Nacional

Terça-Feira, 22 de Outubro de 2019, 13h:58 | Atualizado: 22/10/2019, 14h:08

Joice: assessores de Bolsonaro e dos filhos atuam nas redes sociais com perfis falsos

Marcos Corrêa

Joice Hasselmann e Jair Bolsonaro

Joice Hasselmann ao lado de Bolsonaro, durante reunião no Palácio do Planalto em junho

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, afirmou nesta terça (22) em entrevista ao G1 que assessores de Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro — filhos do presidente da República –, criaram perfis falsos numa rede social.

Joice diz ainda que “dentro do Palácio do Planalto”, “no gabinete do presidente”, há um grupo responsável por produzir materiais.

Segundo a parlamentar, há mais de 20 perfis falsos no Instagram criados por assessores e pessoas ligadas aos três filhos políticos do presidente: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC).

ssas 20 contas no Instagram, segundo ela, estão vinculadas a 1.500 páginas de Facebook, muitas delas também falsas. Joice também informou haver contas do WhatsApp vinculadas, mas não deu detalhes. Joice não citou os nomes dos assessores.

Em entrevista ao portal UOL na noite desta segunda, Joice havia citado o que chamou de "milícia digital", informado que os perfis falsos de funcionários dos filhos de Bolsonaro que alimentam uma rede de 1.500 páginas e perfis servem para, além de informações falsas, campanhas de difamação.

O G1 enviou e-mail ao Palácio do Planalto às 10h53 e mensagens de WhatsApp às assessorias de Flávio e Carlos às 11h10, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

A assessoria de Eduardo informou que o parlamentar "não vai se manifestar".

Nos últimos dias, Joice criticou publicamente o presidente Jair Bolsonaro e trocou ataques pelas redes sociais com filhos dele. A briga se intensificou após ela ser destituída pelo presidente da função de líder do governo no Congresso. Na segunda-feira (21), ela perdeu também o posto de vice-líder na Câmara, por ordem de Eduardo.

“Os cérebros do processo [de criação de perfis fake no Instagram e páginas na internet em defesa do governo] estão ligados e tem gente do gabinete do Eduardo, do Carlos e do Flávio — além de um grupo que fica produzindo material lá dentro do Palácio mesmo, dentro do Palácio do Planalto”, declarou. A reportagem questionou se esse material é produzido dentro do gabinete do presidente, e Joice confirmou: “no gabinete do presidente”.

“São pelo menos 20 Instagrams fakes, criados por assessores ou gente ligada a assessores — eu tenho os nomes mas não vou divulgar agora — e interligados com 1500 páginas [no Facebook], muitas delas fakes e outras que trabalham pra fakes”, explicou.

“Quando a página é do funcionário contratado, não precisa ter dinheiro para bancar uma página. Você cria a página, mas o funcionário é bancado. O cérebro não é todo mundo, não. Obviamente, tem muita gente que tá ali achando que tá fazendo um trabalho para ajudar aquelas páginas. Toda página que você vê 'conservador não sei das quantas', 'Bolsonaro radical', 'patriota não sei das quantas', faz tudo parte deste grupo aí”, afirmou.

Críticas ao presidente e troca de ataques com filhos de Bolsonaro

Nos últimos dias, Joice criticou publicamente o presidente Jair Bolsonaro e trocou ataques pelas redes sociais com filhos dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro.

A parlamentar foi destituída pelo presidente da função de líder do governo no Congresso na última quinta-feira (17). A substituição dela pelo senador Eduardo Gomes (MDB-TO) se deu após Joice assinar lista pela manutenção, na liderança do PSL na Câmara, de Delegado Waldir (GO), no lugar da troca dele por Eduardo Bolsonaro, conforme desejava o presidente.

Após deixar o cargo, Joice afirmou que Bolsonaro foi “ingrato” e “mal-educado”. "Minha alforria chegou. Cansei de fazer discurso para consertar as besteiras deste governo", disse Joice ao colunista Valdo Cruz.

Neste sábado, Joice Hasselmann e Eduardo Bolsonaro trocaram ofensas nas redes sociais. Ao comentar uma publicação de Joice, Eduardo publicou a seguinte mensagem: "#DeixeDeSeguirAPepa".

A mensagem comparavam a parlamentar à personagem de desenho animado Peppa Pig, uma porca. A deputada, então, respondeu: "Picareta! Menininho nem-nem: nem embaixador, nem líder, nem respeitado. Um zero à esquerda. A canalhice de vocês está sendo vista em todo Brasil".

Na última segunda, Joice foi destituída de outro cargo: o de vice-líder do PSL na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada por Eduardo, que pouco antes havia assumido a liderança do partido na Casa, e trocou outros 11 vice-líderes.

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • alberto | Quarta-Feira, 23 de Outubro de 2019, 10h20
    0
    1

    Como pode um presidente tão medíocre assim! Criar rede de fake news? Isso é para continuar enganando seus seguidores. Lamentável que essas pessoas aceitem isso de forma pacificamente, e o pior ainda, o apoiam.

Matéria(s) relacionada(s):

TCE-MT aprova e elogia gestão Binotti

binotti 400 curtinha   O conselheiro interino do TCE, Isaías Lopes, rasgou elogios ao primeiro ano de mandato do prefeito e empresário Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Relator das contas do exercício de 2018 da prefeitura, com aprovação unânime pelo Pleno, Isaías destacou que os resultados...

Primavera fará 4 intervenções na BR

leonardo 400 curtinha   Com recursos próprios, a Prefeitura de Primavera do Leste fará quatro intervenções na BR-070, no perímetro urbano, com readaptação e construção de trevos para ajustar o trânsito a uma nova e moderna realidade do município com quase 100 mil...

Vice do DEM-Cuiabá elogia gestão EP

joao celestino 400 curtinha   O advogado João Celestino (foto), vice-presidente da comissão provisória do DEM de Cuiabá e ligado ao senador Jayme Campos, se mostra simpático à gestão Emanuel Pinheiro, do MDB. Aliás, na segunda, Celestino fez uma visita ao prefeito e elogiou a...

Prefeito Beto faz mistério sobre apoio

beto farias 400 curtinha   O prefeito de Barra do Garças, Beto Farias (foto), que está no segundo mandato e com a popularidade em alta, não revela quem apoiará para a disputa à sucessão, nem para aqueles aliados mais próximos. Quando perguntado, o emedebista costuma dizer que não está...

Filho de ex-prefeito, enfim, é cassado

thomaz 400 curtinha   Quase dois anos depois de cassado, enfim, o vereador tucano de Chapada dos Guimarães, Thomas Jefferson Xavier (foto), deixa efetivamente o cargo. O juiz Ramon Fagundes Botelho, da 34ª Zona Eleitoral, determinou, em decisão da última quinta (7), que a presidência da Câmara convoque de...

Bolsonaro, partido, Barbudo e Galli

nelson barbudo 400 curtinha   Da bancada federal de MT, composta por 11 parlamentares, apenas um deve acompanhar o presidente Bolsonaro para outro partido: Nelson Barbudo (foto). Ele vai sair do PSL junto com o capitão. A intenção de Bolsonaro é de se desfiliar e ficar um bom tempo sem partido. Até lá...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.