Nacional

Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2015, 09h:05 | Atualizado: 13/01/2015, 09h:06

Mãe defensora do parto domiciliar morre após dar à luz, na Austrália

Uma defensora do parto em casa morreu no último dia 23, após o nascimento de Zahra, sua segunda filha, em Melbourne, na Austrália. A fotógrafa Caroline Lovell tinha 36 anos e estava na companhia de parteiras. A mãe chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu. A criança, Zahra, nasceu saudável e passa bem.

Embora Caroline tenha tomado todos os cuidados para que o parto acontecesse em casa, o procedimento teve complicações que ainda estão sendo investigadas. Uma ambulância ainda tentou levá-la para o hospital Austin, mas Caroline morreu no dia seguinte à internação. A explicação mais provável é que ela tenha perdido muito sangue durante o parto.

A fotógrafa integra um grupo que pede mais suporte do governo australiano para as mulheres que desejam realizar partos em casa. Em uma declaração durante uma audiência em um tribunal, em 2009, Caroline disse que "vidas estariam ameaçadas sem a devida assistência" do Estado aos partos feitos em residências.

"Uma observação pessoal: eu estou chocada e envergonhada pelo fato de que, em algum tempo, o parto residencial não será mais uma opção livre para as mulheres sem gravidez de risco", declarou a fotógrafa na época. 

"Como uma mãe que tem filhos em casa, eu não terei escolha a não ser dar à luz em casa, já que esse é o lugar que eu escolhi para ter meus filhos, mesmo sem assistência", completou. Além de Zahra, Carolina tinha outra filha, Lulu, de três anos, as duas com o marido Nick. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês), entre 2000 e 2008, o número de partos residenciais aumentou 54% no Reino Unido. Lá, ao contrário do que acontece na Austrália, as mães contam com assistência da NHS para realizar partos em casa.

 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Maria | Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2015, 11h08
    1
    0

    Ela morreu duas vezes? Essa notícia é de fevereiro de 2012! Vamos fazer uma matéria contando das mães que morrem ao se submeter a cesáreas também?

  • edson | Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2015, 14h34
    0
    0

    edson, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • Hewerton | Terça-Feira, 13 de Janeiro de 2015, 11h13
    1
    0

    Certas notícias falam por si só. Qual o motivo de dispensar um aparato tecnológico o qual possa assegurar uma sobrevida? Indepdente de religião, cor, sexo, raça ou opção pela forma do parto?

Silêncio sobre operação e elo com MBL

ulysses moraes 400 curtinha   O deputado de primeiro mandato Ulysses Moraes (foto), que deixou o DC e se filiou ao PSL, coordenador em Mato Grosso do Movimento Brasil Livre (MBL) e chamado por muitos de paladino da moralidade, mesmo sendo bastante ativo nas redes sociais, não usou a internet para comentar a operação da...

Nomes do DEM para vereador de VG

pablo 400 curtinha   O DEM do casal Jayme-Lucimar, senador e prefeita, respectivamente, é dono da maior bancada na Câmara de Várzea Grande, com sete dos 21 vereadores. Destes, cinco já estão trabalhando projeto de reeleição, sendo eles Gisa Barros, que era do PSB; Valdemir Bernadino, o Nana; Pedro...

Flerte com candidato de outro partido

selma arruda 400 curtinha   Apesar de estar filiada ao Podemos, a ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado por crimes eleitorais e deixou a cadeira neste ano, continua flertando com o pedetista, empresário e vice-governador Otaviano Pivetta, que não demonstra mais tanto ânimo para continuar com o projeto de disputa...

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.