Legislativo

Sexta-Feira, 10 de Julho de 2020, 14h:16 | Atualizado: 10/07/2020, 14h:36

Coronavírus

Vereador propõe CPI e apura falhas na regulação de pacientes com Covid-19

Preocupado com a situação de pacientes sem leitos em enfermarias e UTIs nos hospitais, policlínicas e UPAs, em Cuiabá, após denúncias de oferta em alguns hospitais, o vereador Luis Cláudio (Progressistas) protocolou o pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Central de Regulação, para investigar irregularidades no atendimento a pacientes durante este período de pandemia, causado pelo novo coronavírus. A CPI deverá ter duração de 120 dias, podendo ser prorrogado.

A matéria deve entrar em pauta na próxima sessão ordinária da Câmara de Cuiabá, marcada para terça (14). “Tem como objetivo investigar o protocolo de atendimento, liberação e quantidade de leitos disponíveis a pacientes da Covid-19, em leitos de enfermarias e UTIs no âmbito municipal de Cuiabá”, destaca Luis Claudio.

Reprodução

Leito de UTI

De acordo com o requerimento, as denúncias relatam que os médicos das policlínicas não estão realizando exames para diagnosticar a gravidade do avanço da Covid-19 em cada paciente. Apenas determinando que, após o resultado positivo para a contaminação do vírus, o paciente fique em isolamento em casa, sendo medicado com paracetamol e nimesulida, sendo avaliada a gravidade somente se houver dificuldade em respirar.

Constam também relatos de pessoas que chegaram à Policlínica do Verdão já apresentando sintomas graves e não foram encaminhadas a nenhum hospital, ocasionando óbito dos pacientes. “O intuito da instauração da CPI é avaliar os protocolos de atendimento que estão sendo seguidos nas policlínicas, UPAs e hospitais, para pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, sendo eles graves ou não. Bem como a disponibilidade dos leitos de UTI na Capital, conforme as denúncias recebidas, como também noticiadas na mídia local”, explica o vereador.

Por entender que a equipe multidisciplinar pertence à Central de Regulação, seja ela do município de Cuiabá ou do Estado, sendo responsável pelo fluxo interno de atendimento, bem como a que define as medidas a serem tomadas pelos casos suspeitos da Covid-19, a CPI solicitará informações e dados concretos sobre o protoloco e encaminhamento utilizado no atendimento dos casos relacionados a Covid-19.

O pedido já foi protocolado, nesta sexta (10), com nove assinaturas, número suficiente que o regimento interno da Câmara de Cuiabá impõe.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Neres Alves das Neves Jr | Domingo, 12 de Julho de 2020, 12h53
    0
    0

    Esse aí e farinha do mesmo saco, está preocupado com o seu próprio umbigo, está criando reputação só pensando em reeleição.

  • Anderson Pinheiro | Sábado, 11 de Julho de 2020, 18h17
    0
    2

    Em meio a crise política que se agrava na baixada, pelo menos ainda temos uma figura política que pensa pelo bem da sociedade cuiabana. Pois a saúde antes da pandemia já era precária, com a covid 19 então.... Mas que bom que tem um que se preocupa com a população Cuiabana, pois esse sistema de regulação é uma merda.

Arco de alianças define vice de Eliene

eliene liberato 400 curtinha   A professora e vice-prefeita de Cáceres, Eliene Liberato (foto), pré-candidata do PSB à sucessão municipal, disse que a definição do nome para vice de sua chapa só sairá na pré-convenção. Até lá, o amplo arco de alianças...

Pesquisa derruba discurso de Jayme

jayme campos 400 curtinha   O resultado da pesquisa Analisando, que traz Emanuelzinho com boa vantagem nas intenções de voto sobre todos os pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, está provocando uma reviravolta nos bastidores. Os dados vieram a público nesta quinta, em publicação no...

Tucano dá título a Bolsonaro em Sinop

dilmair callegaro 400 curtinha   O presidente Jair Bolsonaro, que comanda o país desde janeiro do ano passado, irá receber o título de Cidadão Sinopense, mesmo sem previsão de pisar os pés, por enquanto, ao município considerado Capital do Nortão. A homenagem partiu do vereador do PSDB Dilmair...

Ação pró-Thiago, mas Luizão resiste

carlos bezerra 400   Com uma pesquisa debaixo do braço, cujo resultado traz Thiago Silva na dianteira na corrida à Prefeitura de Rondonópolis, inclusive na frente do prefeito Zé do Pátio (SD), o MDB de Carlos Bezerra (foto) tenta convencer o empresário Luizão (PRB) a recuar para apoiar o...

Padrinho político de Fabio a prefeito

mauro mendes 400 curtinha   Após se reunir com o governador Mauro Mendes (foto) na sexta (14), o suplente de senador Fabio Garcia, presidente regional do DEM, deve oficializar sua pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Fabinho quer discutir com Mauro, que é seu padrinho político, o arco de aliança e...

4 ex-prefeitos se juntam em Chapada

gilberto mello 400 curtinha   Considerado nome mais forte da oposição, Gilberto Mello (foto), do PL, lançou sua pré-candidatura à sucessão em Chapada dos Guimarães com apoio de nada menos que três ex-prefeitos, fora ele próprio, que administrou o município entre 2005 e 2008....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.