Nacional
Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h:06 | Atualizado: 15/04/2019, 15h:10
Assange é acusado de usar embaixada do Equador como centro de espionagem
Agência Brasil
O presidente do Equador, Lenín Moreno, acusa o cofundador da WikiLeaks, Julian Assange, de tentar criar um “centro de espionagem “ na embaixada do Equador em Londres. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Moreno explicou os motivos de expulsão do asilo de Assange, detido no Reino Unido na última quinta-feira (11).
Segundo o presidente equatoriano, Assange violou as condições de asilo e tentou criar um centro de espionagem na embaixada do Equador, país que lhe concedeu asilo político há sete anos.
“Segundo o presidente equatoriano, Assange violou as condições de asilo e tentou criar um centro de espionagem na embaixada do Equador, país que lhe concedeu asilo político há sete anos”
“Não podemos permitir que a nossa casa, a casa que abriu as suas portas, se torne um centro de espionagem. Essa atividade viola as condições de asilo”, acrescentou o líder equatoriano na entrevista.
Moreno acusa o governo anterior de ter dado condições a Assange para usar a embaixada equatoriana a fim de “interferir em assuntos de outros Estados”.
No entanto, as acusações a Assange, que levaram à revogação do asilo, geraram controvérsia no Equador. Rafael Correa, ex-presidente do país, considera que esse é "um crime que a humanidade jamais esquecerá" e que Lenín Moreno é “o maior traidor da história equatoriana e latino-americana”.
Segundo o jornal britânico, o WikiLeaks estava associado a um site anônimo que publicou informações e fotos particulares de Moreno e sua família, numa alegada campanha para enfraquecer a imagem do atual presidente equatoriano. Moreno negou que as recentes acusações a Julian Assange tenham sido uma represália pela exposição dos referidos documentos pessoais.
Na mesma entrevista, o presidente equatoriano dá como exemplo da interferência de Assange em assuntos internos de outros estados, a publicação dos documentos do Vaticano, em janeiro de 2019. “É lamentável que haja pessoas dedicadas a violar a privacidade das pessoas”, acrescentou.
Assange foi criticado pelo seu comportamento com a equipe diplomática de Londres e hábitos de higiene. “Ele manteve constante comportamento higiénico inadequado ao longo da estadia, o que afetou sua própria saúde e o clima interno da missão diplomática.”, comentou Moreno.
Ao The Guardian, Moreno afirmou que recebeu garantias do Reino Unido de que o cofundador do WikiLeaks não será extraditado para um país em que possa ser sujeito a tortura, maus-tratos ou condenado à pena de morte.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Matéria(s) relacionada(s):
- 13/12/2019 - "Quem chegar e adotar o Pantanal também é pantaneiro"
- 13/12/2019 - Agenda Cultural traz shows nacionais, cantatas e mais. Confira.
- 12/12/2019 - Preso irmão que matou o outro a facadas
- 12/12/2019 - "Cohousing é um estilo para ter qualidade de vida agora"
- 11/12/2019 - Tecnologias devem ser monitoradas, mas criança precisa brincar
- 10/12/2019 - Homem condenado a 43 anos de prisão é recapturado em AM após fugir de Cuiabá
- 10/12/2019 - Sine oferta mais de 1.500 vagas de emprego para Mato Grosso nesta semana
- 10/12/2019 - "As mais comuns estão ligadas à condução de motocicletas"
- 09/12/2019 - Wellinton e Jayme estão entre os seis que mais gastaram com querosene de avião
- 09/12/2019 - "PCE está como um celeiro de propagação de doenças"
Confira também:
- Dezembro de 2019
-
Nacional
Bolsonaro defende indulto natalino a policiais condenados: "vai ter policial sim"
-
Nacional
Presidente derruba multa de 10% do FGTS paga por empresas ao Governo Federal
-
Nacional
MP investiga Salles por supostamente pressionar policiais a mudar laudo em SP
-
Nacional
-
Nacional
Plenário do STF decidirá sobre pedido de impeachment contra Ricardo Salles