Legislativo
Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 16h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15
Vereador bate e depois se reaproxima do prefeito
Ao que parece o vereador de primeiro mandato Antônio Fernandes acertou mesmo os ponteiros com o prefeito Wilson Santos. Ambos são do ninho tucano, mas batiam de frente quando o assunto eram as mensagens do Executivo enviadas para apreciação na Câmara de Cuiabá. Fontes ligadas ao Palácio Alencastro asseguram que Fernandes teve uma longa reunião nesta quarta (20) com o chefe do Executivo. Antes do recesso, o parlamentar reclamava que não conseguia agendar audiência com Wilson. Há quem diga que os dois não trocavam uma palavra há mais de 80 dias.
Apesar de demonstrar momentos de instabilidade no plenário da Câmara durante as sessões de 2009, com críticas contundentes ao gerenciamento da Empresa de Saneamento da Capital (Sanecap), Fernandes é uma peça importante para Wilson no parlamento. Primeiro, porque não é interessante para o pretenso candidato ao governo do Estado ter dissidentes internos e passar por mais desgastes em plenário. Em segundo lugar, o vereador representa uma boa alternativa de candidatura à Assembleia Legislativa após a desistência do líder do prefeito na Casa, Paulo Borges, em concorrer ao pleito.
Dos quatro vereadores que compõem atualmente a bancada do PSDB, Fernandes só perde em número de votos para o próprio Paulo Borges. Chegou à frente, inclusive, da vereadora de quarto mandato Lueci Ramos, que, apesar da pretensa disposição em disputar uma cadeira no parlamento estadual, acumula desgastes por ter se aliado e defendido de forma intransigente o vereador cassado Lutero Ponce (PMDB).
Afilhada política do conselheiro do TCE, ex-deputado estadual Humberto Bosaipo, Lueci possui raízes no DEM, mas migrou para o PSDB por falta de uma chapa considerada competitiva entre os democratas. Ela acabou eleita por média com a ajuda do vereador licenciado Edivá Alves, secretário de Trânsito e Transportes de Cuiabá, de Borges e do próprio Fernandes. Primeiro suplente do PSDB, Roosivelt Coelho não vem demonstrando expressividade ao ocupar a cadeira de Edivá.
Apesar da boa avaliação no primeiro ano de mandato, correligionários apontam que o principal empecilho à candidatura e ao crescimento de Fernandes internamente é o comportamento dúbio. No ápice das críticas da oposição à Sanecap, Fernandes subiu à tribuna para mostrar cartão amarelo a então presidente da Sanecap, Eliana Rondon, o que causou profunda irritação no prefeito. O vereador, por sua vez, vem justificando o comportamento com a alegação de que possui uma atuação parlamentar mais independente. A considerar a longa reunião desta quarta no Palácio Alencastro, o posicionamento deve ser revisto este ano.
Dos 3.673 votos obtidos por Fernandes, pelo menos 1,2 mil são de eleitores do bairro Alvorada. Ele também conta com boa base eleitoral nas regiões do Novo Paraíso e Jardim Florianópolis. O parlamentar é ministro da Igreja Católica, mas venceu a eleição com a ajuda de segmentos evangélicos da Capital.
Postar um novo comentário
Comentários (7)
-
Sandro Silva | Domingo, 24 de Janeiro de 2010, 20h4500
PIADA, PURA PIADA. Não merece comentários.
-
ITAMAR JEFFERSON | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 09h3000
vc tem razão vereador...so na pressão para falar com o prefeito..... ITAMAR JEFFERSON PRESIDENTE DO BAIRRO ITAPAJÉ
-
jeferson luis m. santos | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 09h0500
É brincadeira esse vereador antonio fernandes, parece estar brincando de casinha, corre corre, esconde esconde, fazendo biquinho doce, e agora só porque o Prefeito disse ao mesmo que tem chance de ser candidato a deputado estadual já está de amores com o Prefeito,toma tendencia,colocou melzinho na sua boquinha e agora tá tudo bem. Repense bem vereador em ficar se gloriando pelas palavras do Prefeito, pois nas eleições de outubro o mesmo vai afundar e nobre vereador pode ir junto.
-
jeferson luis m. santos | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 09h0500
jeferson luis m. santos, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Jonathan D'Santis | Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2010, 07h4800
Romilsom! pelo amor de Deus, essa matéria é totalmente insignificante. Até parace um texto de assessoria, mas produzido por um jornalista da própria redação. Fazer matéria gabando um parlamentar, que até agora ñao mostrou para que foi eleito, é o fim da picada mesmo. Dizer que o mesmo não fala com o Wilson Santos há 80 dias até parece conversa de comadre. Gosto deste site, mas desse jeito fica ruim.
-
robert de amorin | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 21h2100
robert de amorin, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Suelen Azevedo | Quinta-Feira, 21 de Janeiro de 2010, 16h2900
Salve, Salve, até que em fim este prefeito se rendeu e reconheceu, então, o valor do Vereador Antonio Fernandes. Antonio Fernandes é o candidato das Comunidades Eclesiais de Bases, CEBs, para Deputado Estadual.
Confira também:
- Abril de 2021
-
Legislativo / Polêmica
Ativista diz que Barbudo trama contra Bolsonaro; federal o chama de doente
-
Legislativo / Pandemia
Projeto de deputado de MT quer prorrogar prazo para o pagamento do Fies no Brasil
-
Legislativo / ORDEM DO STF
Senadores defendem criação da CPI da Covid, mas temem politizar a pandemia
-
Legislativo / IMUNIZANTE ANTICOVID
Wellington cobra e Anvisa tenta induzir indústria animal produzir vacinas no país
-
Legislativo / SEGURANÇA PÚBLICA
Deputado acusa Estado por "fiasco" em vacinação levará caso a Bolsonaro - veja