Nacional

Terça-Feira, 02 de Junho de 2020, 11h:58 | Atualizado: 02/06/2020, 11h:59

Ministro da Justiça pede à PF investigação sobre dados vazados de Jair Bolsonaro


Metrópoles

Rafaela Felicciano

Bolsonaro

Além do presidente jair Messias Bolsonaro, também foram alvo de ataques de hackers os ministros da Educação e da Mulher e o empresário Luciano Hang

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, determinou à Polícia Federal (PF) que investigue o vazamento de dados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A informação foi confirmada no início da tarde desta terça-feira (02/06) pelo próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, em uma rede social.

“As investigações devem apurar crimes previstos no Código Penal, na Lei de Segurança Nacional e na Lei das Organizações Criminosas”, explicou André Mendonça.

O chefe do Executivo teve os dados pessoais, como CPF e endereços, vazados na noite dessa segunda-feira (01/06) por um grupo de hackers chamado Anonymous Brasil.

Também foram alvo da ação os ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, além do empresário Luciano Hang, proprietário da Havan e apoiador do atual presidente.

Os dados foram publicados no Pastebin, um serviço on-line que permite que se colem trechos de documentos e códigos para acesso compartilhado.

Pouco mais de uma hora depois, no entanto, as páginas já não estavam mais acessíveis na plataforma.

O Twitter logo agiu e suspendeu a conta derivada do grupo central brasileiro de hackers. Mas a organização prometeu não parar e tornar novamente disponíveis as informações.

Reações ao vazamento
Após os vazamento de dados do presidente Jair Bolsonaro, internautas tentaram filiá-lo ao Partido dos Trabalhadores (PT), sigla que faz oposição ao atual governo.

A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo PT. A filiação, contudo, não foi finalizada e a Secretaria Nacional de Organização do partido excluiu o nome dele.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, também foi vítima da ação após publicar exame que fez para Covid-19.Além de filiarem o general ao PT, que, assim como Bolsonaro, não teve o processo concluído, o fizeram sócio do Clube de Regatas Vasco da Gama — mesmo ele sendo flamenguista.

“Atentativa de filiação do general não chegou a ser concluída no sistema on-line do PT. A pessoa registrou as primeiras informações mas não preencheu todas as etapas do cadastro e filiação”, afirmou o partido.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Joelson e as traições política e familiar

joelson 400   Dos 23 vereadores pela Capital que vão à reeleição, o que mais deve enfrentar dificuldades para obter êxito nas urnas é o sargento Joelson (foto), que aproveitou a janela de março e trocou o PSC pelo Solidariedade. Primeiro, por causa da atuação pífia. Trata-se de um...

Calistro, dúvida à reeleição e Sumaia

sumaia leite 400 curtinha   Jânio Calistro, reeleito para o 2º mandato de vereador em 2016 e como o mais votado em Várzea Grande, com 3.658 votos pelo PSD, se mudou para o DEM dos Campos, mas ainda avalia se vai encarar o teste das urnas deste ano. Ele se mostra um tanto baqueado, após ficar preso por três meses. E...

Grupos convergem para Emanuelzinho

emanuelzinho 400   O jovem deputado federal Emanuelzinho (foto) está cada vez mais empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura de Várzea Grande. Até se mudou da Capital para a cidade vizinha, onde montou apartamento no Edifício Maktub. Uma das revelações políticas do PTB, Emanuelzinho tem...

Câmara de ROO e pasta de Controle

orestes miraglia 400 curtinha   A Câmara de Rondonópolis deu de ombros para uma decisão do Tribunal de Justiça e, em primeira votação, aprovou mensagem do prefeito Zé do Pátio, criando a secretaria de Transparência Pública e Controle Interno (SETRACI) em...

Morre pai do secretário da Casa Civil

Mauro Carvalho pai   Faleceu, aos 97 anos, o pai do secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho. O empresário, que também emprestava o nome ao filho, Mauro Carvalho, foi vítima de um infarto nesta quinta (9). A informação foi confirmada pela deputada estadual Janaina Riva (MDB) que publicou nota de...

Deucimar vence Covid-19 após 20 dias

deucimar silva 400 curtinha   Após 13 dias numa unidade intensiva e mais sete se recuperando no leito de hospital, o empresário e ex-vereador pela Capital, Deucimar Silva (foto), recebeu alta médica nesta terça. Ele está curado da Covid-19. Ex-presidente da Câmara Municipal, Deucimar ficou emocionado, fez...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Em Cuiabá, o prefeito suspendeu a decisão de implantar rodízio de veículos entre placas pares e ímpares devido à Covid-19. Mas quer debater a ideia. Você concorda com rodízio?

concordo

discordo

tanto faz

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.