Legislativo

Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019, 13h:50 | Atualizado: 11/07/2019, 13h:57

Nome Social

Toninho nega ser homofóbico, é contra decreto e diz que cada um dá o que quiser

O vereador Toninho de Souza (PSD) voltou a defender, na sessão ordinária desta manhã (11), a anulação do decreto do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que garante  o direito de uso do nome social no âmbito da administração pública.

Rafael Martine

Toninho de Souza

Toninho de Souza ressalta que não é contra o nome social, mas questiona teor de decreto

“Não sou contra o nome social, qualquer um que quiser utilizar o nome social é só ir ao cartório, isso já é garantido por lei federal. Não tenho nada contra ninguém usar o nome social, nem como vereador e nem como cristão, aliás, a igreja está de portas abertas a qualquer um, não faz acepção, desde que respeitadas algumas regras e a nossa lei maior que é a bíblia”, defendeu o vereador da tribuna.

Toninho em conjunto com o vereador Lilo Pinheiro (PTB) apresentaram requerimento, até então subscrito por 17 vereadores para tornar sem efeito o decreto municipal.

Alegam que há inconstitucionalidade no ponto em que o prefeito cria punição a quem desrespeitar pessoas trans e travestis que utilizam nome social nos órgãos públicos da Capital. Diante da polêmica, vários parlamentares voltaram atrás e retiraram a sua assinatura da proposta.

“O que colocamos contra o decreto é em relação a sua inconstitucionalidade quanto à punição. Segundo ponto, nós tivemos um grande embate aqui sobre a ideologia de gênero nas nossas escolas. E esse Parlamento, para votar, precisa de ampla discussão com a sociedade organizada, inclusive com a comunidade LGBT”, especificou.

Toninho rechaçou as críticas a ele, como a de que sua postura tem sido “homofóbica”. Neste ponto, o vereador defendeu que sempre colocou sua posição pública em relação às questões de gênero. “Cada um da o que quer e o que tem pra dar. Não sou contra isso. O corpo é livre. Cada um tem o livre arbítrio dado por Deus e pela democracia brasileira”.

Nas duas últimas semanas, a Câmara já recebeu presença de líderes religiosos e militantes da causa LGBTI, que defenderam seus posicionamentos em relação ao decreto. Entre os religiosos, a critica foi sobre a ideologia de gênero que supostamente estaria impregnada na norma estabelecida por Emanuel. Por sua vez, os LGBTI defenderam que a possibilidade de uso do nome social é uma forma de cidadania. A votação do requerimento pela anulação do decreto foi adiada por data indefinida.

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • Marília | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 17h08
    1
    0

    Parabéns Vereador Toninho. Vc tem opinião própria. A lei ampara qm qr trocar de nome. Sendo assim, tem outros mecanismos para isso. Um forte abraço.

  • INDIGNAÇÃO | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 13h33
    0
    2

    Esse caboclo anda com tacape na rua ? Em que século ele está ?

  • Elias | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 13h08
    1
    5

    a lei que rege o Brasil é a constituição e não a bíblia.

  • deizi | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 12h05
    5
    2

    Concordo com o vereador, a lei de Deus é uma só, e ele mesmo na biblia nos deu o livre arbitrio. Parabéns Toninho.

  • Joel Galvão | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 11h33
    4
    1

    É isso aí Vereador Toninho De Souza cada um faz o que achar melhor , ninguém é obrigado a ser igual a ninguém cada um tem sua opinião própria 🤝🤚👏

  • Anotnio | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 10h33
    2
    1

    Pergunta ao nobre , excelência você já deu oque queria dar??? Parece que não anda muito revoltado kkll

  • Romel Lima de barros | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 09h45
    8
    1

    O Vereador esta correto na sua colocação quem quiser alterar o nome que vá a um cartório e altere o seu nome , está bem explicado .

  • Dany | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 09h42
    9
    1

    Parabéns Toninho de Souza! Concordo com o senhor, as pessoas tem o livre arbitrio dado por Deus e é preciso ouvir os dois lados antes de se tomar uma decisão!

  • Aninha | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 09h12
    8
    4

    Concordo com o vereador Toninho temos que seguir nossos princípios e obedecer os mandamentos de Deus pois a maior lei é divina.

  • Michael | Sexta-Feira, 12 de Julho de 2019, 09h04
    9
    2

    Perante as leis de Deus, os mandamentos bíblicos, essa situação é errado. Mais existe o livre arbítrio, cada um faz, pensa e acredita no que é certo, independentemente de credo, cor e raça. Estou com o Toninho, pois a posição dele se diz no respeito a ideologia de gênero, onde seria praticado em todos os âmbitos, inclusive em creches e escolas.

Matéria(s) relacionada(s):

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

Quitados atrasados da gestão Taques

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes comemora o fato de estar fechando os 10 primeiros meses de mandato já tendo conseguido, mesmo sob crise financeira e uma série de medidas austeras para equilibrar as contas públicas, regularizar todos os pagamentos aos municípios de 2018 empurrados para sua...

Tangará, os indecisos e PSL com Caio

caio 400 tangara da serra curtinha   Em Tangará da Serra, até agora ninguém sabe para onde vão alguns partidos, como PTB, PL (ex-PR), Pros e DC. Há uma chance de que estes, que outrora foram importantes na cidade, nem lancem candidatos a vereador, principalmente porque não possuem nomes suficientes para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.