DESENVOLVIMENTO EM TRILHOS

Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 07h:05 | Atualizado: 28/03/2014, 08h:38

Defesa do traçado original

 

Davi Valle

francisco_vuolo

Ex-secretário Francisco Vuolo

Há quatro décadas, na eminência da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, a necessidade por investimentos em logística para o Mato Grosso passava a ser a pauta que mais chamava a atenção da classe política em nosso Estado. Muitas eram as necessidades para o norte mato-grossense, dentre elas: energia, rodovias, aeroportos, etc. Nos idos de 1974, um político visionário iniciou a defesa de uma bandeira que deixaria seu nome imortalizado na história. Com a retaguarda técnica do engenheiro Domingos Iglésias Valério e o respaldo jornalístico de José Eduardo do Espírito Santo o recém-eleito deputado federal Vicente Emílio Vuolo levou para Brasília a proposta, ousada e utópica para a época, de defender a ligação ferroviária de São Paulo até Cuiabá. 

As lutas para materialização desse sonho não foram poucas desde a assinatura da Lei de Vuolo 6.346/76, sancionada pelo presidente Geisel, que incluía Cuiabá (MT) no Plano Nacional de Viação, até à inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis(MT) com a presença da presidente Dilma, em 2013. Muitos episódios podem ser contados dessa trajetória vitoriosa. Fatos importantes que marcaram a vida de um homem e a história de um País, como por exemplo, a construção da maior Ponte Rodoferroviária da América do Sul, sobre o rio Paraná, ligando Rubinéia (SP) à Aparecida do Taboado (MS), de 3.770 metros. 

Hoje, com a ferrovia em Rondonópolis, vivemos um novo capítulo. A definição do traçado da ferrovia Senador Vuolo até a nossa querida Capital. O tão sonhado anseio do povo cuiabano e de tantos que fincaram raízes nessa cidade quase tricentenária. A chegada dos trilhos à Baixada Cuiabana representará a redenção de uma região que carece de infraestrutura e clama por oportunidades para se inserir em um novo ciclo de desenvolvimento. Com os trilhos, haverá a atração de novas indústrias, oportunidades de trabalho, valorização das terras, fortalecimento das cadeias produtivas locais, maior movimentação financeira e a garantia de que as novas gerações estarão mais confiantes para construir um Mato Grosso melhor. 

O potencial econômico da Capital e região é inquestionável. Confirmados pelo estudo preliminar realizado pelo IMEA, a viabilidade existe não só para o escoamento da produção, mas também para a carga de retorno. Pois, sendo o maior mercado consumidor e distribuidor, Cuiabá receberá produtos industrializados, insumos agrícolas, combustível e outros bens de consumo, que com o frete mais barato reduzirão o custo de vida do povo mato-grossense, tornando o Estado mais competitivo. 

Para que isso ocorra, é necessário estar atento ao traçado da ferrovia que será apontado pelos estudos. Neste mês de abril, está previsto a apresentação das propostas dessa ligação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O traçado original é, sem dúvida, a melhor alternativa. Defendido por estudiosos e profissionais do setor de Mato Grosso, seu desenho garante menor custo para implantação com menores quantidades de obras de arte, maior eficiência, menor distância e, obviamente, o que melhor respeita as questões ambientais entre os municípios de Rondonópolis e a Capital. 

Nesse caminho, a ferrovia seguirá entre a Serra de São Vicente e o Pantanal, chegando à Cuiabá nas imediações da região próxima ao Distrito Industrial. Garantir o traçado original é a certeza da chegada dos trilhos às terras da Baixada Cuiabana de forma correta e, em consonância, com o próprio planejamento urbano que aponta para aquela região as melhores condições para o recebimento de grandes empreendimentos. 

A recondução do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos ao comando do órgão em fevereiro teve grande importância, pois, foi na sua gestão que os estudos foram contratados e o projeto apontado com viabilidade técnica até a Capital e o seu prosseguimento, num segundo momento, até Santarém (PA). Essa ação contou com o apoio dos senadores mato-grossenses que votaram de forma favorável durante a sua sabatina, confiando, dentre outros pontos, no andamento desse propósito. 

Entidades, classe política e a sociedade organizada como a CDL, FCDL, Aprosoja, FIEMT, Famato, OAB, CORECON, UFMT, AEDIC, Fecomércio se integram ao Fórum Pró-ferrovia em Cuiabá, criado em 2004, auxiliando com ideias, sugestões e apoio às ações de defesa pelo avanço da ferrovia para o interior do nosso Estado. 

Desta forma, conclamo toda sociedade para, neste momento decisivo, comungar desse mesmo propósito.  É chegada a hora de nos unirmos pelo melhor caminho para a chegada dos trilhos à Cuiabá. A sua consolidação alavancará o desenvolvimento contínuo de uma região que sonha por mudanças em prol de um futuro mais promissor. Traçado Original, Já!

Francisco Vuolo é ex-vereador por Cuiabá, ex-secretário estadual de Logística Intermodal e hoje é presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • João Cavalcante | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 11h53
    3
    0

    Que esse sonho vire realidade, com isso o nosso estado irá crescer muito, Sonho de pai para Filho sendo realizado aos poucos.... O melhor secretário de logística que e mato grosso teve.... Francisco Vuolo é povo nosso, faz sempre pensando em nossa população

  • Moreira | Sexta-Feira, 28 de Março de 2014, 10h28
    5
    0

    É um sonho de várias gerações para a nossa capital. E agora temos que continuar a luta até que se chegue a nossa cidade.

Jackson, enfim, nomeado ao TRE-MT

jackson 400 curtinha tre   O presidente Bolsonaro, enfim, escolheu, de uma lista tríplice, quem passa a compor o Pleno do TRE-MT no cargo de juiz titular, na categoria jurista, para dois mandatos de mandato. Trata-se de Jackson Francisco Coutinho (foto), que desde o ano passado já atua como juiz-membro substituto no Tribunal. Nos...

Com mais de 60 prefeitos e esposas

mauro mendes virginia 400   Acompanhado do governador e esposo Mauro, a primeira-dama Virginia Mendes recebeu para um jantar no Palácio Paiaguás, na segunda, mais de 60 primeiras-damas, além de prefeitos e outras autoridades. O governador, que promoveu o encontro, aproveitou para expor números, ações e...

UPA do Verdão vai ser entregue - veja

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito Emanuel Pinheiro programa inaugurar na primeira quinzena de dezembro a UPA do Verdão (próximo à Arena Pantanal), uma nova e moderna estrutura que terá capacidade de atendimento de cerca de 12 mil pessoas por mês - veja aqui o vídeo que mostra a obra em fase...

Capital transmite final da Copa Verde

O Cuiabá Esporte Clube enfrenta o Paysandu hoje, às 20h, pela final da Copa Verde, no estádio Mangueirão. O Dourado precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título. Caso a vitória seja por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis. A Capital FM 101.9, que acompanha o futebol regional desde início do ano, será a única rádio de Cuiabá que fará a...

Um dos cuiabanos na final Fla x River

leonardo campos curtinha 400   O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, o Leo Capataz, é um dos flamenguistas de Cuiabá que já estão em Lima ou que ainda vão embarcar rumo à capital do Peru para assistir a final da Copa Libertadores entre Flamengo e o argentino River Plate. O confronto será...

Políticos em peso em evento do HMC

A solenidade que marcou a entrega do HMC em Cuiabá, nesta segunda (19), está sendo considerada o evento do ano para o prefeito Emanuel. Ele conseguiu motivar a presença de diversas lideranças políticas, empresariais e de diferentes setores. Para se ter uma ideia, dos 11 membros da bancada federal, 8 estavam presentes, assim como 16 dos 24 deputados estaduais e 17 dos 25 vereadores. Também marcaram presença dezenas de prefeitos e outros...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.