Legislativo

Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 18h:16 | Atualizado: 10/10/2019, 07h:00

SINOP

Vereadores votam contra lei para proteger mulheres e são tachados como machistas

Reprodução

Arte projeto mulheres Sinop

Folder com nome e imagem dos vereadores contrários ao projeto em Sinop é divulgado pelas redes sociais

Oito vereadores de Sinop (a 503 km ao Norte de Cuiabá) estão sendo acusados de machismo após terem votado contra o projeto de lei de autoria da vereadora Professora Branca (PL), que obriga bares, casas noturnas e restaurantes a adotar medidas para auxiliar as mulheres que se sintam em situação de risco nas dependências dos estabelecimentos. A matéria  acabou arquivada e os parlamentares estão sofrendo críticas nas redes sociais.

A lista dos vereadores tachados de machistas inclui o presidente da Câmara Remídio Kurtz (PL), além de Leonardo Visera (PP), Adenilson Rocha (PSDB), Blly Dal Bosco (PL), Luciano Chitolina (PSDB), Ícaro Severo (PSDB), Joacir Testa (PDT) e Dilmair Calegaro (PSDB). Um meme com as fotos dos parlamentes já circula no Whatsapp.

Pelo projeto de lei, o auxilio a mulher será prestado pelo estabelecimento mediante a oferta de acompanhamento ao carro, outro meio de transporte como táxi ou Uber ou até mesmo comunicação à polícia. Avisos deveriam ser fixados nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente do local, informando a disponibilidade do estabelecimento para o auxílio para quem se sinta em situação de risco.

 Além disso, os estabelecimentos deveriam capacitar os funcionários para o efetivo cumprimento da legislação. Em caso de descumprimento, o texto previa advertência e multa em caso de reincidência, cujo valor seria destinado a entidades ou órgãos que atuam na proteção das mulheres vítimas de violência em Sinop.

Diversos estabelecimentos pelo Brasil oferecem o auxílio sem necessidade de lei. Um bar chamado Red Show, localizado em Santo André (SP), foi pioneiro nessa prática criando um “drink falso" que funciona como pedido de socorro.  

Gilson Carlos de Almeida Costa

Professora Branca

Professora Branca durante seu discurso na tribuna da Câmara de Sinop, quando defendeu a aprovação de projeto em prol das mulheres da cidade

O cartaz com aviso do drink foi colado no banheiro feminino do estabelecimento. Caso alguma mulher esteja se sentindo em perigo, ela pode pedir o drink "La Penha". Assim, a pessoa que estiver trabalhando no bar irá acompanhá-la até um táxi, carro ou até mesmo chamar a polícia se for necessário.

"Ei, moça. Você está em um encontro que não está indo muito bem? Você está num encontro e a pessoa não é quem ela dizia ser? Você não está se sentindo segura? Estamos aqui para ajudar", diz o cartaz. "Não se cale. Não tenha medo. Você não está sozinha, estamos aqui para te ajudar."

Outros estabelecimentos já estão fazendo o mesmo, colando cartazes em que especificam o nome do drink que a mulher deverá pedir caso precise de ajuda.  A rede estadunidense Hooters criou o “Angel Shot”. Caso seja necessário chamar a polícia, as mulheres pedem o drink com limão.

Até o momento, apenas dois vereadores se manifestaram nas redes sociais sobre o voto contrário ao projeto  da Professora Branca. Adenilson Rocha, que é coordenador do MBL em Sinop, sem citar nomes, diz que quem o chama de machista  quer “dividir a população entre A e B",  disse que Hitler dividiu alemães e judeus e acusa seus detratores de “hipócritas”. Já Ícaro Severo alega que não é machista e sustenta ter votado favorável a diversos projetos de autoria da colega vereadora.

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Bruno | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 22h09
    0
    3

    Não entendi o comentário do tal machista FEMINAZI... acaso você é adepto a esta prática criminosa contra mulheres também? Em que trecho consta algo que se refere à "extorsão" do comerciante? Você acha que veio a este mundo com o único objetivo ficar rico? Pois deixa eu te bater uma real camarada, a nossa função neste mundo é essencialmente buscar a nossa evolução, o que incluiu servir ao próximo, principalmente, a quem está em uma situação de risco à sua integridade física e mental. Muito triste ver gente como você, tão pobre de espírito. Homens como você têm muito o que aprender ainda!!!

  • Feminazi | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 20h24
    4
    2

    Projeto nada a ver. Mais uma maneira de extorquir o comerciante. Parabéns vereadores!

  • Gladston | Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2019, 18h56
    3
    3

    Eu chamaria esses vereadores de CANALHAS, machista seria um elogio à eles!

Matéria(s) relacionada(s):

Will sai do PSDB e adere ao Podemos

itamar Will 400   O líder comunitário do bairro Pedro 90 Itamar Will, conhecido por fazer a defesa apaixonada do ex-governador Pedro Taques nos grupos de Whatsapp, apresentou carta de desfiliação do PSDB após 22 anos de militância  e está aderindo ao Podemos. Agora, passa a ser...

Advogado de MT toma posse no CARF

thiago dayan curtinha advogado 400   O advogado Thiago Dayan (foto) tomou posse no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), em Brasília, na última terça (15). Ele se tornou o único representante de Mato Grosso no Conselho Federal, responsável por julgar decisões de instância administrativa,...

Dutrinha será reinaugurado só em abril

francisco vuolo curtinha 400   Convocado a comparecer nesta quarta à reunião da Comissão de Trabalho, Administração, Serviços e Obras da Câmara Municipal, para explicar sobre a situação do estádio Dutrinha, especialmente em relação ao andamento das obras, o...

Botelho, vaidade e implante capilar

Eduardo Botelho _ 400   Vaidoso, o presidente da AL Eduardo Botelho vai se submeter a um procedimento estético. Se afasta por uma semana para realizar um implante capilar. Bem humorado, anunciou que ficará fora alguns dias para atender pedidos femininos. Depois, disse que vai usar boné e pediu para não ser fotografado...

CPI da Energisa e resultado incerto

elizeu_curtinha_400   O deputado de primeiro mandato Elizeu Nascimento (foto) vai presidir os trabalhos da CPI da Energisa, que realiza a sua primeira reunião nesta 4ª. Thiago Silva, Paulo Araújo e Carlos Avalone vão atuar ativamente nas investigações, sendo membros titulares, mas o resultado ainda é...

Prefeito Pátio tira verba da Santa Casa

jose medeiros 400 curtinha   O ex-senador e deputado federal José Medeiros (foto) reclama da postura oportunista do prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis. Explica que, por meio de emenda de bancada, foram destinados R$ 12,9 milhões para a Santa Casa atender pacientes do SUS da região Sul, compreendendo 20...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.