Legislativo

Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2010, 12h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:27

SANECAP

Vereadores querem comissão para investigar "máfia da seca"

Toninho de Souza (PDT)  Os vereadores Toninho de Souza (PDT) e Antônio Fernandes (PSDB) apresentaram nesta quinta (7) um requerimento solicitando a criação de uma comissão especial para acompanhar as investigações da sindicância aberta pela Sanecap para apurar a suposta atuação da “máfia da seca” na Capital.

  Além do próprio Toninho e Fernandes, a comissão também deve ser integrada pelo republicano Chico 2000 (PR) e deve começar os trabalhos na próxima semana. “Assim, vamos conseguir acompanhar os trabalhos da sindicância e até levantar novos dados importantes para essa investigação”, pondera Toninho.

  Ainda segundo ele, na data da denúncia sobre um suposto esquema que beneficiaria empresas que vendem água, haviam 100 pedidos de caminhões pipas. “Curiosamente, 1 dia depois só foi registrada 1 solicitação”, ponderou Toninho.

  O parlamentar frisa também que apenas neste ano a Sanecap forneceu 27 mil caminhões pipa, mas ele ainda não conseguiu descobrir se os valores referentes a água são ou não creditados nas contas dos cuiabanos. “Vamos averiguar isso e buscar relatórios, afinal, a cada dia surgem mais informações”, reforça o pedetista.

  No último dia 30, ele denunciou a existência de uma suposta “máfia da seca”, que por meio da ajuda de servidores e até de um diretor da Sanecap, lesaria a população ao manipular o controle de distribuição de água, que hoje é manual. Assim, o grupo conseguiria impedir que o líquido essencial a vida chegue a residências de alguns bairros da Capital - veja mais aqui. “Nesta semana aconteceu algo estranho, 2 membros da sindicância me procuraram querendo que eu revelasse o nome do diretor envolvido.

  Cabe a eles mostrar o resultado. Eu já fiz o meu papel”, afirmou Toninho, que não descarta a criação de uma CPI para investigar as denúncias, caso o relatório apresentado pela sindicância não seja satisfatório. Por enquanto, ele acredita que a medida não é necessária tendo em vista que a Sanecap tomou todas as ações necessárias. 

  O assunto foi debatido amplamente pelos vereadores durante a sessão ordinária desta quinta. O vereador Francisco Vuolo (PR), assim como Toninho, pondera que os parlamentares precisam acompanhar de perto as investigações. “Diante da gravidade das denúncias, dependendo do resultado pode ser necessária sim a abertura de uma CPI”, reforça o republicano. O líder do prefeito Chico Galindo (PTB), Paulo Borges (PSDB), por sua vez, ressalta que todas as medidas administrativas já foram tomadas pela Prefeitura de Cuiabá. Segundo ele, a instauração de uma CPI é algo prematuro, já que após o término das investigações, se necessário, vão ser abertos processos administrativos para responsabilizar possíveis envolvidos.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • léo | Quarta-Feira, 20 de Outubro de 2010, 19h25
    0
    0

    "(...)ele denunciou a existência de uma suposta “máfia da seca”, que por meio da ajuda de servidores e até de um diretor da Sanecap, lesaria a população(...)" Ora, agora a culpa é dos servidores, que pouca vergonha Doutor Toninho, somos dignos e trabalhamos honestamente, Investigue e apresente um resultado a população, pois quem não tem nada a ver com isso que esta "pagando o pato".

  • Juquinha | Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2010, 16h09
    0
    0

    Eu achei muito estranho, porque dois meses atras protocolei um pedido de caminhão pipa, pos no meu bairro faltava água mais de duas sema e a resposta que recebi da funcionaria na sanecap e que estava tudo certo não havia bomba queima nada de errado e por incrivel que pareça não fui atendido. moro no Jardim Presidente II

  • Leandro | Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2010, 16h19
    0
    0

    Tem que investigar mesmo, resido no Jd. Industriario 1 , 15 anos nunca veio agua , nem com a promessa da ETA tijucal que sr. Wilson prometeu em campanha. Algo de errado existe. E muito errado.

  • Hugo Junior | Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2010, 15h42
    0
    0

    Sr. Toninho de Souza nossa capital Cuiabá vem sofrendo muito com isolamento do Governo do Estado, nem parece que Cuiabá é uma capital, mostra para seus eleitores que não precisa se vender para poderosos e endinheirados que comanda o Estado, donos de emissoras de rádios e televisão e mega fazendas de soja. Admiro sua postura política e mais ainda quando fiquei sabendo da sua origem que é do município Planalto da Serra, município esse que faz parte do VALE DOS ESQUECIDOS pelo governo Maggi, sendo eles: CUIABÁ, VARZEA GRANDE, POCONÉ, NOSSA Sra. DO LIVRAMENTO, ROSARIO OESTE, NOBRES, CHAPADA DOS GUIMARÃES, JANGADA, BARRÃO, MIMOSO, NOVA BRASILANDIA, PIRIZAL....etc. Toninho e mais representantes junto com a população cuiabana podemos sair DA PALMA DA MÃO desses que hoje imperam no nosso Estado. Mostra serviço mesmo.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.