Nacional

Sábado, 13 de Julho de 2019, 08h:58 | Atualizado: 13/07/2019, 09h:06

Em busca de argumentos, Eduardo lista os embaixadores políticos de Lula e FHC

Hugo Barreto/Metrópoles

Eduardo Bolsonaro

 

Durante sessão da Câmara dos Deputados nesta sexta (12), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), enquanto era discutida a reforma da Previdência – principal pauta do governo de seu pai, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) –, tinha a atenção voltada para seu telefone celular. Citando ex-presidentes, ele levantou nomes de outros não diplomatas que assumiram o cargo de embaixador. O Metrópoles registrou o texto que o parlamentar digitava em seu celular, com nomes de políticos como o ex-presidente Itamar Franco, o ex-presidente do DEM, Jorge Bornhausen, José Aparecido Oliveira e Oswaldo Aranha. Eles atuaram como representantes brasileiros em outros países, apesar de não terem tido carreira diplomática no Itamaraty.

Ao lado dos nomes dos políticos, vinha a inscrição do presidente que os indicou: Itamar Franco, FHC e Lula. Com isso, Eduardo Bolsonaro enumerava argumentos para defender o seu pleito de assumir a embaixada brasileira em Washington. O registro foi um flagra exclusivo do repórter fotográfico do Metrópoles Hugo Barreto.

Nessa quinta (11), Jair Bolsonaro defendeu o nome de Eduardo para assumir a principal representação diplomática do país nos Estados Unidos. A indicação recebeu críticas sobretudo pelas ligações familiares e pela falta de experiência do deputado.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Eduardo completou 35 anos um dia antes da indicação – idade mínima para um brasileiro assumir representação diplomática no exterior.

Em coletiva de imprensa, o deputado disse que estaria disposto a renunciar ao cargo parlamentar se recebesse a indicação. “Acho que a sabatina é um ato preparatório para uma possível nomeação. Como está tudo na esfera da expectativa, acho que não há necessidade de sair do mandato neste momento, no máximo, talvez, uma licença.” Para assumir a embaixada, além de abrir mão de ser deputado, o filho do presidente precisa ter o nome aprovado pelo Senado Federal.

Entenda

Ao citar os tributos que credenciariam o filho à vaga, o presidente já havia dito a jornalistas que Eduardo “é amigo dos filhos do Trump, fala inglês, fala espanhol, tem vivência muito grande de mundo”. Já o possível futuro embaixador do Brasil nos Estados Unidos, disse, nesta sexta-feira (12), que tem o apoio do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) para assumir o posto diplomático, considerado o mais importante e disputado.

Em entrevista, Eduardo afirmou que seu nome é cogitado para a vaga não apenas por ser filho do presidente da República mas também pela sua experiência, como presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, ter feito intercâmbio e até mesmo fritado hambúrguer nos Estados Unidos.

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Patricio Obed Balada Galarce | Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 11h59
    1
    0

    Patricio Obed Balada Galarce, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Kaca | Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 11h21
    8
    2

    Bom, vamos lá: devagar pra não cansar - melhor seria usar o tempo gasto com posts pra estudar Inglês (de verdade!), Geografia, Economia, Ciência Política - nem que fosse com preceptores particulares em tempo recorde porque o tempo urge. Pelos menos pra ter o cacoete de um diplomata. E se comparar com Oswaldo Aranha, Jorge Bornhausen e os demais (todos, no mínimo, experientes politicamente e muito, muito educados), puxa vida, falta mesmo modéstia à criatura. Outra coisa: as filhas dos Obamas (Barack e Michelle - ó) são adolescentes (bem jovenzinhas) e recebem uma educação (em casa e fora dela) de dar inveja.

  • juca | Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 10h26
    10
    8

    Creio que deveriam indicar a Dilma, essa sim tem experiência é pode apresentar proposta útil para o País ao mundo, com estocar vento e saudar a mandioca.

  • nilton | Segunda-Feira, 22 de Julho de 2019, 09h49
    10
    7

    por ter fritado um hamburguer? é sério isso? não existem candidatos melhores no Itamaraty que o filho do presidente? Cadê a onde de moralidade que ele ia implantar? aaaah decepção e nem deu um ano ainda

  • Naif chalub | Domingo, 21 de Julho de 2019, 18h38
    14
    10

    E o que é que tem estas anotações, para merecerem destaque na materia de vocês. Vocês tem que noticiar de forma imparcial, e não tendênciosa como fazem.

  • JESSÉ de Góis | Domingo, 21 de Julho de 2019, 18h13
    18
    2

    Sou contra a indicação, apesar de não ver problemas. Hoje em dia virou moda ficar publicando as intimidades das pessoas, e isso se faz como se fosse totalmente normal. Isto não é normal, a privacidade das pessoas precisa ser preservada.

  • Elmo Reis | Domingo, 21 de Julho de 2019, 18h13
    12
    0

    PASSANDO VERGONHA....BANDO DE ANALFA.!! "Ao citar os tributos que credenciariam o filho à vaga" "Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada." "Atributos são as particularidades, qualidades e características que são próprias de alguém ou algo."

  • Bolsonaro vai acabar com o PT | Domingo, 21 de Julho de 2019, 16h17
    18
    2

    A RDNEWS, Que jornalistas são vocês que nem sabem português básico e distinção entre palavras? “Ao citar os tributos que credenciariam o filho à vaga...” Pesquisam se não seriam ATRIBUTOS e não TRIBUTOS! ATRIBUTOS = QUALIDADES, CARACTERÍSTICAS TRIBUTOS = IMPOSTOS

  • IDelio Borborema | Domingo, 21 de Julho de 2019, 10h35
    22
    18

    Sou a favor da indicação de Bolsonaro para embaixador nos EEUU

  • Benedita da Silva | Sábado, 13 de Julho de 2019, 15h21
    25
    24

    A Gretchen é uma candidata com mais qualificacoes, ja superou conflitos, fez reallity show, excelente articuladora, fritou hamburguer, conhecida internacionalmente, amiga dos americanos, tem ate foto com a Constituição americana, cantou com estrela do show bussiness, e nao foi eleita deputada federal desconsiderando o compromisso com seus eleitores. Nao é só a dona do pedaço é dona do bolo todo!!!!!! Conga la conga para embaixadora!

Matéria(s) relacionada(s):

Suplente que terá 2 anos de mandato

adilton da levante 400 curtinha   Derrotado à reeleição em 2016, Adilson da Levante (foto) reassumiu cadeira de vereador pela Capital desde janeiro deste ano e deve prosseguir no cargo até o final do mandato, em dezembro de 2020. É que o titular Gilberto Figueiredo, que se elegeu pelo PSB e vai migrar para o DEM,...

PSDB veta Taques e vai priorizar Leitão

paulo borges 400 curtinha   O comando regional do PSDB não vai dar chance para Pedro Taques, caso este ensaie concorrer ao Senado com a provável suplementar, já no início de 2020 com a iminente cassação do mandato de Selma. Embora tenha dito que hoje se dedica à advocacia e à vida de professor...

Histórico de não que depois vira sim

blairo maggi 400 curtinha   Mesmo Blairo Maggi (PP) falando para todos que não será candidato ao Senado, na eleição suplementar de 2020 com a provável cassação de Selma, ninguém acredita. Nem aqueles que fazem parte dos grupos criados pelo próprio ex-governador e ex-senador. Em outros...

Francis dispara contra Túlio, Adriano...

tulio fontes 400 curtinha   O prefeito de Cáceres, Francis Maris, que chegou dos EUA na última quinta, aproveitou dois eventos para, publicamente, disparar sua metralhadora verbal contra algumas pessoas. Na sexta, inaugurou uma unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento e fez abertura do Natal de Luzes, no centro. Nas duas...

Audiência na AL em prol dos autistas

diana serpe 400 curtinha   Convidada pela Assembleia, a advogada com forte atuação em São Paulo, Diana Serpe (foto), autora do e-book Autismo Educação e especialista na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, vai participar de uma audiência pública e proferir palestra na segunda (9),...

Folha em dia e previsão do 13º dia 20

mauro mendes 400 curtinha   É possível que no dia 20 o governo estadual consiga pagar integralmente o décimo-terceiro dos cerca de 100 mil servidores. Ao anunciar que a folha de novembro será paga na próxima terça (10), em única parcela, pela primeira vez no ano, o governador Mauro destacou que...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.