Nacional

Domingo, 30 de Novembro de 2014, 09h:43 | Atualizado: 30/11/2014, 22h:11

Política

Cúpula do PT Nacional quer expulsão de envolvidos em corrupção - veja

Reprodução

rui

Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão medida inclui petistas citados pela Polícia Fedral na Operação Lava Jato que investiga desvios na Petrobras.

Após se reunir em Fortaleza, o diretório nacional do PT aprovou neste sábado (29) um documento que prevê a expulsão de qualquer filiado envolvido comprovadamente em escândalos de corrupção.
Segundo o presidente nacional do PT, Rui Falcão, a medida inclui os petistas citados na Operação Lava Jato, que apura os desvios na Petrobras, desde que haja provas concretas contra eles. “Concluídas as investigaçoes, houver alguém, comprovadamente, envolvido em caso de corrupção, de forma documentada, essas pessoas não ficarão no PT”, afirmou.

O petista contou ter ido duas vezes ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato, acesso aos trechos do processo que se referem ao PT.

Se há algum envolvimento de militantes do PT nas denúncias, eu quero saber se elas são comprovadas ou não. Em sendo, que as pessoas tenham direito ao devido processo legal e contraditório”, disse.

Questionado sobre o discurso feito durante o evento pelo tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, citado em depoimentos como operador da legenda no esquema de desvios da Petrobras, Falcão disse que ele reafirmou a inocência dele.
“É algo que todos nós já acreditávamos condenando os ataques infundados que tem sido feitos a ele de forma sistemática”, respondeu.
No documento, o partido diz apoiar o prosseguimento das investigações na Petrobras, mas “dentro dos marcos legais” e desde que “não se preste a ser instrumentalizada, de forma fraudulenta, por objetivos partidários”.
O encontro reuniu a cúpula do partido por dois dias para fazer um balanço das eleições e discutir as estratégias a partir de 2015.

Mudança ministerial
Falcão minimizou ainda a disputa por cargos no segundo mandato da presidente Dilma entre os partidos da base aliada e o próprio PT.
“Um governo de coalisão é um governo de disputa, não é um governo do PT apenas. Ela [Dilma] é filiada ao PT, como deixou bem claro. [Mas] nós disputamos espaço com outros partidos, como outros partidos”, disse.
Ele refutou ainda as críticas internas do partido em relação ao convite feito à senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura. Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ela é líder da bancada ruralista no Congresso.
“Essas críticas já foram dirigidas à presidenta, (...) mas ela também já deixou claro qual o papel do Ministério da Agricultura”, afirmou.
Segundo Falcão, há, inclusive, integrantes do PT “contentes” porque, se confirmada a ida de Kátia para a pasta, o suplente eleito que assumirá no seu lugar, Donizeti Nogueira, é do PT. “Sempre tem a favor e contra”.
A presidente Dilma Rousseff participou do encontro na sexta-feira (28), quando fez acenos aos correligionários e discursou sobre a política econômica no segundo mandato. Segundo ela, as mudanças na economia serão promovidas de forma “gradativa”.
Diante das críticas do partido de que pouco foi ouvido durante o seu primeiro governo, a petista ressaltou estar aberta ao diálogo.

 

 

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • cuiabana | Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2014, 09h19
    1
    0

    ola presidenta, ola ministro da justiça, defesa etc......manda pra mato grosso, exercito nas fronteiras.......ta precisando..ou voces querem holofotes?

  • João Vasconcelos Junior | Segunda-Feira, 01 de Dezembro de 2014, 07h44
    2
    1

    Vixiiiiiii então vai ser muita gente e nem vai sobrar partido.. ave maria!!!!!

  • Gean | Domingo, 30 de Novembro de 2014, 20h46
    2
    2

    Então vai acabar mesmo o PT, pois o câncer é grande!!! São movidos a corrupção, as propinas, ao empreguismo, ao ficar dando bolsas e sustentando com dinheiro do trabalhador produtivo o curral eleitoral que querem para sempre, os petralhas agem sorrateiramente.

  • rodonorte | Domingo, 30 de Novembro de 2014, 18h14
    3
    2

    SE ISSO SE PROCEDER VÃO ACABAR COM A FACÇÃO! É SÓ UMA QUESTÃO DE TEMPO. MAIS É CLARO QUE ISSO É SÓ MAIS UMA BALELA DESSA TURMA.

  • Amarildo | Domingo, 30 de Novembro de 2014, 16h05
    2
    4

    Se essa resolução for colocada em pratica, o PT então vai acabar,porque os primeiros a serem expulso, vão ser o Lula e a Dilma.

  • Antonio Carlos | Domingo, 30 de Novembro de 2014, 12h57
    3
    3

    Sobrarão poucos. O partido terá que ser refundado.

Selo Amiga dos Animais pra empresas

misael galvao 400 curtinha   A Câmara de Cuiabá, sob Misael Galvão (foto), vai conceder o selo Amiga dos Animais para 20 empresas. Até o final do ano será realizada uma sessão solene para condecorar representantes dessas empresas. E também estão previstos a entrega da Ordem do Mérito...

Fecomércio vai à AL por menos ICMS

jose wenceslau 400 curtinha   O presidente da Fecomércio, José Wenceslau Souza Junior (foto), revelou nesta quarta, numa live ao RDTV, tv web do portal Rdnews, que vai procurar os deputados para reabrir o debate sobre a pesada carga tributária praticada em MT. Ele recorda que no final de 2019, o governo estadual alardeava que...

Gestores multados por irregularidades

arivaldo 400 curtinha   Dezenas de prefeitos e ex-gestores estão sendo multados por não enviar ao TCE prestação de contas periódica, informações e documentos obrigatórios, o que é considerado falha grave. Arivaldo Medeiros de Santana (foto), prefeito de São José do Povo,...

O "pai" da destruição de documentos

jose riva 400 curtinha   Na sua delação premiada, o ex-presidente da AL, José Riva (foto), acusa o presidente do TCE, Guilherme Maluf, de ter sumido com provas que incriminavam deputados quanto ao uso de suprimentos de fundos e verba indenizatória. Só que para o MPE, foi o próprio Riva quem organizou um...

DEM dividido e quase no colo de EP

emanuel pinheiro 400 curtinha   Num almoço na casa do prefeito Emanuel Pinheiro (foto), nesta quarta, lideranças da alta cúpula do DEM de Cuiabá e Várzea Grande discutiram possível apoio à reeleição do emedebista. Essa aproximação fere de morte o Palácio...

PT, ensaio e chapa branca em Tangará

welton tangar� 400 curtinha   O PT, que já teve os vice-prefeitos José Jaconias e Zé Pequeno, estuda nem disputar a eleição majoritária em Tangará da Serra. Chegou a ensaiar uma pré-candidatura, mas parou no meio do caminho. Internamente, o partido discute lançar o...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.