Nacional

Quarta-Feira, 17 de Julho de 2019, 11h:12 | Atualizado: 17/07/2019, 11h:23

Evija é o carro mais potente do mundo

Divulgação/Lotus

carro mais caro do mundo lotus elétrico

Lotus Evija, divulgado pela Evija, tem 2.000 cavalos de força e é o carro mais forte do mundo, já sendo almejando por detentores de grandes fortunas

painel lotus evija

Painel do carro que alia estrutura tecnológica com bateria de íons de lítio

A Lotus entrou com tudo na onda da eletrificação com o Evija (pronuncia-se "Eviya"), hiperesportivo elétrico que chega em 2020 como o carro de rua mais potente do mundo: são 2.000 cavalos de potência.
Sua produção será limitada a 130 unidades. O preço de cada uma? 1,7 milhão de libras (ou R$ 8 milhões em conversão direta).

O modelo é feito sobre um chassi monocoque de fibra de carbono construído de forma idêntica a um carro da Fórmula 1, e tem peso total de 1.680 kg. As rodas são de 20 polegadas na dianteira e 21 na traseira.

O Evija também tem diversos recursos que contribuem para uma aerodinâmica "excepcional", segundo a Lotus, como a altura em relação ao solo de apenas 10,5 centímetros.

Na dianteira, as aberturas resfriam a bateria e o eixo dianteiro. Nas laterais, há uma grande cavidade para redirecionarem o ar. Na traseira, também há aberturas que otimizam o fluxo de ar.

Há ainda aerofólio ativo (que se ergue sozinho para manter o hipercarro ainda mais "grudado" ao chão) e retrovisores substituídos por câmeras, que ficam camufladas na carroceria.

Combinado com a estrutura tecnológica está a entrega de 2.000 cavalos de potência e 173 kgfm de torque. A força vem de uma bateria de íons de lítio de 2.000 kW, montada em posição central logo atrás dos bancos.

De acordo com a marca, o Evija vai de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e pode ultrapassar os 320 km/h. Para ir de 0 a 300 km/h, ele precisa de aproximadamente 9 segundos.

Tudo isso, porém, é feito com um ruído virtual emitido por um alto-falante instalado na dianteira do modelo, já que elétricos não fazem barulho naturalmente.

Vida de elétrico

Não tem como falar de um veículo elétrico, mesmo que ele seja um Lotus Evija, sem falar de autonomia e recarga. De acordo com a marca, o modelo tem autonomia máxima de 434 km, segundo o ciclo europeu NEDC.

É possível realizar a recarga em uma potência de até 800 kW mas, no modo mais "tradicional", de 350 kW, é possível completar 80% da bateria em 12 minutos 100% em 18 minutos.

Por isso, além de ser o carro mais potente do mundo, o Evija também tem o sistema de recarga mais rápido do mundo.

Mais caro do mundo

Apesar de o Lotus Evija ser o mais potente, não pertence a ele o título de carro mais caro do mundo. O Bugatti La Voiture Noire, dono do posto, teve apenas uma unidade produzida - vendida por aproximadamente R$ 47 milhões.

Na mecânica, o hipercarro utiliza o motor W16 8.0 com 1.500 cavalos de potência e 163,2 kgfm de torque. Ele remete ao Type 57 SC Atlantic de 1936, clássico concebido por Jean Bugatti, filho de Ettore Bugatti, criador da marca.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

"Pátio igual gato, comendo e miando"

jose medeiros 400 curtinha   O deputado José Medeiros (Podemos), vice-líder do Governo Bolsonaro na Câmara, disse que o prefeito Zé do Pátio, de Rondonópolis, está parecendo gato, comendo e miando, pois recebe recursos federais, inclusive de programas habitacionais e, mesmo assim, ainda alardeia nos...

Adair lançará ex-vice em Alto Paraguai

adair 400 curtinha   O ex-prefeito de Alto Paraguai, advogado emedebista Adair José Alves Moreira (foto), não vai disputar novamente, apesar da insistência do seu grupo. A tendência é de apoiar o seu ex-vice Luiz Figueiredo, com quem administrou a cidade de 2013 a 2016. Luiz também é do MDB e...

Deputado bolsonarista critica prefeito

claudinei deputado curtinha 400   O deputado Claudinei Lopes (foto), morador em Rondonópolis, ficou na bronca com o discurso populista do prefeito Zé do Pátio, para quem o povo nordestino votou em massa no PT e que não tem conseguido construir mais casas populares porque, diferente dos governos petistas, o presidente...

Sem Senado e tudo pela Mesa da AL

max russi curtinha 400   Presidente regional do PSB-MT, o deputado Max Russi (foto) tem participado das discussões para definição de candidaturas ao Senado, na suplementar de abril, mas não mais como pré-candidato. Seu desafio é outro. A prioridade é a busca da reeleição como...

Lúdio desiste e PT perde com Barranco

ludio cabral 400 curtinha   O deputado Lúdio Cabral (foto) estava se movimentando para tentar convencer o PT a lançá-lo ao Senado, por aclamação, e ainda instigar o diretório estadual a buscar recursos junto à Nacional para a campanha. Mas o tiro saiu pela culatra. O guru do partido no Estado,...

Carta de Abicalil cita traição de Lúdio

carlos abicalil 400 curtinha   Carlos Abicalil (foto), ex-federal e hoje assessor do deputado Valdir Barranco, demonstra até hoje estar "atravessado" com Lúdio Cabral por causa da traição política de 2010. Na época, mesmo o PT o tendo lançado ao Senado, Lúdio, ex-vereador por Cuiabá e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.