COPA DO PANTANAL

Sexta-Feira, 30 de Maio de 2014, 08h:17 | Atualizado: 30/05/2014, 08h:48

Cavalaria, sala cofre e câmeras são principais eixos da Segurança de MT


Reportagem Especial

Mário Okamura

Quadro_seguranca

Esquema de segurança está traçado. Governo assegura que MT está preparado para Copa. Veja, acima, principais pilares

Apontada como a  29ª cidade mais violenta do mundo, Cuiabá, desde que se tornou uma das sedes da Copa do Mundo, tem o quesito segurança pública como uma das principais preocupações do Governo. Por isso, foi feito um planejamento, que tem como “pilares” , por exemplo, o Centro de Operação da Arena Pantanal, sala de monitoramento de câmeras espalhadas por cada canto do estádio para “cuidar” passo a passo dos torcedores.

Outro fato fundamental para o evento é a Cavalaria, implantada em abril 2011, e que hoje tem 64 policiais militares. O intuito, de acordo com a secretaria de Segurança Pública (Sesp), é proporcionar a controle de multidões, que deverá ocorrer na parte externa da Arena Pantanal e no Fifa Fan Fest. Além disso, a outra implantação para a Copa foi construção da sala cofre, onde serão “protegidos” os hardwares e softwares da área de segurança pública.

 A sala é um ambiente blindado para proteger o Data Center – local onde fica armazenado todo o aparato tecnológico que serve de base aos sistemas da instituição – contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo.

Nela o sistema não cai porque têm dois geradores. Se cessar a energia, segundo o secretário da pasta Alexandre Bustamante, funcionará sem derrubar todo o sistema de informática. Se houver a queda não seria possível, por exemplo, checar dados nos aeroportos e placa de carro. Com o sistema protegido não tem hacker nem problema de hardware. Foram aplicados R$ 128 milhões em sua construção.

Ednilson Aguiar

Cavalaria de MT

Cavalaria vai ajudar a evitar tumultos e contornar possíveis "crises" na Copa

Além disso, no decorrer da Copa, o efetivo deve ficar concentrado em Cuiabá e Várzea Grande, em regime de plantão. Apesar da secretaria de Segurança Pública não informar o real número, por questões de segurança, sabe-se que o evento tem prioridade, por isso, as Policias Militar e Civil, juntamente com a Polícia Federal e Rodoviária devem atuar em diferentes plataformas e resguardando os principais pontos das duas cidades.

No núcleo de Inteligência, tanto estadual como federal, além da alta cúpula da segurança pública, se manterá em prontidão no Comando Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em caso de decisões extremas como um eventual ataque terrorista, ou até mesmo nas manifestações que podem ocorrer durante a realização dos jogos da Copa.

A Segurança Pública  vai usar ainda, durante a Copa, dois veículos de tecnologia embarcada, adquiridos em um convênio com a Secretaria-Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do governo Federal. Os caminhões serão utilizados para o evento, mas depois também serão usados no dia a dia das forças de segurança. Com os veículos, o Estado irá aumentar sua capacidade para 28 softwares. Outra utilidade para as máquinas é a integração com o sistema de monitoramento das cidades, o que irá ajudar na atuação em grandes eventos como feiras e exposições em todo o Mato Grosso.

Eixos da segurança 

A Segurança Pública vai trabalhar em três grandes eixos de atuação como a segurança da comitiva da Fifa, delegações das seleções e autoridades de Estado; segurança das instalações nas áreas de interesse e impactadas; Tranqüilidade pública e paz social dos residentes e turistas, nas áreas de interesse e impactadas. A população também poderá auxiliar os trabalhos através do disque-denúncia: 190 (Polícia Militar), 157 (Polícia Judiciária Civil) e 0800653939 da Polícia Militar.

Galeria de Fotos

Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Centro de Comando de Operações - Foto: Edson Rodri
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Cavalaria de MT - Foto: Ednilson Aguiar
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: Caminhões são usados para manter segurança
Credito: .

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

Max insiste em ficar na 1ª Secretaria

max russi 400 curtinha   Max Russi (foto) ainda não desistiu de continuar na Primeira-Secretaria na próxima Mesa Diretora, mas, como possui menos apoio do que a emedebista Janaina Riva, deve mesmo ocupar outro posto, o de primeiro-vice-presidente. A eleição, que marcará a reeleição de Botelho na...

Deputados criticam membros da CCJ

elizeu nascimento 400 curtinha   Membros da CCJ da Assembleia, especialmente o presidente e o vice, respectivamente, Dilmar Dal Bosco e Sebastião Rezende, foram bastante criticados pelos colegas em sessão nesta quarta. Deputados como Thiago Silva, Wilson Santos e Elizeu Nascimento (foto) disseram que a Comissão, uma das mais...

Testemunhas pra protelar investigação

camila silva 400 curtinha   Os vereadores poconeanos Camila Silva (foto), do PP, e Ademir Zulli (PTB) usaram de uma estratégia jurídica para protelar, ao máximo, a conclusão dos trabalhos da recém-criada Comissão de Investigação e Processantes (CIP) para apurar denúncia de quebra de...

Luta de Misael e asfalto no Despraiado

misael galvao curtinha 400   O presidente da Câmara da Capital, Misael Galvão (foto), está comemorando uma vitória suada: a retomada das obras de pavimentação em toda extensão das ruas Afonso Pena e Oswaldo Correa, no bairro Despraiado. Ele fez várias indicações para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.