Legislativo

Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 17h:29 | Atualizado: 19/05/2020, 17h:29

HÁ 3 MESES

Sob a tutela de Jayme, pedido para cassar Flávio Bolsonaro está parado em Conselho

Christiano Antonucci

Jayme Campos

Senador Jayme Campos (DEM), de MT, preside Conselho de Ética do Senado e não há previsão de quando processo vai andar; pedido é por quebra de decoro 

O pedido de cassação do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) está parado há três meses no Conselho de Ética do Senado, que é presidido pelo senador mato-grossense Jayme Campos (DEM). Por enquanto, não há perspectiva de decisão sobre o desfecho da representação.

Em 19 de fevereiro, PT, PSOL e Rede entregaram  representação no Conselho de Ética da Casa contra o filho do presidente Jair Bolsonaro. Naquele dia, Jayme recebeu o documento pedindo a cassação do mandato de Flávio Bolsonaro  por quebra de decoro parlamentar

Segundo a representação, Flávio Bolsonaro teria quebrado o decoro ao supostamente estar envolvido com milícias, "rachadinha" (devolução de parte dos salários por funcionários para gabinetes de políticos), lavagem de dinheiro e emprego de funcionários fantasmas.

  Jayme  afirma que encaminhou a representação dos partidos de oposição à Advocacia do Senado para que seja elaborado parecer jurídico sobre sua admissibilidade. Entretanto, não há mais atualizações sobre o caso.

A análise pelo departamento jurídico é o primeiro passo para o andamento do processo e não tem prazo de término. Com base no relatório que receber, Jayme manifestará pelo acolhimento ou arquivamento da representação.

 Se houver continuidade, Flávio Bolsonaro será notificado para apresentar sua defesa, e um relator será escolhido. Caso opte pelo arquivamento, cabe recurso por parte de quem pediu a cassação.   

Ao , Jayme afirma que encaminhou a representação à Advocacia do Senado dentro do prazo regimental. Segundo o democrata, a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) atrasou o andamento do processo.

“A representação foi encaminhada cinco dias após o recebimento. O problema é que a pandemia paralisou o trabalho presencial no Senado e acabou atrasando o parecer. Se for pelo acatamento, fica difícil. Mas não vou me manifestar antecipadamente”, declarou Jayme na tarde desta terça (19).

Oposição complementará pedido após falas de Marinho

 Em entrevista à Folha de S. Paulo, o empresário e suplente de Flávio Bolsonaro, Paulo Marinho, disse que a Polícia Federal teria antecipado ao filho do presidente que seu então assessor Fabrício Queiroz seria alvo da Operação Furna da Onça.

O delegado-informante da PF teria aconselhado Flávio a demitir Fabrício Queiroz e a filha dele, que trabalhou no gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro entre dezembro de 2016 e outubro de 2018. Marinho afirmou à Folha que seu relato se baseia em versão contada pelo próprio filho do presidente e o seu advogado, em dezembro de 2108. Flávio Bolsonaro nega quaisquer irregularidades.  (Com informações do UOL)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • alex r | Quarta-Feira, 20 de Maio de 2020, 08h49
    0
    0

    Jaime passa a responsabilidade de convencer e mostrar que estava certo não é sua... Passa pelo amor de deus pra ocupar esse povo e deixar a saúde pública para técnicos!

  • Eleitor Atento | Quarta-Feira, 20 de Maio de 2020, 06h09
    2
    1

    Macaco velho não poe mão em cumbuca...rs Quem tem C...tem medo.

  • Ze Paulo | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 22h03
    7
    3

    O povo matogrossrnse confiou em vc pra fazer no senado exatamente o que agente gostaria. Agora. Acobertar bandido fics dificil neh? Não foi pra isso que te elegemos. Fassa a coisa certe senador!

  • alexandre | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 21h44
    2
    2

    Petebas..

  • HELO | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 20h01
    5
    3

    Você também é vendido, JAIME?

  • Amaral antunes | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 19h18
    9
    0

    Tinha que ser o Jayme. MT se engana de novo com esse induviduo.

  • Chirrão | Terça-Feira, 19 de Maio de 2020, 17h48
    9
    8

    esses partidos que entraram com pedido. TEM MORAL ALGUMA PERANTE A SOCIEDADE..SÓ AGEM POR POLITICAGEM BARATA.

3 fortes para prefeito de Rondonópolis

ze do patio 400 curtinha   Apesar da "inflação" de prefeitáveis em Rondonópolis, com quase 10 se colocando como virtuais candidatos a prefeito, a disputa deve ficar acirrada mesmo entre três. Um deles é Zé do Pátio (foto), do Solidariedade. Vai tentar o terceiro mandato não consecutivo e...

Ex-deputada vai à vereadora em VG

zilda pereira 400 curtinha   A ex-deputada estadual Zilda Pereira Leite (foto) permaneceu pouco tempo na base dos Campos em Várzea Grande. Chateada por não ter sido renomeada como secretária de Educação, de cuja pasta havia se afastado por problemas de saúde, Zilda se filiou ao PSB, do pré-candidato...

Breunig destaca aprovação de contas

adriano breunig curtinha 400   O professor Adriano Breunig (foto), ex-adjunto e ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia no Governo Silval e hoje diretor de Políticas de Desenvolvimento Institucional do IFMT, contesta o registro em Curtinha, apontando-o como candidato reserva e "vulnerável" à...

Borgato não sairá mais de secretaria

nilton borgato 400 curtinha   Nilton Borgato (foto), ex-prefeito de Glória D'Oeste e filiado ao PSD, não sairá mais do comando da secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Dias atrás, ele chegou a ser avisado pelo governador que seria substituído e que iria para o Escritório...

Dorner vai tentar prefeitura de novo

roberto dorner 400 curtinha   Em Sinop, o empresário e ex-deputado federal por alguns meses Roberto Dorner (foto), que deixou o PSD e aderiu ao Republicanos, está disposto a encarar de novo a disputa a prefeito. Em 2016, ele perdeu para Rosana Martinelli (PR) por uma diferença de 3.388 votos. É possível que ambos...

Um líder sob insatisfação dos colegas

dilmar dal bosco curtinha 400   O líder do governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco (foto), tem enfrentado crítica velada e insatisfação dos colegas, principalmente dos deputados da base. Reclamam que o interlocutor do governador Mauro não move uma palha em defesa da liberação das emendas e, nas...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.