Nacional

Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019, 18h:30 | Atualizado: 14/11/2019, 16h:55

Mãe se orgulha de filho que viralizou por usar tablet de loja para fazer trabalho veja

Reprodução

Guilherme Santiago

Guilherme usou tablet em loja de shopping no Recife para fazer trabalho de geografia

Um vídeo gravado em um shopping do Recife mostra o estudante Guilherme Santiago, de 10 anos, usando o tablet de uma loja para fazer uma pesquisa para um trabalho escolar de geografia. As imagens do menino, que não tem computador nem internet em casa, circularam nas redes sociais e foram enviadas para o WhatsApp da TV Globo.

"Eu não falei nada, fiquei com medo. O homem [funcionário da loja] perguntou o que eu estava fazendo. Era um trabalho sobre a Região Sul. Valia 10 e eu tirei 10", contou o garoto.

Caçula de quatro irmãos, Guilherme vive na comunidade Entra Apulso, na Zona Sul da capital pernambucana, e é aluno do 5º ano da Escola Municipal Abílio Gomes. Na instituição, estudam 278 alunos, mas só há 12 tablets para o uso dos estudantes. Além disso, os equipamentos só têm internet quando a direção da escola libera, para não desvirtuar o uso.

Segundo a irmã de Guilherme, Aylla Martins, o hábito de estudar é uma característica do garoto. “Ele gosta de estudar. Ele comentou que já foi umas duas ou três vezes fazer trabalhos no shopping”, afirmou.

A prática, no entanto, só chegou ao conhecimento da família após o vídeo viralizar na internet. “Na sexta [8], uma menina que mora perto da nossa casa me mandou dizendo que era o meu irmão. Perguntei se ele tinha feito alguma coisa de errado, ela me pediu para assistir e foi aí que a gente soube. O vídeo tinha mais de mil comentários”, disse Aylla.

A mãe do estudante, Rosali Santiago, contou que se assustou com a repercussão do vídeo em que o filho aparece. Depois da gravação, dois tablets foram doados ao garoto.

"O coração está acelerado, estou tomando remédios para a pressão. É por orgulho e por preocupação, por ele ficar muito exposto", declarou a auxiliar de serviços gerais.

Guilherme contou à família que, antes, estava fazendo o trabalho em um celular. “Ele estava em um quiosque, mas aí o rapaz da loja chamou para ele fazer no tablet. Durante a semana, ele não tem como fazer em casa, e aí, sempre que precisa fazer uma pesquisa, ele disse que vai lá”, afirmou a irmã do menino.

Após a repercussão do vídeo nas redes sociais, Aylla entrou em contato com a pessoa que publicou as imagens. Em outro vídeo publicado na internet, Guilherme agradeceu pelos dois tablets que ganhou. “Agradeço muito a vocês, por doar ou tentar doar. Amo vocês”, disse na gravação.

Prefeitura

Sobre o baixo número de tablets na escola que Guilherme frequenta, a prefeitura disse que "a inclusão digital dos alunos da rede de ensino do Recife é uma prioridade da gestão desde 2013, quando começou a ser implantada uma série de iniciativas como os programas Robótica na Escola, Tablets na Escola, Laboratório de Ciências e Tecnologia, Tecnologia Assistiva e Tecnologia para Sustentabilidade".

A prefeitura afirmou que "foram investidos mais de R$ 80 milhões nesta área de tecnologia" e que "entende que o acesso à Internet e o uso de tecnologias pedagógicas são instrumentos importantes no aprendizado do aluno, incluindo os estudantes da educação especial".

A gestão municipal disse, ainda, que "mais de 21 mil tablets estão distribuídos entre todas as escolas de anos iniciais e finais", do primeiro ao nono ano, "juntamente com a rede de internet em todas as escolas", para que professores possam desenvolver projetos junto com os alunos.

Caso, o estudante precise utilizar o material no contraturno, segundo a prefeitura, "ele pode agendar o horário junto com o gestor da escola para não interferir nas aulas de outras turmas". A gestão afirmou, ainda, que "a Secretaria de Educação iniciou a implantação de fibra ótica nas escolas", que "mais de 130 unidades já foram beneficiadas nesta primeira etapa" e que "a fibra ótica começará a ser instalada por ordem alfabética das escolas".

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Prejuízos para Acorizal de R$ 753 mil

clodoaldo monteiro 400 curtinha acorizal   O conselheiro interino Moisés Maciel concedeu medida cautelar proposta pela secretaria de Controle Externo de Contratações Públicas do TCE, suspendendo de imediato um termo de parceria, em vigor desde 2017, entre a prefeitura de Acorizal e a Oscip Iso Brasil. Foi descoberto...

"Eu não devo um centavo para Júlio"

sergio rezende 680   O empresário e ex-vereador de Chapada dos Guimarães, Sergio Rezende (foto), que foi "enquadrado" pelo cacique político do DEM, Júlio Campos, reagiu, mas sem as críticas duas de antes contra o ex-governador. Irritado pelos ataques feitos por Rezende em um grupo de WhatsApp, Julio gravou um...

Ex-vereador do DEM recua da disputa

ivan evangelista 400 curtinha   O pecuarista e ex-vereador Ivan Evangelista (foto) vai mesmo jogar a tolha. Apontado como uma das apostas do DEM na briga por vaga no Legislativo cuiabano, Ivan não se empolgou, notou dificuldades para se obter êxito nas urnas e vai comunicar a direção do partido de sua desistência da...

Gestão Tatá sob várias irregularidades

tata amaral 400 curtinha   A gestão Tatá Amaral (foto), em Poconé, está sendo marcada por uma série de irregularidades. Uma denúncia feita junto ao TCE pelo auditor público interno municipal, Ademar Vivan Júnior, foi confirmada. Descobriu-se, por exemplo, contratação...

Ucamb é multada por irregularidades

edio 400 curtinha   Numa sessão realizada por videoconferência, o TCE puniu o líder comunitário Édio Martins de Souza (foto) por irregularidades num convênio de 2009 com o Estado. Na época, Édio presidia a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairro (Ucamb)....

PSD reforça nome de Flávio em VG

selleman mathias 400 curtinha psd vg   Chamou a atenção a presença do presidente do diretório do PSD, em Várzea Grande, Selleman Mathias (foto), no lançamento da candidatura do empresário Flávio Vargas (PSB) à sucessão da prefeita Lucimar Campos, nesta quarta. Ao que tudo...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT estuda retomada das atividades escolares presenciais possivelmente em agosto ou setembro. O que você acha?

Estou de acordo

Não - aulas não podem voltar por agora

tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.