Legislativo

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 14h:58 | Atualizado: 22/10/2019, 15h:04

PAUTA POLÊMICA

Wilson defende que votação do projeto sobre Cota Zero seja adiada para 2020

Helder Faria

Wilson Santos

Deputado Wilson Santos discursa durante sessão plenária da AL; tucano quer adiar votação

O deputado Wilson Santos (PSDB) defende que o projeto de lei   de autoria do Executivo, denominado Cota Zero, que prevê a proibição do abate e o transporte de peixe nos rios de Mato Grosso pelo período de cinco anos, seja submetido à votação somente no primeiro semestre de 2020. Pelo calendário divulgado pelo presidente da Assembleia Eduardo Botelho (DEM), a matéria deve ser votada em redação final em 03 de dezembro.

Wilson defendeu o adiamento da votação do Cota Zero durante audiência pública realizada na manhã desta terça (22), que debateu o manejo sustentável do jacaré e alternativas para o aumento da população de peixes no Pantanal. A iniciativa foi do deputado Paulo Araújo (PP).

“Os 24 deputados não estão suficientemente esclarecidos para votar esse projeto. Precisamos trazer mestres, doutores, especialistas no tema para apresentarem suas ideias e a viabilidade ou não deste projeto. Todos nós queremos um meio ambiente limpo, mas sem prejuízos às economias dos municípios com vocação para atividade pesqueira e aumento do desemprego”, disse.

  Wilson avalia que a proposta do Cota Zero interfere diretamente na cadeia produtiva de diversos setores. Por isso, em sua avaliação, cada parlamentar deve ter plena consciência dos impactos sociais que poderão advir da aprovação da lei de autoria do Executivo. “Há uma cadeia de trabalhadores e empresários que geram emprego, investimentos e distribuição de renda que terão suas atividades prejudicadas. O impacto social é imenso, negativo e não pode ser menosprezado”.

Nos últimos meses, Wilson realizou audiências públicas no Distrito de Bonsucesso, localizado no município de Várzea Grande, e também nos municípios de Barra do Bugres, Poconé e Rosário Oeste.

O parlamentar também se deslocou até Campo Grande para conhecer os impactos sociais do Cota Zero. No Mato Grosso do Sul, uma lei da mesma natureza já está em plena vigência.

Comissão Especial 

A Assembleia criou uma Comissão Especial encarrega de aprimorar o projeto do Executivo ou até  mesmo propor um substitutivo integral para o Cota Zero. Até o momento, nenhum resultado foi apresentado.

Além de Wilson e Paulo, integram a Comissão Especial, Janaina Riva (MDB), Doutor Eugênio (PSB), Dilmar Dal Bosco (DEM) e  Elizeu nascimento (DC) (Com Assessoria).

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Pedro luis | Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 21h57
    0
    0

    Esse deputado é o maior demagogo e Pinóquio que já vi na vida. Faz de tudo para aparecer. Não esqueçamos que ele foi líder e secretário do pior governo que o MT teve na história. Não entendo essa obsessão em aparecer. Sera porque ele teve a pior votação de sua campanhas? Por 500 miseros votos quease ele não foi eleito? Será que 14 mil e poucos votos o credenciam a tanto?

  • Pedro José Cruz | Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 20h04
    3
    0

    Na verdade isso aí só beneficia os criadores de peixe de tanque. Dou um prêmio para quem descobrir quem é o maior produtor de peixe de tanque em MT, tem nome de caldo de frango.

  • QUARTO CRESCENTE CERVEJA E CIA | Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 19h04
    0
    1

    basta ir no Porto Jofre, Bacia Kuluene, Sete, Xingu, Araguaia que vcs nobre deputados verão quem detona os rios. Pesca Profisssionallllll Cota Zero Já

Matéria(s) relacionada(s):

TCE-MT aprova e elogia gestão Binotti

binotti 400 curtinha   O conselheiro interino do TCE, Isaías Lopes, rasgou elogios ao primeiro ano de mandato do prefeito e empresário Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Relator das contas do exercício de 2018 da prefeitura, com aprovação unânime pelo Pleno, Isaías destacou que os resultados...

Primavera fará 4 intervenções na BR

leonardo 400 curtinha   Com recursos próprios, a Prefeitura de Primavera do Leste fará quatro intervenções na BR-070, no perímetro urbano, com readaptação e construção de trevos para ajustar o trânsito a uma nova e moderna realidade do município com quase 100 mil...

Vice do DEM-Cuiabá elogia gestão EP

joao celestino 400 curtinha   O advogado João Celestino (foto), vice-presidente da comissão provisória do DEM de Cuiabá e ligado ao senador Jayme Campos, se mostra simpático à gestão Emanuel Pinheiro, do MDB. Aliás, na segunda, Celestino fez uma visita ao prefeito e elogiou a...

Prefeito Beto faz mistério sobre apoio

beto farias 400 curtinha   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (foto), que está no segundo mandato e com a popularidade em alta, não revela quem apoiará para a disputa à sucessão, nem para aqueles aliados mais próximos. Quando perguntado, o emedebista costuma dizer que não está...

Filho de ex-prefeito, enfim, é cassado

thomaz 400 curtinha   Quase dois anos depois de cassado, enfim, o vereador tucano de Chapada dos Guimarães, Thomas Jefferson Xavier (foto), deixa efetivamente o cargo. O juiz Ramon Fagundes Botelho, da 34ª Zona Eleitoral, determinou, em decisão da última quinta (7), que a presidência da Câmara convoque de...

Bolsonaro, partido, Barbudo e Galli

nelson barbudo 400 curtinha   Da bancada federal de MT, composta por 11 parlamentares, apenas um deve acompanhar o presidente Bolsonaro para outro partido: Nelson Barbudo (foto). Ele vai sair do PSL junto com o capitão. A intenção de Bolsonaro é de se desfiliar e ficar um bom tempo sem partido. Até lá...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.