Nacional

Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 11h:27 | Atualizado: 31/07/2020, 11h:33

Após polêmica, Felipe Neto mobilizou mais de um milhão de menções no Twitter


O Globo

Reprodução

Felipe Neto

A hashtag #TodosContraFelipeNeto registrou mais de 460 mil menções. Já a de apoio mais difundida foi a #JuntosComFelipeNeto, com 47 mil postagens

O youtuber Felipe Neto mobilizou as redes sociais nos últimos dias e foi citado por mais de 320 mil perfis, num total de 1,2 milhão de menções entre 22 e 28 de julho, segundo levantamento realizado pela consultoria Arquimedes. Somente a hashtag #TodosContraFelipeNeto registrou mais de 460 mil menções. A hashtag de apoio mais difundida foi a #JuntosComFelipeNeto, com 47 mil postagens.

A partir da análise de 281 mil menções dentro do universo total, foi possível observar que o assunto ficou polarizado, com os dois grupos tendo percentuais próximos de influência. De um lado, os perfis bolsonaristas que praticaram os ataques contra Neto alcançaram 49% das menções coletadas. Enquanto isso, os perfis de apoio ao influenciador e oposição ao governo corresponderam a 45% das menções coletadas.

O maior compartilhamento da hashtag de ataque denota uma ação orquestrada, segundo Pedro Bruzzi, sócio da Arquimedes. Um outro ponto importante foi a presença de muitos influenciadores bolsonaristas, estratégia recorrente do grupo. 

—Eles sempre atuaram assim. Tocos focados na mesma hashtag, no mesmo alvo, e isso faz com que o assunto impulsione, gera engajamento. É uma ação orquestrada. A hashtag não é mais compartilhada necessariamente porque todos concordam com aquilo — pontua Bruzzi. 

Enquanto isso, compuseram o grupo de apoio do influenciador digital figuras de diferentes espectros políticos e sociais.  

— O Felipe Neto tem essa peculiaridade. Por não ser um influenciador político consolidado, ele conseguiu apoio desde perfis de esquerda, como o PSOL e o PT, até perfis mais de centro- direita, do DEM, liberais. Ele consegue angariar apoio do Luciano Huck, passando pela (Gabriela) Prioli, Marcelo Freixo e Rodrigo Maia — analisa Bruzzi. 

O fato de o influenciador não ser uma figura política também provocou mudança no teor dos ataques. Diferente das outras ações bolsonaristas, Felipe Neto não foi vinculado ao PT, à corrupção — até por já ter se posicionado contra esses fatores em outras ocasiões. O ponto usado para atacar o youtuber foi a pauta dos costumes conservadores, colocando-o contra a família e as crianças, o que também serviu para unir a base bolsonarista. 

— É difícil vincular o Felipe Neto com política, com o PT, com corrupção, ele já se colocou como crítico a tudo isso. Então o jeito é ir pelas pautas dos costumes conservadores. Aí que chega nessa história da pedofilia, histórias mentirosas. Os bolsonaristas estavam com dificuldade de se entender nas redes nas últimas semanas. Quando eles voltaram a atenção às pautas de costumes conservadores eles aglutinaram toda a direita bolsonarista. Os bolsonaristas precisavam mostrar força. O engajamento do grupo caiu, o engajamento do Bolsonaro caiu, você teve um racha na base. Foi preciso mostrar força, falar que eles não estavam mortos, que ainda conseguiam se organizar. A pauta conservadora serve pra trazer essa união. 

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Raul | Sábado, 01 de Agosto de 2020, 14h54
    1
    0

    Ei, Rosino! Deixe de ser hipócrita. Quando o mesmo xingava a Dilma, você se locupletava. Agora que xingou o teu "Mico", vem com esta conversa mentirosa. Vai te recolher na tua insignificância, idiota!

  • ROSINO BOMFIM | Sexta-Feira, 31 de Julho de 2020, 12h14
    2
    3

    CADA UM QUE A ESQUERDA APOIA HEIN !! NÃO DEIXO AS MINHAS CRIANÇAS ASSISTIREM ESSE SUJEITO AI.

Túlio, inabilidade política e frustração

tulio fontes 400 curtinha   Túlio Fontes (foto), que ainda faz mistério sobre disputa à sucessão em Cáceres, ficará mesmo fora do embate das urnas. Ex-prefeito e derrotado duas vezes para deputado estadual, ele não moveu uma palha para fortalecer o seu nanico PV. Conclusão: o partido só...

Pátio, vice, o MDB e ex-secretário

adonias fernandes 400 curtinha   Em Rondonópolis, o prefeito Zé do Pátio não desistiu de vez do seu antigo partido, o MDB, no qual militou por mais de duas décadas. Embora em rota de colisão com alguns líderes emedebistas, Pátio ainda tem bom contato com o ex-padrinho político, o...

Prefeito de Sapezal e aditivo com 15%

valdecir casagrande 400 curtinha sapezal prefeito   O prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande (foto), autorizou o quarto aditivo de um contrato sem licitação, firmado em 2019 entre o município e a Casa de Saúde Santa Marcelina. Chamam atenção o valor e o aumento. A continuidade do atendimento aos...

Partidos acirram disputa a vice de Léo

leonardo 400 curtinha   Em Primavera do Leste, o prefeito emedebista Léo Bortolin (foto), um dos mais bem avaliados gestores mato-grossenses, convive com uma disputa acirrada de pretendentes ao cargo de vice-prefeito de sua chapa. A corrida por novo mandato está tão confortável que Léo praticamente não tem...

MDB e PRB devem se juntar em ROO

luizao 400 curtinha   Ao menos dois blocos de oposição em Rondonópolis estão levando a sério a observação do ex-governador e ex-senador Blairo Maggi, para quem Zé do Pátio ganharia a reeleição numa boa se o município tiver várias candidaturas. Ou seja, quanto...

Parlamentares numa disputa cômoda

thiago silva 400 curtinha   Parlamentares que estão se aventurando na disputa a prefeito nada têm a perder. Não precisam nem se afastar dos mandatos para concorrer ao pleito. Em caso de derrota nas urnas de novembro, continuam com suas cadeiras garantidas até 2022 (situação de estadual e federal) e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.