Nacional

Domingo, 15 de Novembro de 2020, 16h:10 | Atualizado: 15/11/2020, 16h:17

Sistema da Justiça Eleitoral sofre ataque hacker, diz ministro Roberto Barroso


Metrópolis

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, revelou em coletiva de imprensa neste domingo (15/11) que o app do e-Título sofreu um ataque de hacker. O ministro assegurou, entretanto, que os resultados das Eleições 2020 estão resguardados. “Foi a tentativa de muitos acessos simultâneos para tentar derrubar o sistema, mas isso foi neutralizado”, afirmou. Um servidor da plataforma foi desligado.

“Tomamos todas as providências. Estamos atentos, mas os ataques são uma preocupação no mundo contemporâneo. Esse não é um problema irremediável. Quase certo que a tentativa de invasão veio de outro país. Muitas vezes o ataque acontece de fora do país, mas alguém reivindica aqui para ter popularidade”, finalizou o ministro.

A prevenção ao ataque de hacker sobrecarregou app, assim como a tentativa de 3 milhões de pessoas baixarem o aplicativo neste fim de semana. Essa é a primeira vez que o TSE permite que eleitores justifiquem a ausência de voto pela plataforma digital.

Nelson Jr.

Lu�s Roberto Barroso

O ministro garantiu que o TSE toma todas as medidas para garantir a contagem segura de votos. Ele explicou ainda que quando começa a eleição, o mesário imprime a zerésima — documento que mostra que na urna não tem nenhum voto registrado. Ao chegar ao final, uma lista com a quantidade de voto é impressa novamente. O resultado é distribuído a lideranças partidárias e afixada na entrada da seção.

“Quando a eleição é encerrada, já há o resultado. Depois, isso é enviado por uma rede interna e encaminhado ao TSE. Temos as expectativa que não terá problemas, mas os resultados estão salvos e resguardados”, concluiu.

Barroso contou que sistemas do TSE foram vistoriados após ataques a sites e plataformas do governo federal e do judiciário. Segundo ele, foi criada uma backup com as informações sobre as eleições.

Balanço

Neste domingo, 1.700 urnas foram substituídas por apresentarem problemas. Barroso considerou o número baixo e comemorou a capacidade do TSE de substituir os equipamentos e de não ter sido necessário o uso de cédulas de papel na votação.

O balanço parcial do 1º turno das eleições mostra que o TSE registou 252 ocorrências. Ao todo, 30 candidatos e 36 eleitores foram presos.

O primeiro turno das eleições ocorre neste domingo. O segundo turno, onde houver, será em 29 de novembro. O período de votação é sempre das 7h às 17h, horário local.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...

Sicredi recua de comprar praça pública

enilson rios 400 prefeito araputanga   A diretoria do Sicredi nem esperou ser votado na Câmara Municipal o polêmico projeto sobre negociação de uma praça pública no centro de Araputanga para cancelar o negócio. A cooperativa havia "amarrado" entendimento com o prefeito Enilson de Araújo...

Sessão, voto e namoro com cantora

ulysses moraes 400   Na sessão virtual da Assembleia desta segunda, o deputado Ulysses Moraes (foto), do PSL, estava demorando para computar o voto na apreciação de um veto do governador. O presidente Max Russi (PSB), então, cobrou agilidade do colega e brincou, dizendo que agora ele só tem olhos para a Maraisa....

Misal é reeleito para o 10º mandato

misael galv�o 400 curtinha   Após dois anos fora do comando do Shopping Popular, período em que respondeu pela presidência da Câmara da Capital, o ex-vereador Misael Galvão (foto) voltou à direção do empreendimento, que abriga 500 lojas. E, sob forte...

MAIS LIDAS