Nacional

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 15h:59 | Atualizado: 19/08/2019, 16h:09

Bolsonaro posta vídeo "na Noruega", mas cena de caça de baleias é na Dinamarca

Reprodução

Kake Noruega

Imagem de post #FAKE do presidente Jair Bolsonaro que relaciona caça a baleias à Noruega

Circulam pelas redes sociais imagens sobre a matança de baleias e golfinhos com mensagens que as relacionam com a Noruega, que bloqueou um repasse de R$ 132,6 milhões ao Fundo Amazônia. As imagens mostram, na verdade, a caça nas Ilhas Faroé, um território da Dinamarca, localizado no Atlântico Norte, entre a Escócia e a Islândia. As mensagens, portanto, são #FAKE.

Um vídeo compartilhado pelo presidente Jair Bolsonaro menciona a matança de baleias patrocinada pela Noruega. O vídeo, porém, utiliza imagens geradas pela ONG Sea Shepherd, que confirma, em suas redes sociais, que Bolsonaro usou imagens das Ilhas Faroé para atacar um outro país.

O vídeo postado por Bolsonaro diz que as imagens se referem a uma caça patrocinada pela Noruega em 29 de maio de 2019. Mas a ONG esclarece que as filmagens foram feitas nas Ilhas Faroé em 2017 e em 2018.

Antes de o presidente compartilhar o vídeo com a mensagem falsa no Twitter, vários de seus apoiadores já replicavam imagens do festival das Ilhas Faroé como se fossem na Noruega, embora o arquipélago pertença à Dinamarca.

Uma imagem publicada pelo escritor Alcione Giacomitti com a frase "Essa é a Noruega" chegou a quase 2 mil compartilhamentos. A foto, no entanto, foi feita em junho de 2012 pelo fotógrafo Andrija Ilic, da Reuters, também nas Ilhas Faroé.

O post original, com a foto da Reuters, foi apagado, como apontam seguidores do próprio escritor.

Uma publicação muito semelhante, mas, desta vez, com imagens da TV estatal norueguesa NRK, foi feita por Giacomitti na última sexta-feira. Ela já chegou a mais de 7 mil compartilhamentos.

A imagem que ilustra esse outro post aparece aos 5 minutos e 50 segundos do documentário “A Batalha da Agonia”, da TV NRK. A obra trata do aumento da pesca de baleias no território norueguês nos últimos anos. Diferentemente das compartilhadas pelo presidente, essas imagens de fato foram gravadas na Noruega, onde a caça de baleias é permitida pelo governo.

Lançado em 2017, o documentário denuncia que 90% de todas as baleias minke mortas anualmente em águas norueguesas são fêmeas, e que “quase todas” estão grávidas. Também destaca que a cota de pesca permitida pelo governo passou de 199 a 999 baleias em um ano.

Dados da International Whaling Comission, porém, mostram que o número de baleias minke mortas na Noruega vêm caindo desde 2014. Em 2017, último ano com números disponíveis, foram 432.

Outra imagem fake

Uma outra foto, que impressiona pelo tom vivo de vermelho que o mar adquiriu por conta da morte das baleias, também foi compartilhada como se fosse na Noruega e faz parte do ritual das Ilhas Faroé. O fotógrafo Jan Egil Kristiansen, da Getty Images, registrou o chamado Guindadráp em 9 de outubro de 2004.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • CRC | Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 22h58
    1
    0

    o Bostonaro é o rei do FAKE NEWS.... foi eleito a custa disso.... ele já sacou que no Brasil existem muito incultos iguais a ele...

  • Zora | Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 17h10
    4
    0

    Esses "jênios" todos têm uma coisa em comum: fugiram da escola e não pesquisam a veracidade dos fatos antes de postar. Triste fim da humanidade.

Contas de prefeita são reprovadas

thelma 400 curtinha   As contas de 2018 da prefeita chapadense Thelma de Oliveira (foto), do segundo ano de mandato, foram reprovadas pelo TCE-MT. Agora, cabe à Câmara Municipal aprová-las ou rejeitá-las. Em seu parecer, o conselheiro interino João Batista apontou 15 irregularidades, sendo 11 delas sobre...

Prefeitos têm de trocar apadrinhados

kleber varzea grande 400 curtinha   Com a decisão do TJ-MT de considerar inconstitucional controlador-geral das prefeituras fora dos quadros efetivos de auditor municipal, muitos prefeitos terão de exonerar seus indicados políticos, vindo a escolher profissionais de carreira, assim como já se tornou prática na...

Controlador-geral agora só de carreira

angelo 400 curtinha   Uma decisão desta quinta do TJ, que julgou procedente, inclusive por unanimidade, uma ADIN proposta pela Associação dos Auditores e Controladores Internos do Estado (Audicom), presidida por Angelo Oliveira (foto), acaba, na prática, com os chamados controladores-gerais dos municípios...

Elogio à compra econômica do Estado

janaina riva 400 curtinha   Embora lançando críticas pontuais de vez em quando, a deputada Janaina Riva (foto) tem feito constantes defesa do Governo Mauro e elogiado ações da administração, especialmente na saúde pública. Sobre a decisão do governo de comprar 120 respiradores da China,...

MDB em clima de racha em Tangará

joao jose 400 curtinha   Em Tangará da Serra, o MDB enfrenta racha. O prefeito Fabio Junqueira, com apoio de filiados históricos, quer lançar à sucessão municipal o seu secretário de Infraestrutura e antigo gestor do Serviço de Água e Esgoto, Wesley Lopes Torres, sobrinho do ex-vereador Daniel...

Advogados disputam cadeira no TJ-MT

andre pozetti 400 curtinha   É extensa a lista de advogados que estão se movimentando, nos bastidores, para a cadeira vitalícia de desembargador do Tribunal de Justiça, sob indicação do Quinto Constitucional da OAB/MT. Caberá ao Colégio de Conselheiros da Ordem, composto por 33 advogados,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você conhece alguém próximo que foi infectado pelo coronavírus?

sim

não

em dúvida

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.