Cidades
Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h:18 | Atualizado: 15/11/2014, 09h:24
Aeroporto de Barra deve se adequar para garantir linha comercial - veja
Francis Amorim
De Barra do Garças
Reprodução

Aeroporto Piloto Bub, em Barra do Garças, que já foi o segundo no Estado com a melhor estrutura
Considerado o terceiro aeroporto de Mato Grosso com melhor estrutura, perdendo apenas para Várzea Grande e Rondonópolis, o Aeroporto Piloto Bub, em Barra do Garças, aguarda a liberação de recursos do Banco BNDES para a conclusão das obras de reforma e adequações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para ser liberada a fim de operar linhas comerciais regulares. Parte dos serviços, incluindo a reforma da pista, já foi concluída com investimentos de R$ 2 milhões.
Desde o início da gestão do prefeito Beto Farias (PSD), medidas têm sido tomadas para “reativar” voos comerciais interligando Barra a Cuiabá e Goiânia (GO), respectivamente, com objetivo de tirar o aeroporto da ociosidade. Neste sentido, uma parceria com o Governo garantiu também a reforma do terminal de embarque e desembarque, da sinalização de solo e de reparos no balizamento noturno.
Construído na década de 80 pelo então governador Júlio Campos (DEM), hoje deputado federal, que emprestou o nome à pista até setembro de 2012, quando a Justiça exigiu a mudança, o aeroporto de Barra do Garças chegou a ser o segundo do Estado em infraestrutura. A 14 km do Centro da cidade, o local ainda possui grande parte do que foi construído, no entanto, com o passar do tempo e a falta de reformas, muito do que foi feito teve que ser reparado, incluindo o balizamento que permite voos noturnos. A estrutura moderna chegou a abrigar conexões de voos do Fokker 100 da TAM, que fazia a linha Goiânia a Cuiabá.
Exigências
Para garantir o retorno de voos comerciais, a secretaria municipal de Turismo, que gerencia o aeroporto, espera apenas a execução das obras da cerca operacional, já licitada. Em contrapartida, esbarra na liberação dos recursos do BNDES, que entendeu ser um custeio e não investimento como apregoa o projeto enviado pela secretaria estadual de Turismo. “Todas as exigências estão sendo cumpridas. Nossa expectativa é que até o final deste mês a Anac possa dar o aval para início dos voos, pois, mais de 90% das obras foram executadas”, explica o secretário de Turismo, Romário Queiroz.
Galeria de Fotos








Postar um novo comentário
Comentários (9)
-
Curioso de plantão | Domingo, 16 de Novembro de 2014, 20h0700
Curioso de plantão, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
-
Zé Voador | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 22h2810
Tem um passarinho zoando, que disse que a tal cerca não será feita tão cedo, pois o recurso prometido não sairá mais, e o Secretario de Turismo acha tudo fácil, não é só a cerca, tem que colocar porta giratória, detector de metal, esteira de bagagens adequando o terminal de passageiros, tem ainda que adquirir o caminhão de bombeiros para a prevenção de incendio, após tudo isso tem que passar pelo crivo da Anac, outro passarinho disse que quem é responsável pelo aeroporto é o Sec. de Industria e Comércio e não o de Turismo, pelo jeito tem alguém querendo se aparecer, será o Romário ou a Monica,
-
Americo | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h5410
A aviação brasileira esta falida, devido as ações erradas que os políticos fizeram e fazem, que bom seria ir para Goiânia ou Cuiabá de avião, mas esse Romário é comandado pela MPorto, não tem vida própria.
-
Toninho Arantes | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h4910
Rapaz onde nos vamos parar, o povo de Barra ta de olho, estas obras em, cade os fiscais do povo,os Vereadores, só tem dois agora na Câmara o resto está de ferias, já tem quase dois anos só neste mandato, porque eu digo isso, porque os camaradas não fiscalizam nada, só batem palma para o Executivo, desta forma o Bebé deita e rola, ou rola.
-
Patricia marques | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h4420
Rapaz quanto custa um apartamento na Florida, ummmmmm deve ser caro, alguém sabe.
-
Arlindo | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h4220
Trata melhor seus funcionários camaradinha, você não vai ficar ai muito tempo não.
-
Luiz Paulo | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h4020
Esse aeroporto foi á muito tempo cabide de emprego dos penteados.
-
Rodrigo antunes | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h3710
UMMMMMMM será, Romarinho à frente de obras, não entende nada nem da Secretaria dele, tem que o monicão falar para ele o que fazer, hahahaha, temos que rir mesmo.
-
Patricia marques | Sábado, 15 de Novembro de 2014, 09h3410
O Prefeito Betinho segurou até agora o Romarinho, por causa do PMDB, mas não veio nada só promessa, e o Carnaval demorou um ano em, vocês sabem o que demorou um ano, este Romarinho trata mal o povo da prefeitura igual trata mal os funcionários do seu restaurante, quero ver o senhor de candidato a Vereador, não tem voto mesmo, na ultima eleição teve 190 votos (Cento e noventa votos) muito pouco mesmo, e agora vai ter a metade.
Confira também:
- Fevereiro de 2021
-
Cidades / Esporte
Por aclamação, Aron é reeleito presidente da Federação de Futebol e fica até 2025
-
Cidades / Acidente
Carretas batem, uma pega fogo e trecho da BR-364 em VG está interditada
-
Cidades
Ex-Juventude Luiz Fernando Iubel assume interinamente o comando do Cuiabá
-
Cidades
Bandidos matam homem dentro de caminhonete e fogem caminhando
-
Cidades
Homem morre após bater caminhonete em carreta parada em rodovia no interior