Nacional
Sábado, 16 de Janeiro de 2021, 13h:59 | Atualizado: 16/01/2021, 14h:16
Após nova variante do coronavírus, Itália suspende voos para o Brasil - saiba mais
G1
A Itália anunciou neste sábado (16) que vai suspender os voos do Brasil como uma resposta a uma nova cepa de coronavírus.
Segundo o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, qualquer pessoa que tenha transitado pelo Brasil nos últimos 14 dias também está proibida de entrar no país. E quem chegar à Itália do Brasil será obrigado a fazer um teste para detectar o vírus.
"É fundamental que nossos cientistas estudem a nova cepa. Nesse ínterim, estamos tomando uma abordagem muito cautelosa", disse ele nas redes sociais.
Na quinta (14), o Reino Unido decidiu barrar viajantes oriundos do Brasil, Portugal e de outros 14 países por conta da nova variante do coronavírus. A proibição passou a valer já na sexta (15).
Preocupação com a nova cepa
Desde que a primeira versão do Sars-Cov-2 apareceu na China, os cientistas já listaram cerca de 800 variantes em todo o mundo. Mas três ganharam atenção especial: as que foram identificadas na África do Sul, no Reino Unido e no Brasil, no Amazonas.
Segundo a nota técnica da Fiocruz do Amazonas, a evolução partiu de uma linhagem que circulava no estado desde abril do ano passado. Mas uma rápida taxa de mutação foi detectada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021.
A preocupação dos cientistas é que a variante do Amazonas tem mutações parecidas com as encontradas nas outras duas, justamente nas espículas, ou spikes, a "chave" que o vírus usa para entrar nas células.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Março de 2021
-
Nacional / Saúde
Planos de saúde devem cobrir novos remédios, exames e cirurgias, manda ANS
-
Nacional / na pandemia
Polícia pede a prisão de Markinho do Jaca, MC Poze, Negão da BL e 11 por bailes
-
Nacional
PF mira desembargadores do TRT-RJ em desdobramento da operação de Witzel
-
Nacional
Jovem com câncer morre 10 dias após realizar sonho de se casar no Paraná - leia
-
Nacional
Governadores refutam Jair Bolsonaro sobre repasses: 'Obrigação constitucional'