Nacional

Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019, 07h:43 | Atualizado: 10/12/2019, 07h:55

Ancine veta filme estrelado por Fernanda Montenegro e isso soa como censura

Divulgação

Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro é a protagonitsta do filme "A Vida Invisível"

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) cancelou uma exibição do filme “A Vida Invisível”, do diretor Karim Aïnouz, prevista para quarta (12). A atividade seria parte de um programa de capacitação de servidores e contaria também com um debate.

Com a desculpa que o projetor da sala de exibição estaria quebrado, a Secretaria de Gestão Interna, chefiada por Cesar Brasil Gomes Dias, interveio no evento e cancelou a atividade. O funcionário responsável pela manutenção negou a existência de qualquer problema técnico ao ser questionado por servidores.

Segundo Edoardo Ghirotto, da Veja, o filme seria exibido como parte do processo de capacitação dos servidores. Mensalmente, um filme nacional é escolhido e os funcionários assistem e debatem. Produtores da película também seriam convidados.

“A Vida Invisível” é a produção brasileira inscrita para a disputa do Oscar de 2020 na categoria de melhor filme estrangeiro. Um dos motivos para a retaliação pode ser a participação da atriz Fernanda Montenegro, hostilizada pelo atual secretário de Cultura, Roberto Alvim.

Pôsteres censurados

Na última semana, a Ancine retirou quadros dos filmes brasileiros em cartaz, que estavam desde 2002 expostos nos corredores e nas salas da agência, localizada no centro do Rio de Janeiro.

Os filmes também foram retirados de uma aba fixa do site oficial que mostrava os cartazes das novas produções brasileiras.

A decisão gerou suspeitas de retaliação a cineastas que têm assumido posições contrárias ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele por sua vez, afirmou há alguns meses, em transmissão pelo Facebook, que pretende transferir a Ancine para Brasília, para conseguir um controle maior sobre o órgão. Sua declaração provocou a formação de um grupo e a criação de um abaixo-assinado para impedir a mudança.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • APOLINÁRIO USKNOV | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 08h23
    0
    0

    Não foi essa ai que chamou de arte, um marmanjo pelado sendo tocado por uma criança num espaço "cultural"?

Matéria(s) relacionada(s):

Apto, ex-prefeito vai disputar Chapada

gilberto mello 400 curtinha   O ex-prefeito de Chapada dos Guimarães, Gilberto de Mello (foto), contesta registro no Curtinhas, citando que ele estaria inelegível por responder a alguns processos e ter amargado condenações pela Justiça - saiba mais aqui. Filiado ao PL e disposto a ir à...

PT-Cuiabá sugere disputa ao Senado

bob pt 400 curtinha   Em resolução do diretório de Cuiabá, aprovada nesta quinta após discussões ampliadas, o PT municipal, presidido por Bob Almeida (foto), decidiu recomendar à Executiva Estadual o projeto de candidatura própria ao Senado. O documento dispara críticas tanto ao Governo...

Prefeituras agora pagam 27% de TIP

neurilan fraga 400 curtinha   A reforma tributária do governo estadual, aprovada pelos deputados, incluiu 27% de taxa de iluminação pública. Antes eram isentos. Com a cobrança do tributo, a conta de energia das prefeituras vai às alturas. A fatura de Cuiabá vencida em 28 de dezembro, por exemplo, foi...

Vereadores, Tapurah, reajuste e férias

odair tapurah vereador curtinha 400   Em Tapurah, no Nortão, com menos de 15 mil habitantes, seus nove vereadores iniciam o 2020 com salário reajustado em 4,48%, seguindo a tabela do INPC. Mesmo ainda em férias, eles vão receber já na folha de janeiro R$ 5,8 mil cada. No caso do presidente Odair César Nunes...

Vereador, reunião e apoio a músicos

diego guimaraes curtinha 400   Músicos e representantes da Prefeitura de Cuiabá sentaram à mesa nesta quinta, na Câmara Municipal, para tentar resolver impasse sobre horário de funcionamento e volume do som nos estabelecimentos e também estudar ajustes na lei do Disk-Silêncio. O presidente da...

Antes, durante e depois de Bolsonaro

wilson kero-kero 400 curtinha   O vereador pela Capital, Wilson Kero-Kero (foto), que era do SD e se filiou ao PSL em 2015, muito antes da chegada do hoje presidente Bolsonaro, vai aproveitar a janela de março e pular para o Podemos. Isso não quer dizer que ele deixará de defender o governo do capitão. Assegura que...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O governador Mauro Mendes acaba de encerrar o 1º dos quatro anos de mandato. Na sua opinião, como está indo a administração?

ótima

boa

regular

ruim

péssima

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.