Nacional

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 15h:59 | Atualizado: 19/08/2019, 16h:09

Bolsonaro posta vídeo "na Noruega", mas cena de caça de baleias é na Dinamarca

Reprodução

Kake Noruega

Imagem de post #FAKE do presidente Jair Bolsonaro que relaciona caça a baleias à Noruega

Circulam pelas redes sociais imagens sobre a matança de baleias e golfinhos com mensagens que as relacionam com a Noruega, que bloqueou um repasse de R$ 132,6 milhões ao Fundo Amazônia. As imagens mostram, na verdade, a caça nas Ilhas Faroé, um território da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia. As mensagens, portanto, são #FAKE.

Um vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro menciona a matança de baleias patrocinada pela Noruega. O vídeo, porém, utiliza imagens geradas pela ONG Sea Shepherd, que confirma, em suas redes sociais, que Bolsonaro usou imagens das Ilhas Faroé para atacar um outro país.

O vídeo postado por Bolsonaro diz que as imagens se referem a uma caça patrocinada pela Noruega em 29 de maio de 2019. Mas a ONG esclarece que as filmagens foram feitas nas Ilhas Faroé em 2017 e em 2018.

Antes de o presidente compartilhar o vídeo com a mensagem falsa no Twitter, vários de seus apoiadores já replicavam imagens do festival das Ilhas Faroé como se fossem na Noruega, embora o arquipélago pertença à Dinamarca.

Uma imagem publicada pelo escritor Alcione Giacomitti com a frase "Essa é a Noruega" chegou a quase 2 mil compartilhamentos. A foto, no entanto, foi feita em junho de 2012 pelo fotógrafo Andrija Ilic, da Reuters, também nas Ilhas Faroé.

O post original, com a foto da Reuters, foi apagado, como apontam seguidores do próprio escritor.

Uma publicação muito semelhante, mas, desta vez, com imagens da TV estatal norueguesa NRK, foi feita por Giacomitti na última sexta-feira. Ela já chegou a mais de 7 mil compartilhamentos.

A imagem que ilustra esse outro post aparece aos 5 minutos e 50 segundos do documentário “A Batalha da Agonia”, da TV NRK. A obra trata do aumento da pesca de baleias no território norueguês nos últimos anos. Diferentemente das compartilhadas pelo presidente, essas imagens de fato foram gravadas na Noruega, onde a caça de baleias é permitida pelo governo.

Lançado em 2017, o documentário denuncia que 90% de todas as baleias minke mortas anualmente em águas norueguesas são fêmeas, e que “quase todas” estão grávidas. Também destaca que a cota de pesca permitida pelo governo passou de 199 a 999 baleias em um ano.

Dados da International Whaling Comission, porém, mostram que o número de baleias minke mortas na Noruega vêm caindo desde 2014. Em 2017, último ano com números disponíveis, foram 432.

Outra imagem fake

Uma outra foto, que impressiona pelo tom vivo de vermelho que o mar adquiriu por conta da morte das baleias, também foi compartilhada como se fosse na Noruega e faz parte do ritual das Ilhas Faroé. O fotógrafo Jan Egil Kristiansen, da Getty Images, registrou o chamado Guindadráp em 9 de outubro de 2004.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • CRC | Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 22h58
    1
    0

    o Bostonaro é o rei do FAKE NEWS.... foi eleito a custa disso.... ele já sacou que no Brasil existem muito incultos iguais a ele...

  • Zora | Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 17h10
    4
    0

    Esses "jênios" todos têm uma coisa em comum: fugiram da escola e não pesquisam a veracidade dos fatos antes de postar. Triste fim da humanidade.

Matéria(s) relacionada(s):

DEM consulta sobre regras ao Senado

julio campos 400 curtinha   Atendendo orientação da Nacional do DEM, na luta para ampliar bancada no Congresso, o diretório regional do partido vai apostar todas as fichas na disputa suplementar ao Senado. E, antes de avançar na definição de nome, o partido decidiu encaminhar consulta ao TSE para saber se...

Expediente suspenso e posse no TCE

guilherme maluf 400 curtinha   O expediente no TCE-MT será suspenso na segunda, a partir das 12 horas. É que às 15 horas acontece a sessão especial na Escola Superior de Contas, marcando a posse de Guilherme Maluf (foto) na presidência do órgão fiscalizador. O hoje presidente Domingos Neto passa ao...

Túlio, desgaste e disputa em Cáceres

tulio 400 caceres   Derrotado a deputado estadual duas vezes, a última em 2018, Túlio Fontes (foto) não sustenta mais o que declarou há três meses, quando anunciou que ficaria de fora da corrida à Prefeitura de Cáceres. Mesmo tendo abandonado o município por um bom tempo, desde quando concluiu...

Disputa em Sinop e vaga na Câmara

juarez costa 400 curtinha   O deputado federal Juarez Costa (foto) tem espalhado que será candidato a prefeito de Sinop, posto já ocupado por ele por dois mandatos. No fundo, o emedebista espera que Rosana Martinelli (PL), que foi sua vice e depois se elegeu prefeita nas urnas de 2016, desista do projeto de reeleição...

Francis forçando a barra ao Senado

francis maris 400 curtinha   Francis Maris (foto), empresário e prefeito de Cáceres, é mesmo corajoso. Ele anunciou que vai reunir colegas prefeitos da região Oeste para discutir a ideia de entrar na disputa ao Senado, na eleição suplementar para a vaga de Selma, cassada esta semana. Francis se acha "o...

Sindal repudia postura de "indicado"

O presidente do Sindal Jovanildo da Silva se diz traído por Osmar Capilé, representante dos segurados da AL e que exerce cargo de diretor dos Aposentados, que votou favorável a nova alíquota de 14% no Conselho da Previdência. O apoio ao aumento da cobrança gerou revolta entre os servidores do Legislativo, que partiram para cima de Jovanildo cobrando explicações. Em nota de repúdio, o sindicato, que o indicou como representante no...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.