e Competente no que faz !!! Saudaçoes Trabalhistas a Todos !!! Ah e Sergio rsrsrsrsrrsrsrs sei lá é igual pastor e padre!! se olharmos eles perdemos a FÉ

  • Edwin Costa | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 11h05
    0
    0

    Dr. Samir foi meu médico e contribuiu pela minha reabilitação de saúde num momento difícil na minha vida. Obrigado Dr....agora ajude a curar o PDT também !!!

  • valéria | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 10h56
    0
    0

    A Juventude Socialista do PDT deveria bater um papo com a Dona Carmozinha Ribeiro, mãe do SAMIR, para saber quem realmente é este inócuo e mentiroso. Para início de conversa ele expulsou a mãe da casa dela e se apropriou da casa. Ele xingava a mãe dele. conversem com a Dona Carmozina.

  • augusto cesar Martins de Siqueira Júnior | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 09h24
    0
    0

    todo mundo na vida tem o direito de rever suas posições e conceitos, acho que julgar uma pessoa apenas pela mudança de sua postura é antiquado, em vez de julga-lo faz se uma assembléia e discuta-se o assunto internamente, se a maioria decidir por apoiar o mauro Mendes ai sim o vereador sérgio cintra teria que se adequar pelo voto da maioria, mais caso contrário, a maioria tem que ir pelo voto vencido PDT, precisa se unirem em pról do que é melhor para MT

  • julia | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 09h14
    0
    0

    Com muito respeito a todos, o foco da matéria não é o senhor Samir. E briga de correligionários, como esta, deveria ser feita dentro do partido. Ou seja, dentro do PDT. Pelo menos sobre quem deve presidir a comissão de ética. Feio, no entanto, está a postura do vereador Sérgio Cintra. Homem tão bem preparado e agora maculado em sua história e em seu processo ideológico, após cair no `canto da sereia`. Sérgio, vc pode até ir com Wilson Santos, mas não por meio de negociatas e presentes como a coordenaçào do Cuiabávest. Vc é maior do que isto. Nào perca seu processo ideológico por tão pouco. Ainda quero acreditar em você.

  • Adriano Araujo | Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2010, 02h18
    0
    0

    Conheço o SAMIR e pra quem não sabe, obteve um numero espressivo de votos quando se candidatou a vereador pelo PDT, apesar de jovem, tem muito a contribuir com a nossa cidade e é um cara ético, portanto não se deve ocupar espaços relevantes como esse para denegrir a imagem de pessoas honestas.

DEM-Cuiabá projeta até 4 vereadores

beto 400 curtinha   O presinte da Provisória do DEM da Capital e secretário estadual de Governo, Alberto Machado, o Beto 2 a 1 (foto), está animado com as chapas do partido construídas para o embate eleitoral. Já conta com 38 pré-candidatos a vereador e avalia que todos são competitivos. Uma das...

Chapa de Pivetta faltando um nome

adilton sachetti curtinha 400   O empresário Otaviano Pivetta continua avaliando um nome para composição de sua chapa ao Senado na suplementar de 26 de abril para a vaga da cassada Selma Arruda. A primeira-suplência deve ficar mesmo com o ex-prefeito rondonopolitano e ex-deputado federal Adilton Sachetti (foto), do PRB....

Senado, disputa interna e PT rachado

verinha_curtinha   O PT, que recebe hoje as inscrições de pré-candidatos ao Senado, deve ter apenas um nome na disputa interna, o do deputado e presidente estadual da sigla Valdir Barranco. A ex-vereadora Enelinda, com dificuldade, corre contra o tempo para se viabilizar. Enquanto isso, membros de outras correntes menos...

Falta na votação da emenda impositiva

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (foto), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara e pré-candidato a senador na suplementar de 26 de abril, explica que não procede a informação de que teria votado favorável à PEC 34/19, que assegura o orçamento impositivo de...

Feliz da vida na base e com emendas

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto) já chegou com moral no Governo Mauro Mendes. Depois de um ano fazendo oposição ao Palácio Paiaguás, o deputado tucano se tornou governista de carteirinha. E começa a colher os dividendos. Uma de suas emendas de R$ 300 mil para ajudar na...

Voto a favor e agora contra Congresso

O pitbull do governo Bolsonaro, deputado federal José Medeiros (foto), está pegando carona num protesto, marcado para 15 de março, onde não deveria porque os seus atos não correspondem ao discurso, ao menos segundo sustentam seus adversários políticos. Contam que Medeiros foi um dos parlamentares que aprovaram o orçamento impositivo de R$ 30 bilhões, vetado pelo presidente. Eis que agora, ele próprio, defende a...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.