Nacional

Segunda-Feira, 22 de Dezembro de 2014, 14h:00 | Atualizado: 22/12/2014, 14h:04

Cultura

Assembleia inaugura maior teatro de MT nesta segunda com 774 lugares

O maior teatro de Mato Grosso, o “Teatro Cerrado - Zulmira Canavarros”, será inaugurado na segunda (22), a partir das 19h30, com uma mostra de cultura regional que incluirá apresentações de artes cênicas, música e dança, todas abertas à população. O prédio, que conta com 774 lugares e estará entre os 70 maiores do país, tem estilo moderno e foi construído anexo ao prédio da Assembleia Legislativa (AL).

A Mesa Diretora da AL fará a inauguração com o descerramento da placa e declarações de autoridades, e em seguida, o público irá conferir espetáculos com a dupla Nico e Lau e o ator André de Lucca; de balé clássico com o Balé Caroline e de dança regional com o grupo Flor Ribeirinha e apresentação musical com a dupla Henrique e Claudinho.

 O presidente da Casa, deputado José Riva, informa que o prédio oferecerá qualidade acústica, estrutural e estética para espetáculos artísticos dos mais diversos, tais como apresentações de mágica, óperas, consertos musicais, dança e cerimônias oficiais dos três Poderes. Além de conforto para o público geral e os portadores de necessidades especiais, o prédio contará, futuramente, com um estacionamento contíguo, com 500 vagas.

“Esse teatro é um sonho realizado do segmento cultural, com capacidade para abrigar apresentações para grandes públicos. A população vai ganhar um local belíssimo para acompanhar o trabalho de talentosos artistas mato-grossenses, de artistas nacionais e de outras nacionalidades. O teatro da AL é um presente para a sociedade”, disse. Riva ainda informou que o nome do local foi escolhido para homenagear a cuiabana que se dedicou à cultura local. Quanto ao gerenciamento do local, o presidente da AL informa que um estudo definirá o sistema.

Estrutura – Seguindo as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o prédio terá lugares especiais para obesos (12), cadeirantes (12) e outros casos que necessitem de espaços especiais (10). No total, o público contará com 774 lugares. O arquiteto responsável pelo projeto é Pedro Willi Kirst.

O sistema de acústica do prédio foi feito com mantas especiais nas paredes, nos forros e no piso, com inclinações nos forros para reflexão do som, o que permite a perfeita audição dos eventos, de forma igual, de qualquer ponto do teatro.

A “boca do palco” tem 14 metros de largura por 5,45 de altura e 11 metros de profundidade. Além disso, conta com seis metros de altura - fora da vista dos espectadores - para o recolhimento de cenário e varas, o que permitirá ao público, por exemplo, apreciar atrações que tenham elementos suspensos. O tablado do palco é elevado em 1 metro e 10 centímetros do chão – que comporta alçapões – para permitir apresentações de espetáculos de mágica.

Camarins – O teatro tem dois camarins com banheiros, áreas para administração e para local para abrigar o material dos espetáculos. Tem também espaço com área de 150 metros quadrados para treinamentos, oficinas, testes, aquecimentos.

Som e Iluminação – Tudo será controlado de forma automatizada, por meio de mesas formadas com estruturas em cabos de fibra ótica. Ao todo são 150 pontos de luz.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Efeito-Covid adia vinda de Michelle

michelle bolsonaro A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, resolveram transferir para abril a agenda de 11 de março que teria como convidada a secretária nacional de Mulheres, do Ministério dos Direitos Humanos, Cristiane Britto e a primeira-dama do Brasil Michelle...

Governador entre a cruz e a espada

mauro mendes curtinha   Às vésperas da pandemia completar 1 ano em MT, o Estado vive o seu pior momento e o governador Mauro Mendes (foto) enfrenta uma verdadeira prova de fogo: liderar ações coordenadas em todo o território mato-grossense para evitar que o Estado viva cenas parecidas com as de Manaus e de Estados...

Câmara volta a realizar 2 sessões

juca 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob a presidência do vereador Juca do Guaraná Filho (foto), volta a realizar duas sessões semanais, nas terças e quintas. Por conta da pandemia, as sessões serão remotas. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que vinham...

Coronel linha dura morre ao 91 anos

Coronel Abid 400   Morreu   em Campo Grande (MS), aos 91 anos,  o coronel da PM aposentado Adib Massad (foto), considerado  um dos principais nomes  da Segurança Pública de Mato Grosso na década de 1970. À época, ainda com a patente de  tenente, foi comandante regional...

Mauro e vitórias na briga de decretos

orlando perri 400 curtinha   A estratégia do governador Mauro Mendes de articular com os Poderes a edição do decreto de toque de recolher vem dando frutos. O governo publicou decreto impondo toque de recolher das 21h às 5h, com fechamento do comércio às 19h. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro,...

Prefeito é intubado e pode ir para SP

Prefeito de Tapurah Carlos Alberto Capeletti   É grave o quadro de saúde do prefeito de Tapurah (432 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD). Após piora, ele precisou ser intubado nesta quinta (4). Foi internado na terça (2), após testar positivo para Covid-19, em uma UTI no Hospital 13 de Maio, em...